-

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Nem parece!

Na copa do meu escritório há um mural onde divulgam aniversários, eventos, e fatos sobre os países em que minha empresa tem atividade.

Dentre eles, um informativo dos feriados da semana naqueles países. Na semana passada, ressaltou-me um deles.


Pois é, na Namíbia, celebra-se o Dia da África, o que me lembrou de uma declaração, no mínimo pitoresca, de nosso ex-presidente, ao visitar aquele país do sudoeste africano.

Após um passeio pela cidade, ele comentou, singelamente:


Puxa, isso aqui é tão limpinho!!!
Nem parece África!!!

(pano rápido...)


Uma verdadeira pérola do politicamente incorreto.

Pois é, caríssimo Presidente, tanto é  África que até celebra-se sua presença no continente naquela data, Dia da África. Interessante é que essa mesma data não é celebrada em nenhum dos outros cinco países africanos em que temos algum ativo. Só na Namíbia, aquele país que 'nem parece África'.

Bem, tentando explicar o espanto do Presidente, alguns fatos interessantes. A Namíbia foi colonizada por alemães, que não tem a tradição colonizadora européia, não faz parte do Clube de Colonizadores Contumazes, como Portugal, França, Inglaterra, Espanha. Não devem ter sido tão exploradores, extrativistas como seus pares europeus, especialmente nossos patrícios, que daqui tudo tiraram durante séculos, especialmente ouro.... nem por isso estão numa situação dourada hoje...

Nenhum comentário:

Postar um comentário