-

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Ação Penal 470

 
Este é o nome pelo qual as autoridades se referem ao processo que  começou a ser julgado ontem no Supremo Tribunal Federal.  Mais apropriado aos réus do processo a que se refere, se o contador estivesse 299 posições a menos.
                                        ...só pra facilitar a matemática ... 470-299 = 171 ... 
 
Sim, eles não podem mencionar o nome 'Mensalão' para não constranger os acusados, e principalmente, o partido ao qual pertencem ou pertenciam à época do escândalo, direta ou indiretamente.
 
Aliás, na mesma situação, e do lado de cá, no banco togado, encontrava-se um dos 11 juízes que, em princípio, vão julgar os acusados do "mais atrevido e escandaloso esquema de corrupção e de desvio de dinheiro público flagrado no Brasil", segundo a definição do Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel. A Procuradoria-Geral da  época transformou os 40 figurões em réus, lááá em 2006.  Pois que o sr. Toffoli, do alto de seu posto como Juiz do STF, foi advogado do PT e, mais que isso, advogado de José Dirceu, o chefe da 'camarilha', segundo definiu a ex-Senadora Heloísa Helena. Mesmo assim, ele participará do julgamento. Acho uma temeridade que o deixem falar, e principalmente, votar!!
 
Aliás, a então Senadora foi usada como personagem em uma charge fenomenal, em que puxava pela mão deputado Babá, de seu partido, o PSOL,  e apontava com a outra para o Congresso, e dizia:
Ali, Babá, 40 Ladrões!!
E eles eram 40 mesmo, à época, hoje são 38. Foi genial! Não achei aquela charge para ilustrar este post, mas encontrei outra que usa o achado!!
 

Porém, não concordo com a reação do menino, quando diz que 'não agüento mais esse papo de mensalão'!!!
 
Temos que agüentar, sim, e estar atentos ao que ocorre na corte suprema.
 
Termino com uma interessante morfologia que ouvi na CBN, no início da semana.
 
Na Roma antiga, os escultores disfarçavam imperfeições em suas obras com cera. Então, quando uma obra saía perfeita, dizia-se que era SINE-CERA, no Latim. A palavra evoluiu para SINCERA e o significado foi expandido para:
'Sincero é aquele que é franco, leal, verdadeiro, que não oculta,
que não usa disfarces, malícias ou dissimulações.'
 
.. o que seguramente não se aplica a nenhum dos acusados.
 
O cronista da CBN ampliou ainda mais o conceito de SINCERIDADE para ISENÇÃO....
 
Tanto ele, como nós, as pessoas de bem deste país, esperamos que os Juízes sejam sinceros e isentos nesse julgamento, que já está sendo considerado o Julgamento da História, como bem definiu Demétrio Magnoli, neste artigo!!!


Pessoas do Bem, ATENTAI !!!


Bem, parece que começamos bem. Na 1ª tentativa de atrapalhar o julgamento, o principal advogado dos réus, Thomas Bastos, aquele mesmo que defendia o Cachoeira, gente boa, tentou tirar do Supremo a prerrogativa de julgar 35 dos 38 acusados. E o juiz Lewandovski apoiou e defendeu.  Felizmente, temos nosso bastião Joaquim Barbosa, que bateu duro na proposta!! E ela perdeu de 9x2!! A conferir o comportamento do juíz Celso de Mello, que foi o outro voto a favor!!

Abraço

Homerix Semre Atento Ventura

7 comentários:

  1. Paulo Sergio Carvalhaes e Souza2 de agosto de 2012 às 11:55

    O artigo "O Julgamento da História", de Demétrio Magnoli, publicado hoje em O GLOBO, marca o dia do início do julgamento do chamado "Processo do Mensalão" pelo STF. Trata-se de data tão histórica quanto a da Passeata Pelas Diretas Já. Aliás, entendo que a de hoje é consequência daquela, de 1984. Como diz o Ancelmo, "Vamos torcer, vamos cobrar".
    Principalmente, cobrar.
    PS

    ResponderExcluir
  2. Belo post, Homero!

    Mas não fico muito animado com o julgamento em si... Já é tanto descrédito que temos, que talvez esse "julgamento da História" não passe de mais um teatrinho, ou melhor, teatro dos vampiros (que sugam nosso sangue até não poderem mais).

    Porém, a sua dose de ironia faz um acontecimento vergonhoso ter ainda um pouco de esperança...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Homerix,

    Estamos entre o bestial e a besta, entre a redenção do Brasil ou ao seu "extermínio". Vamos cobrar e lutar pela redenção.

    ResponderExcluir
  4. Estou acompanhando atentamente o desenrolar desta HISTÓRIA, Homerix, e confesso que com muito pesar pelo futuro do país a partir deste caso... Kátia.

    ResponderExcluir
  5. Quando será que o NOSSO BRasil!!!
    tera pessoas que o governem ,com
    sinceridade?
    Quero acreditar em mudanças..
    sou otmista..mas sinceramente...
    estou cansada em ver tanta gente
    dissimulada..mal intencionada!!
    amanha vou vestir um pretinho basico..
    é o minimo que posso fazer!!
    Lady Dell

    ResponderExcluir
  6. Caro amigo!não possuindo esse dom de escreve como você, mais essa coisa de" MENSALÃO"foram tantos, quem acompanha não sabem direito em quem acreditar!vamos ver o que acontecer....serão.punidos? quando querem ........fazem...rapidámente como na casação dos dois senadores...não defendendo...Luiz Estevão e Demostene torres...foi muito rápido !ai onde mora o perigo! Vamos acompanha pra ver!!!!!Acorda BRASIL.......

    ResponderExcluir