-

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Grande acidente global


Espetacular a cena de capotamento da novela global.

O inusitado foi a causa do acidente, uma cobra,  colocada dentro do veículo, que desviou a atenção da motorista.

Mas o resto foi uma aula, tanto de cinema como de comportamento. Um segundo de desatenção, e o carro invade uma área interditada, jogando placas longe; uma das rodas sobe numa elevação, e o veículo voa, e capota espetacularmente quatro, cinco vezes. Pelo menos meia-dúzia de câmeras registram tudo,  algumas delas dentro do veículo, filmando o desespero da motorista que grita, impotente. O carro pára, de cabeça pra baixo, e ela está pendurada pelo cinto de segurança, com os olhos vidrados, parecendo morta.


Pausa para dúvida médica: Depois do desespero inicial, ela recobra a consciência. Pergunta aos universitários: pode acontecer isso, de os olhos ficarem vidrados, e a pessoa não estar morta? Como se chama esse estado de choque?

De volta ao acidente, era claro que a atriz não estava ao volante do carro acidentado, então imaginei que ela simulava o desespero do capotamento, enquanto passava uma filmagem giratória pelas janelas do veículo, dando a exata impressão. Tudo bem, mas, no dia seguinte, pensei numa possível falha: os cabelos! Os longos cabelos da bela atriz não poderiam ficar parados, durante a simulação de capotamento. No capítulo seguinte, entretanto, quando repetiram a ótima cena, eu notei: os cabelos esvoaçavam-se todos, magistralmente, durante o movimento.

Então, tudo foi perfeito!
Será que existe um girador de carro? Uma grua ou guindaste, sei lá... Gostaria de ver o making-off!

Acrescente-se a tensão da magnífica trilha sonora, desesperadora, envolvendo a aproximação da cobra. Perfeita para o clima da situação!

Veja você mesmo NESTE LINK !

A qualidade da cena pode suscitar algumas claras lições comportamentais para motoristas:

1) Jamais desvie atenção do que acontece à sua frente, mesmo que apareça uma cobra no assento do passageiro! Não, sério, um segundo pode ser realmente fatal! Estamos completamente certos aqui ao inibir o uso de celular, por exemplo! Nos Estados Unidos, a autonomia é estadual, há estados que permitem, outros não, e as estatísticas confirmam a eficiência da proibição;
2) Use sempre cinto de segurança! Em capotamentos ou batidas de frente, aquela coisa realmente salva vidas. Claro que se vier um incêndio depois do capotamento, o cinto pode atrapalhar sua saída do carro, mas sem ele, muito provável é que você estaria morto e não teria como pensar nesse detalhe...

Ponto para a Vênus Platinada!!!

Homerix Noveleiro de Plantão Ventura


5 comentários:

  1. Realmente, a cena está muito bem feita. Registre-se aqui o ótimo trabalho, não só da atriz como de toda a equipe envolvida (roteiristas, dublês, editores de imagem, direção, etc.).

    Além disso, o que não pode ficar sem um comentário, é a irresponsabilidade da utilização do celular pelos motoristas. Todos reconhecem que há perigo, mas só quando são os outros que estão usando. Apesar de ser ilegal, normalmente o que se pensa é: "eu posso usar porque eu tomo cuidado". Não existe isso! Mesmo que seja com fone de ouvido, é fonte de distração! E é diferente de uma conversa com alguém no carro porque o interlocutor não está vendo o que está acontecendo ao redor e não interrompe a conversa quando necessário.

    Ler e escrever mensagens, então, é impensável. Estou cansado de ver estúpidos dirigirem igual a bêbados porque não estão prestando atenção às faixas de rolamento. E ainda têm Rádios que incentivam seus ouvintes motoristas a mandarem tweets, mails e até fotos das condições de trânsito...

    Se você, que está lendo este comentário, faz parte deste grupo, por favor mude o seu comportamento; se não por você, pelo menos pelos que estão à sua volta (fora e DENTRO do carro). Cumpra as leis! Ainda dá tempo de tentar ser civilizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Homero

      A cena foi muito bem feita , agora esta novela é a pior de todos os tempos, sem criatividade, muita agressividade, muito terror, muita bobagem, coisas ridículas e não é bom exemplo para as famílias.
      Nota zero, o autor está perdido e agora virou uma ZONA.

      Excluir
  2. ocê é mesmo rápido no gatilho-teclado. Pensei exatamente a mesma coisa, inclusive a respeito do girador-simulador-de-capotagem.
    Algumas oficinas (geralmente de restauração ou modificação de veículos) tem um equipamento que girg o chassis em torno do eixo longitudinal.
    A Globo pode ter usado algo assim.
    De qualquer forma, parabéns à equipe de efeitos especiais da Globo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Homero,

    Antigamene existia a filmagem do carro parado com as imagens "passando" nos vidros, tipo chroma-key, bem anos 60, filme sessão da tarde. Hoje em dia, fazem a mesma coisa, mas não parece tão fake e até eles simulam reflexos de postes e árvores no vidro ... Vc até acredita que o carro tá andando mesmo.

    Mas tbm existe tbm o carro no estudio girando.. Eu já vi
    um making of desse tipo. É impressionante !! O carro gira e o ator tá lá mesmo, não é duble, e o carro parece frango girando espeto.... risos

    Eu tbm assisti o mesmo capitulo... e o que mais me impressionou é que a personagem não teve um arranhão ou gota de sangue sequer e ainda por cima, nem perdeu o bebê que ela nem sabia que carregava.

    Noutra cena houve um assassinato na escada com um simples empurrão, lá embaixo o cara é dado como morto na hora, sem nem uma cabeça ensanguentada, nem uma verificação da pulsação.

    Essa escada precisa urgente de uma checagem de SMS. Parece que outros cairam de lá e morreram...

    enfim... só em novela mesmo...

    ResponderExcluir
  4. Homerix sendo 75.962º acesso ao blogue... mas também um grande acesso de atenção em tudo que foi comentado aqui. 1º com cobra não se brinca 2º Com celular, sigamos estritamente a lei 3º Ajudemos o destino da "hora certa"... nada acontecendo por acaso, mas não vamos facilitar, e 4º Como não vejo a novela, acredito nas impressões, pois hoje a trucagem em montagens de uma maneira geral, é coisa sem limites!!!!!
    Paulus Erectus

    ResponderExcluir