-

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Elvis - Algumas verdades sobre o roteiro do filme!

Aqui, compartilho a resenha sensacional de meu primo Sérgio Mendes sobre o filme Elvis.

Elvis, aliás, foi a primeira paixão rock and roll de sua vida. Os Beatles vieram depois! Ele tem tudo e curte muito, como podem ver pela foto que peguei no FaceBook. Explicando, o tal NA NA do cartaz era o
que milhares de fãs levantavam quanto Paul cantava Hey Jude, nas última vezes em que veio ao Brasil. Essa aí foi do Allianz Park!

Mas ele é especialista também em Elvis!

Sérgio ficou encantado com o filme, como verão, mas fez uma detalhada lista de suas inconsistências com a vida real! 

Aproveitem!

________________________________

Já tivemos Aaron Taylor-Johnson fazendo John Lennon e Thomas Brodie Sangster no papel de Paul McCartney em NOWHERE BOY, tivemos Val Kilmer como Jim Morrison em THE DOORS, Taron Egerton como Sir Elton John em ROCKETMAN, Rami Malek como Freddie Mercury no aclamadíssimo BOHEMIAN RHAPSODY, e até CATE BLANCHETT (sim, uma mulher!) fazendo Bob Dylan em uma das fases de sua vida em I'M NOT THERE, mas nada chega perto de Austin Butler em ELVIS!! Dois anos de preparação para viver as diferente fases da vida do Rei - e que preparação!! Até o tom de sua voz original foi alterada - hoje ela está mais grave do que no início de tudo. 

E o Coronel? Tom Hanks está irreconhecível no papel do velho "coronel" (ele nunca teve essa patente - aliás, não era nada além de um reles entregador de comida no seu país) holandês pilantra que fugiu do seu país suspeito de assassinato!! 

E a direção de Baz Luhrmann, também responsável por Moulin Rouge e The Great Gatsby? Espetacular!

Com certeza, muitos Oscars virão dessa película!! É só aguardar. 

Porém, como todo bom filme, muitas situações são alteradas, exageradas ou até inventadas para propiciar um espetáculo maior para quem assiste. 

Alguns fatos que podemos destacar (baseados em compilação de igormiranda.com.br) seguem listados aqui: 

1. Elvis não usava maquiagem pesada em suas apresentações.

2. Nem todas as influências musicais de Elvis vieram de músicos negros. Ele também foi inspirado e teve passagens na música country.

3. Coronel Tom Parker, seu inescrupuloso empresário, nunca ordenou que Elvis desse uma "maneirada" no seu jingado para parecer mais comportado. Pelo contrário, ele queria mais, pois isso mexia bastante com o público feminino. Nunca houve também interferência do governo americano nesse sentido.

4. O Coronel não tinha esse sotaque europeu que Tom Hanks deu a ele no filme. Apesar de ser holandês, ele já morava há muito tempo nos EU e já estava habituado ao "American accent".

5. O Coronel e Elvis não se conheceram logo na sua primeira apresentação no programa de TV "Hayride". Isso só veio a acontecer semanas depois em Memphis.

6. Elvis e B.B.King não eram amigos próximos como o filme mostra. Eles se cruzaram algumas vezes no estúdio Sun Records, mas nada além disso.

7. A gravação do "68 Comeback Special", especial produzido pelo canal NBC que marcou o retorno de Elvis às apresentações depois de 7 anos afastado, nunca foi interrompida pelo assassinato de Bob Kennedy - o primeiro ocorreu dia 3 de junho, e o segundo, dia 5. Elvis, porém, ficou tão chocado com essa segunda morte de uma pessoa pública (Martin Luther King tinha sido assassinado 2 meses antes de Kennedy) que fez questão de fechar o especial com a canção "If I Can Dream", numa interpretação arrebatadora. 

8. O filme mostra que Priscilla só foi escolher o nome da filha, Lisa Marie, dias após dar à luz. Na verdade, Priscilla decidiu-se pelo nome ainda grávida, ao vê-lo num livro de nomes para bebês.

9. A ida de Elvis para o exército não teve nada a ver com um possível incidente violento num de seus shows, onde teria desrespeitado a ordem judicial de que não poderia mais "requebrar" em suas apresentações!!  O real motivo foi mais uma das armações do Coronel, que queria mostrar ao mundo que Elvis era um bom garoto americano. 

10. Elvis nunca foi o ator mais bem pago de Hollywood - ganhou salários de respeito por conta de sua fama, mas não por conta de seus filmes, que eram bem "fraquinhos".

11. Parker não foi demitido por Elvis no meio de um show em Las Vegas! Isso teria sido um escândalo! Elvis era profissional demais pra fazer isso! Ele foi demitido durante uma reunião em que tratavam de turnês de Elvis pela Austrália e que o Coronel era contra, já que sabia que, se saísse dos EU, não conseguiria retornar devido à sua ilegalidade no país. 

12. O filme alega que Parker acertou uma série de shows de Elvis no International Hotel de Las Vegas para poder bancar suas (do Coronel) dívidas, já que ele perdia muito dinheiro em cassinos. No entanto, a verdade é que esse acordo visava segurar Elvis em solo americano ao lado do seu explorador!!

__________________________


OBRIGADO PELA AULA, SÉRGIÃO!!





13 comentários:

  1. É bem assim. Eu já sabia...A Sam Taylor Wood disse claramente a Paul McCartney que Hollywood é entretenimento. Sem compromissso com a verdade pois não esses filmes não são documentários. Eu acredito na licença artistica...desde que avisem que assim é por escrito e de forma visível. Muitos acreditam ser verdade...ficam com uma falsa ideia dos retratados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Depaula! Em inglês, existe a expressão "take something with a grain of salt", ou seja, nunca acredite de imediato em tudo que lhe dizem. Essa expressão pode muito bem ser recomendada aos espectadores desse filme!

      Excluir
    2. Que bacana ver aqui um comentário ao meu comentário pelo proprio Sergio, que é primo do Homero! Obrigada, Sérgio. E parabéns pela resenha.

      Excluir
    3. Obrigado, Depaula! Gosto muito de ler seus comentários aos posts de Homerix! São muito pertinentes e instrutivos!

      Excluir
  2. Excelente resenha de Sérgio Mendes sobre o filme “Elvis”. Obrigatória pra quem viu o filme espetacular. Realmente, Austin Butler dá um show como Elvis, depois de dois anos de preparação; melhor que todos os que personificaram outros cantores famosos.
    Gostei muito de conhecer detalhes do lado vilão de “Coronel” Parker, empresário de Elvis, em magnífica interpretação de Tom Hanks; este certamente levará um Oscar pelo papel. Nota 10!
    Vera Mussi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Austin realmente merece um Oscar. Esqueci de mencionar os atores Jamie Foxx, que interpretou Ray Charles no cinema, e ainda Joaquin Phoenix, que antes de fazer o espetacular Coringa foi o grande Johnny Cash. Grandes artistas interpretando grandes personalidades da música!

      Excluir
  3. Como se já não bastasse o Homerix, vem seu primo derramando informações importantes por aqui. Salve Sérgio Mendes, salve Homerix! Keep writing!

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha do seu primo!!! Aprendi mais sobre o Elvis sobre as "falhas" do excelente filme atualmente rolando nos telões. A única ressalva que faço é que o filme ñ mostra que a influência dele foi somente a música negra.
    Osmar Machado

    ResponderExcluir
  5. Não mostra mesmo, Osmar. Elvis começou sua carreira, por exemplo, participando de um concurso na infância cantando ‘Old Shep’, um clássico da música country. (Sérgio)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Sérgio. A influência do country está presente em várias músicas que ele gravou (Osmar).

      Excluir