-

terça-feira, 22 de março de 2011

Três Chicos


Salve Chico...



Anysio

Um amigo que não quer ser identificado me passou o seguinte texto e palavras
Alguns acham o cara engraçado. Outros acham o cara um palhaço. Há os que se preocupam apenas com sua vida particular e acham o cara um mulherengo e há também aqueles que reconhecem que o cara é um tremendo arista. São poucos, entretanto, que tiveram contato com a sua genialidade... veja este video (o texto está transcrito logo depois)


É uma entrevista com Jô, em que ele faz um monólogo com todas as palavras começadas em 'M', e termina imitando muito bem o grande Louis Armstrong. Verdadeiramente, genial!

Pródigo em mulheres (6), filhos (8) e em personagens (mais de 200 -  veja aqui), ele fez carreira ímpar na TV, onde começou há mais de 50 anos. A seu tempo, muitos persongens fcaram gravados em nossa memória, outros nem tanto. No especial de fim de ano, em 2010, entretanto, nota-se que perderam o glamour, numa reedição da Escolinha do Professor Raymundo, onde todos os alunos eram ele mesmo, em diverso de seus mais famosos personagens. O especial foi ao ar quando Chico já estava no hospital onde ficou quase três meses, onde venceu uma obstrução coronariana e duas pneumonias.


Safou-se de mais dessa. 


Salve Chico...
__________________

Buarque

Francisco Buarque de Hollanda, o 'Carioca' como era conhecido por seus colegas na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, cedo viu que sua vida seria arquitetar belas canções. Ele e seu violão produziram pérolas da MPB desde tenra idade.

Veja bem: ele despontou para o cenário nacional aos 22 anos de idade, com a singela e genial marchinha 'A Banda' interpretada por Nara Leão (ver em Nara Leoa - meu link), mas já tinha sucessos como 

'A Rita' - A Rita matou nosso amor, De vingança, Nem herança deixou


'Olê, Olá' - Não chore ainda não, que eu tenho um violão E nós vamos cantar

'Pedro Pedreiro' Esperando, esperando, esperando, esperando o sol esperando o trem, esperando aumento para o mês que vem 

'Morte e Vida Severina' (só música) - É a pedra que te cabe neste latifúndio

E no ano seguinte, soltou a obra prima 'Roda Viva' (meu link) e um disco com mais um punhado de obras geniais

'Noite dos Mascarados' - Queeeem é você, diga logo... - Que eu quero saber o seu jogo.
'Com Açúcar, Com Afeto'Com açúcar, com afeto, fiz seu doce predileto, Pra você parar em casa, qual o quê!
Quem Te Viu, Quem Te Vê - Hoje o samba saiu, lá lalaiá, procurando você Quem te viu, quem te vê Quem não a conhece não pode mais ver pra crer
E ele ainda tinha 23 anos....

Ainda vou falar muito deste Chico neste ano. Lançaram uma coleção espetacular com o essencial de sua carreira, sobre a qual vou comentar e recomendar!

Salve Chico...
__________________

Xavier

Francisco Cândido Xavier, aquele ser que na vida só fez o bem, teve a celebração de seu centenário marcada por dois filmes As Vidas de Chico Xavier (meu link) sobre a vida deles e Nosso Lar (meu link), baseado no mais bem sucedido de seus 400 livros, com uma visão de como seria sua vida no além, que, como todas as outras obras, teve, e tem, seus rendimentos revertidos para a caridade.Os filmes tiveram no total mais de 8 milhões de espectadores, um fenômeno somente superado pela dupla Moura/Padilha (ver neste link).

Agora, vem um outro, 'As Mães de Chico Xavier', que não fala sobre suas mães, a real e a madrasta, mas sim sobre as mães que perderam seus filhos e conseguiram conforto com o auxílio do poderoso médium. Uma delas já havia sido retratada por Christiane Torloni filmebiográfico. Neste novo filme, são descritos três outros casos. Ele estréia em logo no começo de abril.

__________________

Outros Chicos famosos?

Si, los hay, pero no como estos!

Homero Chicoteando Elogios Ventura

5 comentários:

  1. Olá,
    Incluiria na lista: Chico César com Mamá África e Chico Science/Nação Zumbi com Manguetown, música que deveria ter feito parte da trilha sonora de lixo extraordinário.
    O Bruno Mazzeo, não é Chico, mas é filho dele. Vale?

    ResponderExcluir
  2. Homerix,
    Perfeito, preciso e justíssimo estas exaltações a estes "chicos" que em ordem de admiração registro o 1º e o 3º.
    Paulus

    ResponderExcluir
  3. Uma excelente abordagem sobre os Chicos.
    Sou fá das letras e músicas do Buarque.
    Admiro a genialidade do Anísio.
    O Xavier nem se discute, principalmente pela paz que ele passava às pessoas.

    ResponderExcluir
  4. Brilhante.

    Esses três Chicos são especiais.
    Anísio= Humor com inteligêcia;
    Buarque= canções e reações ao status quo com inteligência;
    Xavier= amor ao próximo com extraordinário carisma.

    Guardo comigo muitas coisas dos 3, mas do Anísio (não sei que idéia foi essa de meter um y no seu nome) ouvi numa do seus magníficos shows, uma frase que é impublicável: "mer--- cag---s não voltam ao c-"..

    ResponderExcluir