quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Eduardo e Mônica e eu

Ontem, 20 anos da morte de Renato Russo
Lembrei da importância dele na carreira do Felipe
Quase 3 anos depois de morrer...
_______________________________________________

Bienal do Livro no Rio, 1999. 
Família Ventura passa a tarde no Riocentro.

Entre alguns livros comprados, está um de cifras e acordes para violão, de canções da Legião Urbana. Objetivo: saber acompanhar no instrumento, com o pouco que eu sabia, a canção 'Eduardo e Mônica', grande sucesso da banda, de 1986, e que eu simplesmente adorava. Chegamos em casa, primeira coisa, violão, livro aberto na página, faço os primeiros acordes, canto os primeiros versos, vou quase ao final, noto Felipe e Renata sorrindo, e o primeiro diz: 
"Pai, me ensina?!"

Foi ali que começou a paixão dele pelo instrumento, que depois passou à guitarra e depois ao violino, e ao piano, e o resto é história que, tenho certeza, será de sucesso, questão de tempo...

... pausa para breve notícia do dia em que escrevi este texto, 2013 ...
enquanto isso, segue a luta.... Ontem, no IFICS, debaixo de chuva, os meninos do Los Bife (e mais duas bandas) encantaram uns 50 entusiasmados fãs, mesmo com um microfone só, guitarras que davam choque, e sem o violino, para poupá-lo de encharcamento explícito, com direito a música nova, versão em português nova pra música velha e um cover arrebatador do Rage Against The Machine.
Quer conhecer Los Bife?
Vá a este   LINK
... fim da breve notícia, de 2013...

Ontem, recebo uma mensagem, com um link, e os dizeres: "Apaixonante!"

É pouco!

Um filme da Vivo coloca rostos e sorrisos e caras e bocas em 'Eduardo e Mônica', num roteiro baseado no romance mais legal da música brasileira, adaptado às realidades de hoje, com I-Pads, I-Pods e I-Touchs, that touched me very much leading to a brief wheeping...

Eis o video:
http://www.videolog.tv/video.php?id=664144


Que bela celebração aos 25 anos de uma obra-prima de Renato Russo!! E logo, logo, vem outra homenagem, na tela grande, a filmagem de 'Faroeste Caboclo'!

Quer mais? O filmete foi dirigido por Fernando Meirelles, soube agora...

Pra quem viveu a época 
e conhece a música, 
é arrepiante.

Talvez o seja também para quem não viveu.

Marcadores: ,

12 Comentários:

Às 10 de junho de 2011 às 13:24 , Blogger MOMENTOS disse...

Homero,

O roteiro é realmente encantador, tanto é que que a Vivo não foi a primeira companhia telefônica a utilizar a canção de Renato Russo misturada ao universo dos celulares. No ano 2002, a antiga operadora ATL Celular, que atuava nos mercados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo e que, posteriormente, foi adquirida pela Claro, também aproveitou o sucesso do Legião Urbana em uma campanha.
Na época trabalha no escritório que criou a Identidade Visual da ATL e posteriormente da Claro.
É, neste mundo nada se cria, tudo se copia, mas se é bom, porque não.

 
Às 10 de junho de 2011 às 14:15 , Anonymous Anônimo disse...

Homero,

Amei o vídeo! Mais uma música do Renato Russo como filme, agora é só esperar o lançamento de Faroeste Cabloco no cinema!

Brunna.

 
Às 10 de junho de 2011 às 15:42 , Blogger flaventura8 disse...

Que ma-ra-vi-lha !
Alguem já disse que, como materia produz materia, e ideia é produto do cerebro, que é materia e portando ideia é materia e portanto ...

Criatividade é materia, a gente pega no ar ué. Pode copiar, desde que seja bom, que mal há????

Flavio Ventura

 
Às 10 de junho de 2011 às 16:02 , Blogger Flávio S. Armony disse...

Vi o anúncio da Vivo. Genial.

 
Às 10 de junho de 2011 às 17:31 , Anonymous Anônimo disse...

Homero,

Obrigado pela dica. O filme é fantástico!

 
Às 10 de junho de 2011 às 19:45 , Anonymous Anônimo disse...

Realmente o filme é tocante para todas as pessoas sensíveis. E esta música será eterna porque ela fala das coisas do coração, da paixão, que felizmente teima em contrariar as obviedades da razão.
Valeu, Armando Bulgarow.

 
Às 10 de junho de 2011 às 20:36 , Anonymous Anônimo disse...

Homero, veja isso: http://oglobo.globo.com/economia/mat/2011/06/10/eduardo-monica-historia-de-uma-campanha-viral-bem-sucedida-que-esbarrou-na-concorrencia-924658400.asp

 
Às 10 de junho de 2011 às 20:37 , Anonymous Anônimo disse...

Desculpe, não me identifiquei no post anterior ("Homero, veja isso"). Um abraço, Sobral

 
Às 11 de junho de 2011 às 09:53 , Anonymous Anônimo disse...

É muito mais bonito ver e ouvir a Mônica de moto e o Eduardo de camelo do que o novo casal de Brasília, a Gleisi de trator e o Paulo de carro oficial. Lindo filme. Abraço, Gico

 
Às 12 de junho de 2011 às 13:50 , Blogger blogrocha disse...

Todos os comentários se completam e forma uma boa salada de gosto eclético... juntando com o autor daquele mantra... "O coração tem razões que a razão desconhece".
Paulus

 
Às 13 de junho de 2011 às 10:29 , Anonymous Anônimo disse...

Valeu Homero, belo post. Realmente muitas vezes a paixão da música passa de pai para filho. Assim como vc passou a bola pro Felipe, meu pai me incutiu essa paixão. Um abraço do Tandera e dos Homens do Pântano.

 
Às 14 de junho de 2011 às 20:33 , Anonymous Anônimo disse...

Compartilho sua reação. Eu sempre imaginava que cara teriam Eduardo e Monica e o comercial colocou-os exatamente como eu imaginava. Bom este publicitário...
Alberto

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial