-

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Uma medula para Manu


Uma boa nova! 
Acho que vai sair um artigo no Globo sobre a Manu!!


__________________________________________

Meu amigo Renato fez um pedido!!

Faço meu o seu apelo!

Necessita-se uma medula!

Complicado?

Não! É simples ajudar...

É simples salvar uma vida ...

___________________

Amigos e amigas,

Uma menina de 7 anos, a querida Manuela Carvalho de Souza, a Manu, filha de uma amiga brasiliense, está precisando muito de nossa ajuda.

HLA: A*02, A*24/B*18, B*55/DRB1*11, DRB1*16
 
Esse é o código de referência da medula compatível que ela precisa para fazer o transplante de medula óssea, única alternativa para o estágio atual da leucemia que ela combate.

Ela já está no banco de dados de Transplante de Medula Òssea, mas agora é hora de sermos mais ativos.

Uma mancha encontrada no pulmão foi diagnosticada como tuberculose, causada pela quimioterapia e pela baixa imunidade que esta querida menina vem enfrentando há mais de um ano.

Não é apenas dentro da família que existe esperança. O mundo inteiro se junta nessa demonstração de boa vontade, generosidade e amor ao próximo pois o referido banco de dados é internacional.

Não dói, não arranca pedaço e não faz falta, nem hoje e nem amanhã, para quem vai doar.

Para ser doador de medula óssea, basta ir ao Hemocentro mais perto levando Carteira de Identidade e fazer um exame de sangue. Para saber a classificação de sua medula, peçam o resultado do HLA.(*)

A partir disso, cada um de nós poderá, efetivamente, salvar uma vida.

Vamos compartilhar e, mais que isso, 

VAMOS NOS CADASTRAR COMO DOADORES DE MEDULA.

O HEMORIO, no RJ, funciona inclusive nos fins de semana e feriados. Todas as cidades do país possuem um Hemocentro.

Vamos fazer mais esta corrente de fé. A Manu e também outros pequenos guerreiros no mundo precisam da nossa ajuda. Peço ajuda para a pequena guerreira, a Manu.

Caso precisem de maiores informações, o perfil de Carlos Carvalho e/ou Andie Amorim (familiares e amigos que cuidam dela), no Facebook, poderá esclarecer quaisquer dúvidas adicionais. Ou podem falar comigo mesmo (Renato Azuaga).

Agradeço desde já.

(*) Informação importante: Para doar a medula, não é necessário doar sangue. Como disse, basta fazer um exame (cerca de 5 ml de sangue). Caso seja compatível, o material é retirado de um dos grandes ossos (geralmente do ilíaco) e o corpo saudável o repõe em pouquíssimo tempo.

___________________
Aqui, neste link, um video da encantadora menina, em uma de suas internações, mostrando como ela enfrenta a situação..

É isso aí, gente!!!

Mãos à obra!!

Homerix Mobilizando Ventura

26 comentários:

  1. De antemão, agradeço a todos pela enorme contribuição.

    No Rio, o Hemocentro-RJ fica à rua Frei Caneca 8, Centro. Caminho: qdo vc pega a rua da Carioca, passa pelo corpo de bombeiros à esquerda, como se fosse para a Pres Vargas, aí, ao invés de virar à direita para pegá-la (e passar pelo Souza aguiar), vc segue em frente... o Hemorio fica pouco metros a frente, à sua direita. Ou usa o "Santo Google".

    Vamos fazer um mutirão de doação. Um de nós haverá de ser compatível com a Manu. Eu irei lá hoje. O site http://www.hemorio.rj.gov.br/, "medula ossea" (menu à esquerda) complementa as informações.

    De novo, obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Não tenho palavras para agradecê-lo. Muito obrigado pelo post e pela atitude!

    Em breve conseguiremos um doador para a pequenina Manu. Gestos como o seu me trazem a certeza disso!

    Paz e bem,

    Carlos

    ResponderExcluir
  3. Já sou cadastrada no banco como doadora há 2 anos. Boa sorte pra pequena Manu, ela há de encontrar seu anjinho doador em breve!!
    Beijos torcedores,
    Marina

    ResponderExcluir
  4. Sou Andie Amorim, prima-tia da Manu, essa delícia de criança a quem chamamos carinhosamente de Biscolate. Ela é REALMENTE uma criança especial, uma alma antiga, sábia, num corpo frágil e jovem.
    Eu e minha família temos acompanhado de perto todos os instantes dessa história tão difícil e tão cheia de lições, sendo que há alguns meses, ela e a mãe (minha prima materna) estão morando em nossa casa para dar continuidade ao tratamento.
    Agradeço, infinitamente, a generosidade de postar em seu blog, caro Homero, nessa corrente de boa vontade e generosidade com todos que têm no transplante de medula óssea a única alternativa para uma vida digna e longa.
    Eis Manu, nossa Biscolate, em uma de suas internações:
    http://www.youtube.com/watch?v=2jaWH2vg0sE

    ResponderExcluir
  5. Amigos e amigas,

    Estou organizando uma ida ao HemoCentro-RJ, na Frei Caneca, amanhã (10/01), às 12h. Conversei com a Dra.Naura (tel.2332 8611, ramal 2235) que me disse que, a rigor, o horário para o cadastramento é de 8 as 12h. Depois deste horário, ela também organiza a equipe para nos receber, com aviso prévio. Ela realçou a necessidade de documento ORIGINAL de identidade (não vale apenas o crachá da empresa) e que as pessoas precisam ter entre 18 e 55 anos.

    Caso também desejem doar sangue, qualquer horário é aceito, sem necessidade de aviso prévio, bastando informar que deseja cadastrar-se no banco de doadores de medula óssea. A equipe do Hemocentro, então, fará o exame específico (cadastramento).

    Quem quiser comparecer amanhã, comigo e outros amigos (as), basta entrar em contato comigo no telefone (2144 6307) ou ligar para a mencionada Dra. Naura.

    Vamos ajudar a Manu.
    De novo, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Estimados, gostaria de me juntar a vocês na ida ao Hemocentro. Onde podemos nos encontrar? Abraço. Fontenelle (rota 819.2547 ou cel 96168822)

    ResponderExcluir
  7. Espero não se importar, mas usei seu texto para divulgar a campanha pela Manu, pois estou em viagem e não posso escrever um texto agora.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. O QUE PRECISAREM DE MIM E NO QUE EU PUDER AJUDAR, POR FAVOR, AVISEM-ME! BOA SORTE À PEQUENA!!!

    ResponderExcluir
  9. Nossa! Esse tal de Facebook é o máximo!

    Quando a campanha é nobre, o povo aparece!!

    30 pessoas compartilharam a minha publicação
    MAIS outras 20 no segundo nível!!!!

    Obrigado, gente!!!

    Quase 400 pessoas leram este post no blog, até agora!! Um recorde de Homerix!

    Pela primeira vez, meu blog de mais de 100 acessos à meia noite. Outro recorde!

    Obrigado a todos!!

    ResponderExcluir
  10. Sempre quis cadastrar no banco de dados do Hemocentro. Mas fiquei grávida, e tive que esperar! Agora é a hora! Espero que possa ajudar em alguma coisa!
    Boa sorte pequena!

    ResponderExcluir
  11. Tentei obter a informação do meu HLA ontem no HemoCentro-RJ, inclusive mostrando aquele código, mas eles falaram que não informavam.

    De qualquer forma doei sangue e se minha medula for compatível com alguém que esteja precisando, eles entram em contato.

    ResponderExcluir
  12. Estou em outro Estado,não é possível comparecer,sou cadastrada no Hemocentro, aqui em Goiânia. Deus abençoe a pequena Manu,logo terá um doador compatível!! Farei a divulgação no face e no twitter!

    SF

    ResponderExcluir
  13. Incluo aqui o endereço do site da Associação da Medula Óssea:

    http://www.ameo.org.br

    Boa sorte Manu!
    Que Deus a abençõe!

    ResponderExcluir
  14. Como faço pra saber se minha medula é compatível ?

    ResponderExcluir
  15. Olá, Ruany.
    É preciso comparecer ao Hemocentro e solicitar sua inscrição no cadastro de doadores de medula óssea. Vão coletar 5 ml de sangue e verificar sua compatibilidade. Essa informação está, entre outros lugares, no site http://www.hemorio.rj.gov.br/, "medula ossea" (menu à esquerda).
    Caso deseje, ligue para o Hemocentro no telefone 0800 2820708.
    Espero contar com sua doação.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  16. Fui ao HemoCentro-RJ, conforme combinado, e fiquei muito bem impressionado com a rapidez, qualidade e cortesia do atendimento. Achei importante deixar o registro.
    Abraços e força Manu!

    ResponderExcluir
  17. Eu já tinha cadastro no REDOME, só que estava desatualizado. Mas já fiz a atualização, e vamos torcer para que a pequena Manu logo encontre um doador. Parabéns pela iniciativa, Homerix! Lembra do filme "A Corrente do Bem"? Um abraço!

    ResponderExcluir
  18. Sou doadora há 2 anos e não vejo a hora de poder ajudar..tomara q encontrem um doador bem rápido..Força Manu!

    ResponderExcluir
  19. Muito nobre sua iniciativa. Vou divulgar tbm...
    Abraço !!
    Stéferson Faria

    ResponderExcluir
  20. Minha participação é traduzida na e-mail, cópia baixo:
    "No círculo de relacionamento de meu filho Renato, consta o nome de uma garota de 7 anos, Manuela Carvalho de Souza, que está precisando do apoio e ajuda dos amigos.
    Todo amigo internauta tem uma rede grande e de excelente potencialidade de ajuda. Neste contexto, faço o meu apelo de solidariedade objetivando uma campanha de doação.
    Estamos falando de doação de medula óssea. A Manu, carinhoso apelido de Manuela, necessita de um transplante de medula óssea.
    Foi diagnosticado que a garota tem tubercolose, decorrente da baixa de sua imunidade causada pela quimioterapia.
    A medula que a Manuela precisa tem o seguinte código de referência: HLA: A*02, A*24/B*18, B*55/DRB1*11, DRB1*16.
    O transplante de medula óssea é a única alternativa para o estágio atual da leucemia que ela combate
    Vamos tentar encontrar alguém compatível.

    Aos que estiverem interessados, devem cadastrar-se no Hemocentro de sua cidade e fazer o teste pertinente à tipagem do seu respectivo HLA.
    No caso do seu HLA não ser compatível, automaticamente você estará cadastrado em uma imensa rede de doadores. Este gesto ajudará não apenas à Manu,
    mas milhares de pessoas que hoje aguardam um transplante de medula óssea para retornarem à suas vidas saudáveis.
    Homero Ventura, amigo do Renato colocou o seu blog à disposição da campanha. Quem quiser pode acessá-lo:

    http://blogdohomerix.blogspot.com/2012/01/uma-medula-para-manu.html
    A Dra.Naura (tel.2332 8611, ramal 2235 ou 2332 8629), do Hemocentro-RJ informou que o horário para o cadastramento é de 8 as 12h.
    Depois deste horário, ela organiza a equipe para ir aos locais de trabalho, com aviso prévio, para a coleta de amostras de sangue. Ela realçou a necessidade de documento ORIGINAL de identidade (não vale apenas o crachá da empresa) e que as pessoas precisam ter entre 18 e 55 anos.

    Atenciosamente,

    Carlos Azuaga"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou cadastrada, vou torcer muito para que a Manu encontre o mais rápido possível um doador

      Excluir
  21. Ja estamos cadastrados!!!Aquele que pode fazer o bem e não faz peca!

    ResponderExcluir
  22. Eu e meu filho tb somos cadastrados....que bom se pudermos ajudar....estamos à disposição para qq coisa....um abraço e BOA SORTE MANU!!!!!!

    ResponderExcluir
  23. Ja sou cadastrada no INCA para doação de medula, tomara que eu consiga ajudar alguem. Vou divulgar. Boa sorte Manu!!!! Marta Rosas

    ResponderExcluir
  24. Homero
    Nas 3 ou 4 horas diárias em que passo dirigindo entre a Barra da Tijuca e o Centro (ida e volta) o rádio de meu carro é meu inseparável companheiro. Ouço todas as manhãs o programa do Ricardo Boechat (Rádio BandNews FM), que vem apresentando casos de crianças necessitadas de doações especiais como a nossa Manu. Talvez um contato com ele valha à pena para ampliar o alcance de "nossa" campanha. Grande abraço. Izeusse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande idéia, a de contatar algumas rádios. Vou tentar entrar em contato com a Rádio BandNews. Valeu.

      Excluir