-

sexta-feira, 11 de março de 2011

Seis Filmes B


Não se trata de uma análise de filme Classe B, ou filmes Trash.

Apenas, uma coincidência.

Lendo a lista dos filmes em cartaz na semana do carnaval, notei uma sequência interessante: 'O Besouro Verde', 'Biutiful',  'Brasil Animado', 'Bravura Indômita (link)', 'Brunna Surfistinha'.

Ou seja, cinco dos 33 começam com a letra B (artigo não conta), perfazendo enormes 15%.

Sabe lá o que isso significa?

Nada, absolutamente, nada!!!

O universo é pequeno mas, de longe, a ocorrência da letra B como campeã parece ser uma novidade.

Para pesquisar num universo maior, recorri ao IMDB - International Movies Data Base, para quem não conhece vá ao http://www.imdb.com/, uma excelente fonte de listas de filmes bons. Os filmes são classificados por notas de centenas de milhares de associados. E  eles mantém uma lista de Top 250, o que é uma excelente fonte de filmes para alugar. Qualquer hora eu faço um post sobre ele.


Fiz uma rápida computação. Veja:


Ou seja, a letra B é mais ou menos a mediana do alfabeto nesse quesito, e representa menos de 5% das ocorrências, estando longe de ser uma das maiorais. Quédizê, é uma questão de amostragem: se eu pesquisase o sítio da 'Associação dos Filmes Com Nome Começando em B', a coisa seria certamente diferente... 

Agora, na semana cine que se inicia (definição: semana que começa na sexta-feira, quando entram as estréias), já não está mais assim, pois 'Brasil Animado' saiu de cartaz. Mas entrou 'Desejo de Vingança', que se junta a 'De Pernas Pro Ar (link)', 'Desconhecido', 'Desenrola' e 'O Discurso do Rei (link)', fazendo da letra D, a estrela improvável da vez.

Fenômeno?

Não, apenas mais uma Pérola Homerix de Cultura Inútil.

Voltando aos filmes B, já vi 'Bravura Indômita' e 'O Besouro Verde'. Enquanto o primeiro mereceu uma breve crônica, o segundo vai ficar com estas brevíssimas linhas:                                                      
Alguma diversão, um herói meio anti,  exagerado e não-crível, um comparsa bonzinho, uns truques legais,  poucas cenas boas, algumas risadas, muita mentira, violência,  e um vilão muito mau, certamente um desperdício para o talento do grande Cristophe Waltz, o nazista de Bastardos Inglórios (link). Outros desperdícios: Tim Wilkinson e Edward James Olmos. Ah, sim, tem Cameron Diaz, que é sempre bom ver. Mas o filme?

Dispensável

'Biutiful' e 'Brunna'? Pode ser que eu vá. O primeiro por ter um desempenho magnífico do Javier Barden que mereceu indicação ao Oscar. O segundo, não estava querendo ir para ver mais uma vez Deborah Secco atuando do jeito de sempre, e no mesmo papel: variações de vagaba. Mas vou dar uma chance a ela. O filme tem tido boas críticas. O Felipe, que é muito exigente, disse:

Foi bom mas não mudou minha vida!

Eu disse Seis Filmes lá no título, né? Pois é, na quarta-feira de cinzas, ao ler n'O Globo, sem querer, os filmes do dia na TV, foi recomendado um filme chamado 'Bobby', que eu vi, achei ótimo, acabei com os olhos mareados, e vai merecer um post especial.

Fui!

Homero Divagando nas Letras Ventura



4 comentários:

  1. Desperdício do Michel Gondry também (diretor de "Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças")

    ResponderExcluir
  2. Homero, o imdb não seria uma fonte adequada, já que os filmes que começam em B são traduções para o nosso idioma, ao passo que no imdb, site que eu indiquei a você há anos, os filmes são listados sempre pelo seu título original, desta sorte, o BRAVURA INDÔMITA, como você exemplificou, teria que ficar de fora, já que no original foi intitulado como TRUE GRIT (tanto o clássico de Hathaway de 1969, quanto a refilmagem recente dos irmãos Coen) ou seja, realmente, este seu artigo não quer dizer mesmo absolutamente nada!
    Abraço,
    Claudio Rodrix

    ResponderExcluir
  3. E ainda com relação ao BESOURO VERDE, que no original é THE GREEN HORNET e, portanto, não começa com a letra B, conforme lista do imdb, eu recomendo fortemente ver o seriado original da década de 60, com um impagável BRUCE LEE na pele de Kato. Existe uma história interessante por trás da escolha de Bruce Lee como Kato, mas isso eu vou deixar para postar no meu blog, já que você não gosta de dar crédito! ahahahah!

    Mas dou uma dica, o incidente da escolha de Lee para vivenciar Kato está contido no ótimo filme DRAGÃO: A HISTÒRIA DE BRUCE LEE, vale a pena dar uma conferida. O seriado original GREEN HORNET, cuja música tema compõe a trilha sonora de KILL BILL, é muito superior, vale a pena conferir, são poucos episódios, teve apenas uma temporada, infelizmente....

    Abraço,

    ResponderExcluir
  4. Sempre achei a Debora uma atriz mediana, mas realmente ela parece ter nascido para interpretar a Bruna, pois achei a perfomance dela excepcional, digna de Oscar. Se fosse um filme americano, tenho plena certeza de que ela seria indicada, ao menos, ao prêmio, é um papel extremamente difícil, que ela interpreta com extrema desenvoltura e confiança, convencendo, veja e comprove.

    Abraço,

    ResponderExcluir