-

domingo, 12 de agosto de 2012

Que pena que acabou!!!

Veja bem, refiro-me à Olimpíada!!!

Quando ao outro evento que acabou neste fim de semana, eu digo: 
Que bom que acabou!!!
Refiro-me à minha pedra no rim!! Agora, foi!!! Depois de um procedimento para colocar um catéter duplo J  para abrir caminho para a urina, que a enorme pedra obstruía, foi feita uma primeira  tentativa de destruí-la a laser, via uretra, mas que apenas reduziu seu tamanho. Agora foi com uma laparoscopia percutânea que finalmente produziu um vidrinho com os restos mortais do verdadeiro meteoro que estava dentro de mim!!! O troféu está comigo!!!

  Esta é a MINHA Medalha de Ouro!!!  

Mas voltando à Olimpíada, que dia, foi hoje!!!

  • Mais uma maratona com aquele cenário londrino espetacular, com 3 brasileiros entre os 15 primeiros colocados, o melhor resultado brasileiro na história olímpica da prova. Conheça o cenário aqui
  • Depois, um épico jogo no Vôlei Masculino. Começamos bem, fazendo 2x0, mas os russos deram uma virada espetacular, não fomos nós que perdemos. Eles é que ganharam. E mostraram um monstro, de 2,18m de altura, maior que a porta aqui de casa, que foi colocado na posição de oposto, que não era sua posição original, e acabou com o jogo, fazendo mais de 30 pontos. Nada a reclamar!!!
  • Enquanto terminava o vôlei, começava a final do Basquete Masculino, que a Espanha fez tornar um jogo sensacional. Dificultaram ao máximo o jogo para os quase invencíveis americanos, mas sucumbiram por 107x100. Mesmo assim, considero aquele primeiro time profissional de 1992, o verdadeiro Dream Team, com Magic Johnson, Michael Jordan, Larry Bird, Charles Barkley, Patrick Ewing e David Robertson.

Bem, o último destaque do dia merece até sair dos bullets: quem de vocês conhece do que se trata o Pentatlo Moderno? Eu que sempre acompanhei Olimpíada, já conhecia  essa prova, mas prestei atenção mesmo pela primeira vez aqui, no PAN de 2007, por causa dessa mesa heroína que os deu a última medalha, a pernambucana Yane Marques. 

Ao contrário do decatlo, que é disputado por homens, e do heptatlo, que é por mulheres, o pentatlo é por ambos os sexos. Mas enquanto as provas dos dois primeiros são só de atletismo, o último combinado apresenta uma mistura inusitada. Veja bem: começa com esgrima (espada), vai pra natação (200 metros livres), vai para equitação (salto por obstáculos) e termina com uma prova combinada de tiro (pistola a ar - 10 metros) e corrida (3.000 metros). A esgrima, não vi, passei pela natação, mas vi as 3 últimas. No hipismo, o mais legal é que o cavalo que a atleta cavalga, ela o faz pela primeira vez na vida. Então o que se vê é um esforço enorme das amazonas para conduzi-los. Yane chegou ao final da terceria prova empatada na primeira posição com a lituana. E o mais legal, é que diferente dos dois dois outro 'atlos', a posição alcançada, em contagem de tempos, regula a ordem de saída na prova combinada, de forma que a colocação final desta última, já é a ordem da premiação! Então, Yane saiu juntinha com a lituana, e as outras esperaram para sair. Yane ainda desempenhou melhor no tiro, mas ainda foi superada pela lituana e pela britânica. 

Mas Yane foi brilhante! Seu BRONZE foi inédito, heróico, alucinante! Quem é que no Brasi, este país sem tradição, aposta num PENTATLO MODERNO como objetivo de vida no esporte! Você pode imaginar as lutas que essa atleta enfrentou para chegar lá!! Que vocação é essa??!!

E Londres termina com mais de 40 recordes mundiais batidos... um sucesso total.

Homerix Bye Bye Pedra Olímpica Ventura

Aqui meus outros posts olímpicos

Conheça o responsável pelas DUAS medalhas no boxe!
Londres é tudo de bom...

6 comentários:

  1. Homerix,

    Em que pese a generalizada insuficiênca de planejamento, falta de preparo adequado e tratamentos diferenciados, prevaleceu a perseverança do improviso, e levamos 17 medalhas, apenas 3 de ouro, 5 de prata com muitas lições aprendidas, notadamente as do futebol e do vôlei masculinos. As 9 de bronze, algumas gratas surpresas, que tiveram sabor aurífero. Espetacular o encerramento, que o Homerix poderia nos brindar com uma postagem específica. Nas Olimpíadas de 2016 deveríamos ter como meta no mínimo o número de medalhas que obteve o Reino Unido em 2012. E, em termos de organização, idem.

    ResponderExcluir
  2. Homero, meu caro, fico feliz que o procedimento cirúrgico tenha sido exitoso. Sobre a participação brasileira nas Olimpíadas, eu acho lamentável que um país com mais de 190 milhões de habitantes, 6ª maior economia do mundo, tenha um desempenho tão sofrível nos esportes olímpicos. Penso que esse desempenho ruim seja fruto de duas coisas: 1) planejamento falho por parte do poder público, que ainda não conseguiu enxergar que Educação e Esporte caminham juntos, lado a lado; 2) um sério problema cultural, que precisa ser vencido aqui no Brasil: o brasileiro, "por conta das dificuldades", se prepara para se classificar para as Olimpíadas. O simples fato de classificar "já é uma vitória", nas palavras de alguns atletas. Porém, investe-se dinheiro pra caramba em alguns esportes... O vôlei, a ginástica, o atletismo, recebem dinheiro a beça e tem estrutura. No vôlei ficamos bem, mas o desempenho na ginástica e no atletismo foi sofrível e tem sido sofrível já há algum tempo. Não seria hora de repensar a forma como os atletas vêm se preparando?

    ResponderExcluir
  3. Homerix, que bom que você se livrou da pedra. Quanto à nossa performance na Olimpíada ficou abaixo do que esperávamos e investimos. Também com os Esportes na mão de Aldos Rebelos e Orlandos Silvas não se pode esperar muito mesmo. Aquele abraco! Camargo

    ResponderExcluir
  4. Homerix,

    No futebol, certamente a culpa é da CBF, que vem de gestões de decanos, cuja contumaz incompetência sempre foi escondida pelos craques que perfilaram no passado. Ganhamos 5 copas, mas poderíamos ter um número maior de títulos mundiais se houvesse gestão competente. Obviamente, o perfil do atual técnico é de submissão com absoluta falta de liderança, falta de visão de jogo, entre outras faltas. Essa seleção olímpica já deveria ter voltado muito antes, não fossem as "ajudas" das arbitragens contra Honduras e a Coréia do Sul.
    Certamente não seria diferentes se o futebol estivesse nas mãos dos Aldos Rebelos e dos Orlandos Silvas, conforme apontou o Camargo acima, pois são incompetências do mesmo saco. Voltando à CBF, agora sob "nova administração", chega às raias da insanidade marcar um amistoso, como esse com a Suécia, imediatamente após as Olimpíadas. Soa a agressão aos jogadores, que, depois de longo período desejam voltar às suas casas e famílias, fosse qual fosse o resultado das Olimpíadas...

    ResponderExcluir
  5. Com referência ao gigante russo, creio que já é hora de, a exemplo das categorias no boxe, judo, etc., criar uma categoria de vôlei exclusiva para atletas com mais de, digamos, 2 metros e 15 centímetros...

    ResponderExcluir
  6. O titulo do post seguinte me fez remeter à cerimonia de encerramento dos Jogos Olimpicos. Ia comentar lá, mas vai ficar melhor aqui mesmo...

    Bom, o evento com a trilha-sonora-mais-que-perfeita no berço do rock. Como disse no facebook, London rocks !!!

    Com a perfilagem de sucessos londrinos (acho que tascaram uns estrangeiros tipo Bee Gees) que ganharam o mundo, tivemos John Lennon e o sonho tornado realidade com "Imagine there's no countries / It isn't hard to do / Nothing to kill or die for / And no religion too / Imagine all the people / Living life in peace". Jogos Olimpicos são ou não o sonho de Lennon tornado realidade?

    Até com apresentação interativa pós-morte do Freddie Mercury fazendo seu "Iô IÔ Iê Iê" com a plateia.

    Como disse um engraçadinho "Só faltou a Amy em holograma"...

    E a apresentação-palhinha do Rio foi bem bacana!
    O Sorriso ensinando gringo a sambar e fez muita gente lembrar que Brasil não tem só samba com Villa Lobos e as Bachianas.

    Até 2016!

    ResponderExcluir