-

quarta-feira, 30 de abril de 2014

A parede de papel e as moãs

Renata esteve inspirada ontem no Facebook.

Primeiro, ao assistir ao JN uma reportagem (muito boa) sobre a eficiência e rapidez das construções americanas, seguida (mesmo, logo depois) por outra sobre os tornados que destruíram milhares de casas assim construídas lá mesmo, soltou esta publicação que foi curtida por quase 200 pessoas e gerou algum debate, a favor e contra...
Achei cômico o jornal elogiar a produtividade da "dry wall" norte-americana, que é uma parede porcaria usada nas casas nos Estados Unidos; uma parede que pode ser destruída com um soco, em comparação à parede de alvenaria das nossas casas brasileiras. Logo depois, eles dão a notícia do tornado nos Estados Unidos, que destruiu todas as casas da cidade, matando um monte de gente, e não vêem relação nenhuma entre a tal parede "produtiva" norte-americana e o fato de TODAS as casas norte-americanas sempre serem destruídas por tornados. 
Os três porquinhos mandaram lembrança...
(vou colocar a discussão ali nos comentários... 
já que ninguém comenta nada aqui, mesmo...)

Depois, publicou esta foto, que deixou algumas pessoas intrigadas (quase 400 curtidas), dizendo:


Acho que tem algo errado com as minhas mãos nesta foto, rsrsrs



6 comentários:

  1. Jheynne Fernandes "Os três porquinhos mandaram lembrança." hahahaha OTIMA!
    Ontem às 21:02 • Curtir • 17
    Bárbara Bastos Eu sempre me perguntei por que não fazem com alvenaria e a revestem com madeira.
    Ontem às 21:03 • Editado • Curtir • 2

    Bárbara Bastos Algum engenheiro sabe? Digo, pelo menos as áreas com tornados.
    Ontem às 21:03 • Curtir • 1

    Valdivino Júnior Aquelas paredes são mais fáceis de produzir e mais ainda de reformar, e paredes de tijolos também num resistiriam assim à furacões, já que mesmo as estruturas de concreto não suportam estes. E bem, paredes num foram feitas pra ficar levando pancada, lá eles têm um conceito de parede como vedação, a cultura brasileira que exige resistência das paredes, pra aguentar trombada. Não digo que nenhum é melhor, só que é uma diferença cultural.
    Ontem às 21:06 • Curtir • 8

    Samuel Louzada É assim, o sistema de Drywall possui certo benefícios, tais como: Rapidez e limpeza na montagem, Reformas fáceis, Manutenção e reparos , Precisão e qualidade de acabamento, Isolamento de ruídos, Ganho de área útil... é preciso analisar a situação de cada pais, e a situação a ser aplicada o dyrwall.... ele é muito mais amplo do que se imagina.
    Ontem às 21:06 • Curtir • 2

    Vitor Coelho Na verdade, certa vez me disseram (e isso carece de confirmação) que o dry wall é proposital para que exatamente os ventos levem as paredes com estragos patrimoniais, mas não humanos, em vez de derrubá-las sobre as pessoas.
    Ontem às 21:07 • Curtir • 4

    Renata Ventura É que eu lembro, quando eu morava nos Estados Unidos, era horrível! A gente faz qualquer coisa num quarto, se escuta no outro. E eu já quase derrubei a parede lá de casa porque cai nela! Valdivino
    Ontem às 21:07 • Curtir • 5

    Pat Buck A minha casa tem mais de 60 anos porem es muito mais forte que as casas actuais construidas aqui nos Estados Unidos.
    Ontem às 21:09 • Editado • Curtir • 1

    Bárbara Bastos HUAHUAHUUAHAHUHAUHAUAHUUAH Sempre me perguntei se era possível isso que você fez, Renata! Você comprovou!
    Ontem às 21:08 • Curtir • 3

    Renata Ventura Acho que eles deveriam tentar desenvolver paredes mais fortes, para não cairem em tornados, já que a dry wall não está impedindo as pessoas de morrerem Vitor!
    Ontem às 21:09 • Curtir • 2

    Samuel Louzada Renata, depende também do jeito que foi instalada e o acabamento também, do mesmo jeito que uma parede de tijolo mau feita pode cair com um soco ou o isolamento também precário
    Ontem às 21:09 • Curtir • 1

    Adriano de Sousa Imagino nosso país com dry wall os bandidos iam atravessar as casas correndo ...
    Ontem às 21:10 • Curtir • 8

    Valdivino Júnior À respeito do barulho, existem sistemas de isolamento sonoro (custam certo dinheiro) que casam bem com o Drywall. E à respeito de quebrar, como disse é cultural. Eu, particularmente num vejo grande necessidade de parede resistir à pancada, sou exceção no Brasil.
    Ontem às 21:10 • Editado • Curtir • 2

    Lucas Pires da Silva Re mi add ae
    Ontem às 21:10 • Curtir • 1

    Felipe Gustavo Drywall é vida para construções de pequenos porte
    Ontem às 21:11 • Curtir • 1

    Valdivino Júnior Me senti entrosado aqui, normalmente num comento em comentários tão públicos rsrsrs
    Ontem às 21:11 • Editado • Curtir • 1

    Renata Ventura Daí acontece uma enchente, e as pessoas perdem a casa inteira mofada. Já vi muito disso nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, a pessoa geralmente perde o que está dentro da casa, mas as paredes permanecem... Valdivino
    Ontem às 21:11 • Curtir • 3

    Renata Ventura haha, sinta-se entrosado, Valdivino!
    Ontem às 21:12 • Curtir

    ResponderExcluir
  2. Davi Medeiros É que a grama do vizinho é sempre mais verde... Brasileiro (sem generalizar) tem uma mania muito feia de valorizar cultura alheia e desmerecer o que é nacional!
    Ontem às 21:12 • Curtir • 5

    Renata Ventura Sim, mas temos que ver, realmente, se é melhor ou pior, rsrs. Eu ainda não me convenci, rsrs
    Ontem às 21:13 • Curtir • 3

    Adriano de Sousa Renata te mandei uma mensagem inbox ... quando puder de uma espiada ... o não eu já tenho ... rs
    Ontem às 21:13 • Curtir

    Valdivino Júnior rsrsrsrs, são pontos relevantes. Tem a opção similar do gesso cartonado, num tenho certeza à respeito da resistência dele à água. Mas para esses problemas, sempre se tem uma solução. rsrsrs É interessante pensar nessas possibilidades, só não acho certo estagnar no tijolo, sem cogitar outras possibilidades.
    Ontem às 21:14 • Curtir • 2

    Renata Ventura
    Ontem às 21:14 • Curtir

    Felipe Gustavo Uma das poucas características na cultura arquitetônica americana me atrai... O fato de eles não usarem "MUROS". Aqui no BR eu projeto uma mega casa, queimo cabeça para pensar na estética da fachada... E de repente o cliente me joga um muro de "çápiscu" (chapisco) e acaba com a fachada que eu criei. Af!
    Ontem às 21:14 • Curtir • 2

    Renata Ventura Eu só fiquei incomodada deles só falarem mil maravilhas do dry wall, sem falarem nenhuma falha. Tipo: "nós brasileiros somos idiotas, ainda estamos na idade da pedra. Olha como os americanos são mais inteligentes." Como se não tivesse nenhum ponto contra a dry wall. Valdivino
    Ontem às 21:16 • Editado • Curtir • 5

    Haroldo Bianchi Duarte A alvenaria tambem eh destruida pelos tornados. Mas eh bem mais cara pra reconstruir.
    Ontem às 21:18 • Curtir • 1

    Valdivino Júnior Renata, sua observação é boa, e como já conheceu de perto, é interessante ouvir, eu particularmente só conheci esses outros materiais (que não o tijolo) na teoria. E acho relevante não supor que o externo é melhor, eles usam por que os critérios deles são diferentes dos nossos. Mas na prática, os critérios que serão levados em conta, são o do cliente influenciado pelo engenheiro ou quem construa a casa. Acho interessante pensar também em soluções mistas.
    Ontem às 21:19 • Curtir • 3

    Renata Ventura Mas nem tudo é destruído. Dá para ver a diferença, em cidades de alvenaria, e cidades de dry wall. Com dry wall, TUDO é destruído. As de alvenaria, muitas ficam em pé. O que é ruim é o telhado, que voa mesmo. Pelo menos as imagens que eu já vi mostram isso Haroldo
    Ontem às 21:20 • Curtir • 1

    Renata Ventura mas deixa pra lá, rsrs. Preciso sair do facebook e escrever, rs
    Ontem às 21:21 • Curtir • 4

    Haroldo Bianchi Duarte Entendi. Algo me diz que meu professor tava errado entao
    Ontem às 21:21 • Curtir

    Renata Ventura
    Ontem às 21:21 • Curtir • 1

    Renata Ventura hehehe, não sei se ele estava errado, Haroldo! Podia estar certo, rs. Só falo das imagens que eu vi, rs
    Ontem às 21:21 • Curtir

    ResponderExcluir
  3. Nathalia Cardoso meu quarto é dry-wall e daee?? HAHAHAHAHA
    Ontem às 21:22 • Curtir • 1

    Renata Ventura hehehe
    Ontem às 21:22 • Curtir

    Haroldo Bianchi Duarte Bom, ja nao importa mais isso foi ha uns 12 anos. Vai la escrever, nao quero te atrapalhar hehehe
    Ontem às 21:22 • Curtir • 1

    Lucas Machado Barbosa Na verdade esse quadro inteiro de comparação do Brasil com os Estados Unidos é cômico.
    Ontem às 21:22 • Curtir • 1

    Renata Ventura haahha vou apagar o post, rsrs
    Ontem às 21:22 • Curtir

    Renata Ventura Mas eu achei interessante, o lance da produtividade maior no trabalho e tal, Lucas! Só não entendi por que eles foram falar de dry wall, rs
    Ontem às 21:23 • Editado • Curtir

    Débora Reis Foi o que eu sempre falei! xD
    Ontem às 21:24 • Curtir • 1

    Renata Ventura hehe
    Ontem às 21:24 • Curtir

    Mateus Garcia Pq Renata? Tão pertinente o assunto... Deixe o "pau torar" Kkkk'
    Ontem às 21:24 • Editado • Curtir • 1

    Lazaro Alexandre A vedação vertical Dry wall serve somente para o interior. Não sustenta a casa em si. A obra fica mais rápida e limpa. ^^. #ArquitetosBruxos rsrs
    Ontem às 21:27 • Editado • Curtir • 2

    Lucas Machado Barbosa Eu acho a ideia interessante também, mas a prática é horrível. Como sempre eles endeusam os Estados Unidos.
    Ontem às 21:28 • Curtir

    Lucas Machado Barbosa Eu acho a ideia interessante também, mas a prática é horrível. Como sempre eles endeusam os Estados Unidos.
    Ontem às 21:28 • Curtir

    Kássia Monteiro As paredes são leves justamente por causa dos tornados. Imagina o estrago se cair uma parede de tijolos em cima de vc... é bem pior que uma dry wall. E sim, furacões derrubam paredes de tijolos.
    Ontem às 21:30 • Curtir • 1

    Aline Neves Uma outra amiga que morou nos Estados Unidos disse q era horrivel. Que davam um espirro no quarto e a casa inteira ouvia. E que uma vez o pai dela fez um buraco na parede pq escorregou e foi se apoiar p nao cair.
    Ontem às 21:32 • Curtir • 4

    Rodolfo Araújo Eu estava discutindo exatamente isso com meus pais depois do jornal. É engraçado q eles querem trazer a cultura deles para o Brasil, mas se preocupam na qualidade do q querem trazer. Conheço uma pessoa q mora em apartamentos cujas paredes internas são de drywall. O filho deles de 10 anos conseguiu quebrar a parede deles com um soco. A qualidade das coisas é muito ruim... Terremoto não é o caso do Brasil de fato... Mas não justifica trazer nada de má qualidade. Conforme disseram acima, endeusam os EUA e tratam como ultima bolacha do pacote.
    Ontem às 21:36 • Curtir • 5

    Ruan Rangel Por isso o brasil não anda, so valorisa os americanos, e não acreditam no que nos brasileiros podemos fazer :
    Ontem às 21:37 • Curtir

    Renata Ventura Kássia, mas se as paredes de dry wall voam com tanta facilidade, não continua sendo perigoso para as pessoas que estão dentro, que, sem a proteção da parede, vão ser levadas pelo tornado?!
    Ontem às 21:42 • Editado • Curtir

    Kássia Monteiro Eu já pesquisei sobre isso uma vez, sobre por que as paredes eram assim, porque eu pensava que paredes de tijolos resistiriam a tornados. Aí vi que não. De qualquer maneira as paredes vão voar, então que sejam leves. Ou então todo mundo vai ter que morar no subsolo...
    Ontem às 21:43 • Curtir • 1

    Kássia Monteiro Ou em fortalezas
    Ontem às 21:44 • Curtir • 1

    Renata Ventura Os japoneses teriam feito fortalezas; como eles fazem com os prédios lá, para resistirem terremotos. Mas os americanos querem tudo pra ontem, e daí as casas caem
    Ontem às 21:44 • Editado • Curtir • 4

    Renata Ventura e pessoas morrem
    Ontem às 21:45 • Curtir

    Kássia Monteiro no Japão elas sobrevivem aos terremotos mas depois se matam pq não aguentam a pressão da sociedade por resultados hahahah enfim, cada um com suas loucuras
    Ontem às 21:45 • Curtir • 3

    Renata Ventura heheuehe
    Ontem às 21:46 • Curtir

    ResponderExcluir
  4. Renata Ventura heheuehe
    Ontem às 21:46 • Curtir

    Mateus Garcia Tipo Foxcom... Pera aí, é uma fábrica americana. #teoriadaconspiracao
    Ontem às 21:49 • Curtir • 1

    Phill Emmanuel kkkkkkkkkkkkkkk Renata ahazando apenax rs. Verdade mesmo...
    Ontem às 23:35 • Curtir • 1

    Veronica Bazoni De qualquer modo, no Brasil a gente vê muito mais casos de inundações. Nesse caso, acho válido o que a Renata disse: na alvenaria há mais possibilidades de a pessoa conseguir salvar pelo menos a casa, o que não acontece com o drywall..
    há 22 horas • Curtir • 2

    João Marcos Oliveira Concordo, mas que fica esteticamente melhor que uma parede sem reboco, ah, fica.
    há 21 horas • Curtir

    Guilherme de Carvalho Pelo menos é mais barato na real acho que deveríamos trocar, mas né
    há 21 horas • Curtir

    Fernando Pierobon Trocar porque, a drywall por acaso deixa a casa seca em caso de enchente?
    E vale lembrar que tivemos no interior de São Paulo uma espécie de tornado que derrubou bastante casa de tijolo e cimento... O negócio mesmo é fazer casa igual a dos Hobbits!
    há 20 horas • Curtir • 4

    Renata Ventura Acho que o problema das casas de tijolo e cimento, no caso de tornados, é o telhado frágil. O tornado passa levando as telhas, e daí fica mais fácil o vento derrubar as paredes. Se o teto fosse tão resistente quanto as paredes, acho que não derrubaria. Só acho. rsrs Fernando
    há 11 horas • Curtir • 1

    Fernando Pierobon Talvez você tenha razão, afinal o telhado das casas são de telhas apoiadas somente... Difícil ver algum lugar como lá em casa que tem uma lage antes do telhado, só para a caixa d'água.
    há 11 horas • Curtir • 1

    Drigo De Lisboa É nessas horas que eu tenho certeza de que as pessoas que deixaram eles ricos vieram de outros países. Porque a inteligência tá ficando escassa.
    há 9 horas • Curtir

    Elizabeth Pierobon Com certeza, o bom senso ajuda muito. Dry wall só deveria ser usado em paredes internas. As externas tem que ser resistentes e em regiões de tornados, os telhados também tem que ser feitos com telhas resistentes e amarradas.
    há 8 horas • Curtir • 1

    Fernando Pierobon Ou então, faz tudo de papel mesmo igual os japonês, eles sim são espertos, montar a casa inteira só com 2 Milão! Já que vai destruir mesmo, faz de papel que além de barato não vai machucar!
    há 8 horas • Editado • Curtir • 2

    ResponderExcluir
  5. Eu não sabia, santa ignorância, que lá se usava o dry wall para as paredes externas! Realmente são muito frágeis. Aqui em casa há algumas, mas evidentemente dentro da casa...

    ResponderExcluir
  6. A propósito, Renata, vc está muito linda nessa foto... bjs

    ResponderExcluir