-

domingo, 19 de agosto de 2012

CeL - Transporte em Londres

Este é mais um aperitivo do Projeto 
Cel - Caminhar em Londres (link)

Ainda antes de começar a descrição de minha peregrinação  londrina, faço uma peqeuna ode a um fator crítico de sucesso para o projeto: o transporte público da cidade!  Computo Londres como um dos mais perfeitos esquemas de tranporte público do mundo. 

A começar pelos charmosíssimos ônibus de dois andares. Quer dizr, agora não tão charmosos assim! Pena que saíram de circulação os antigos, sem porta, com entrada pela traseira, onde um bilheteiro nos recebia, acesso ao andar de cima.... enquanto o motorista fazia o seu serviço numa cabine isolada. A modernidade chegou, a tradição não resistiu às inovações, e agora os ônibus continuam duplos, são bem maiores, e o motorista cobra na entrada. Uma lástima!

Mas o que importa é que o sistema é interligado à perfeição com o sistema do metrô, o mai antigo do mundo, prestes a comletar um sesquicentenário em 1813. Perdão, esqueci que só os mais velhos, e que já tinham certa idade em 1972, sabem o significado do termo, pois naquele ano, a Independência do Brasil completou 150 anos!!

Londres praticamente "inventou" o bilhete único, que chegou há um tempo em SP, e s ao Rio, todo troncho.  Você tem que passar o bilhete na saída do metrô pois ele é válido para você fazer uma integração com o ônibus, desde que permaneça na Zona para a qual você comprou o bilhete. A cidade é dividida em Zonas (1 a 6), e se você pagou o suficiente para trafegar na Zona 1, a máquina não vai deixar você sair numa Zona 2, ou mais distante.   

E existem alguns bilhetes com ganho de escala, em preço: há os que são válidos para todo o dia, o Day Travel Card, e outros para a semana, o Week Travel Card, excelente para turismo, além do mensal, para os moradores. Que infelizmente, não pude usar pois nunca fiquei tanto tempo naquela maravilhosa cidade. 

Interessante que você pode ver a idade das linhas, pelos vagões. As mais antigas , com design de, sei lá,  50 anos, são as mais próximas à superfície. As novíssimas estão a 3 até 4 lances de escada rolante rumo ao centro da Terra, e aí você pode esperar vagões modernissimos. Ah, quanto o Rio tinha que aprender!!!

Compartilho com vocês um prazer enorme que tinha, quando estava em estações em curva, e quando o trem chegava, esperava o sistema de alto falante bradar, com uma voz gutural: Mind The Gap. É conhecido 'The most famous announcement of all time'. Note também no video, o motovo pela qual o metrô de Londres é chamado 'The Tube'!!

E, claro, tudo pontualmente britânico!! Nos pontos de ônibus tem o 'schedule' de horários, e você pode confiar... Que coisa boa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário