-

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Noé no é espetacular!

Mas é muito bom!!!

Dentre as lendas bíblicas que encantam muito as crianças, além da história de Moisés, e da Torre de Babel, e de José do Egito, além, é claro, a do próprio Jesus, certamente a história de Noé está entre as mais queridas. Sua missão: salvar as espécies terrenas da punição de Deus aos humanos pela maldade instalada, na forma de um fenomenal dilúvio, que cobriria toda a superfície do planeta. Ao menos pra mim foi assim. Imagens pululavam em minha mente infantil sobre como seria a tal arca para onde afluíram um casal de cada tipo de animal, os que voavam os que rastejavam, os que andavam. Quando ouvi esta frase do filme, por um instante cheguei a pensar que Noé se esqueceu dos que nadavam .... hehehe ... Idiota!

Recebi então com muita expectativa a perspectiva de ver Hollywood retratando a coisa. Começaram bem, com a escolha do elenco. Reviveram o casal Brilhante de 'Uma Mente IDEM', Russel Crowe e Jennifer Collins (jamais esquecerei do trailer em inglês daquele filme, com o locutor com voz grave anunciando: Academy Award Winner Russel Crowe, Academy Award Nominee Ed Harris, and Jennifer Collins... Hahaha morderam a língua, pois naquele filme mesmo ela ganhou o seu Oscar de coadjuvante). Bem, voltando ao elenco, chamaram Emma Watson para a filha adotiva de Noé, com papel preponderante para a continuação da humanidade. Para os não iniciados, Emma é ninguém menos que a Hermione, melhor amiga do br Harry Potter. Pois é, ela cresceu e virou uma mulher atriz muito competente! E chamaram o sempre lembrado Anthony Hopkins, que já foi Odin, Hitchcock, Picasso, Hitler, Nixon, o espetacular Hannibal, para agora fazer o papel que explica sua longevidade no cinema: Hopkins é Matusalém, avô de Noé!!!! Está explicado!!!

O roteiro, como todo papo bíblico, tem que lidar com situações miraculosas. Por exemplo, como Noé construiria a arca, sem braços humanos pois seriam punidos? Então entram os Guardiões do Criador, conglomerados de rochas que andam e falam. Preciso verificar nos alfarrábios bíblicos. A arca em si é apenas um caixote gigante, sem formato nenhum que lembre qualquer nau, e eu acho que está correto, não haveria porque imaginar um navio com cara de navio com proa e popa e escotilhas e mastros, afinal sua função seria apenas boiar, e pousar no fundo quando as águas baixassem.


A chegada dos animais é bastante bem feita e impactante, já o dilúvio, achei que poderia ser mais espetaculoso. Alguns momentos de ação outros de 'paração', deixaram o Homerinho olhando sentado, assim como o Bonequinho do Globo. Fiquei satisfeito em assistir, não mais que isso....

3 comentários:

  1. Esperava mais. Fiquei desapontado. Salvaram-se os efeitos especiais.
    Igualmente desapontador foi Pompéia. Salvam-se os efeitos especiais.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Homerix, tenho que concordar com o Fernando. Não me agradou. Não vi Pompeia. Em relação ao roteiro, também achei fraco. Sds, A2

    ResponderExcluir
  3. Esqueci de comentar: Noé usando jeans e botas Timberland, não dá! Noé possível! Isso, logo no início do filme, me desconcentrou e me deixou de má vontade com o resto do filme, que levei na galhofa.

    ResponderExcluir