-

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Cadê o Capitão Nascimento


O episódio de ontem, quando o Globocop filmou mais de 200 bandidos em fuga para o Complexo do Alemão, me lembrou uma cena de Tropa de Elite II.

Se você é um dos 10 milhões de pessoas que assistiram ao filme, pode seguir lendo, e me diga o que achou. Ah, e leia a resenha do Gabriel, amigo de Renata, que eu publiquei nesta mensagem. Ela é espetacular!!!

Se você não é um desses 10 milhões, já é tempo de testemunhar o maior sucesso do cinema brasileiro de todos os tempos, pois deve ultrapassar a marca de Dona Flor e Seus dois Maridos (10,7 milhões), neste fim de semana, se é que já não passou.

Bem, na cena que eu menciono, o Matias, reintegrado ao BOPE, é escolhido para ser o líder de campo de uma operação para recuperar armas roubadas, supostamente por traficantes.

O Coronel Nascimento comenta em off :
      - Acontece que Matias foi treinado por mim!

E descreve que ele planejou atacar por um lado, e mandar a maior parte do contingente para um outro ponto da comunidade, por onde os bandidos fugiriam. E é lá, naquele exato ponto de fuga, que ocorre a emboscada, que acaba com os bandidos mortos ou presos.

Pois, é, trata-se de uma tática conhecida, e que pode ser aplicada, se há 'inteligência', em seu sentido técnico.

Voltando à situação real, diziam os moradores que a rota de fuga dos bandidos de Vila Cruzeiro era manjada. Portanto, faltou 'inteligência'.

Faltou Capitão Nascimento.

E onde estava o Capitão Nascimento naquele exato momento da fuga?


 
 
Resposta: Na Globo,  em carne e osso, na pele de Rodrigo Pimentel, o inspirador do personagem, agora no ofício de especialista em Segurança Pública.





Em tempo, Beltrame tem todo o meu apoio!!!

Esse gaúctcho é matcho!

Homero Clamando por Inteligência Ventura

12 comentários:

  1. Concordo inteiramente inclusive no apoio.
    abs

    ResponderExcluir
  2. A operação de desratização não foi completa. Deslocaram mas não exterminaram as ratazanas.
    Também admiro a coragem e a determinação do Beltrame.
    abs

    ResponderExcluir
  3. Homero

    Quanto as imagens de ontem, foram realmente impressionantes. Assusta, mas gera um sentimento de vitória ver os bandidos fugindo assustados com medo de uma polícia destemida, sem medo do confronto.

    Quanto a fuga dos bandidos, o Rodrigo Pimentel comentou no Jornal Nacional que ela já era esperada, mas para que se fechasse a rota de fuga seria necessário uma outra operação de porte maior que a de ontem no Complexo do Alemão. Na lógica do Rodrigo, o complexo de favelas do Alemão deverá ser alvo de uma operação no futuro, agora com a rota da Vila Cruzeiro já fechada.

    Quanto ao Beltrame, é sem dúvida uma pessoa muito diferenciada. Aqui em Vitória ele é uma pessoa muito conhecida. Quando o Paulo Hartung assumiu o governo do ES oito anos atrás, todos os poderes do estado - executivo, legislativo e judiciário - estavam corrompidos pelo crime organizado. Foi necessário trocar toda a cúpula do executivo, cassar mais da metade dos deputados estaduais recentemente re-eleitos, prender inúmeros juízes e desembargadores. O então secretário de segurança pública do estado que comandou incansavelmente toda esta faxina, foi o Beltrame. Quatro anos atrás, quando o Sérgio Cabral solicitou ao Paulo Hartung sua liberação para assumir o comando da segurança pública no Rio, o estado do Espírito Santo estava livre do crime organizado, a casa arrumada, as prisões lotadas e a faxina praticamente concluída.

    Acho que o verdadeiro Capitão Nascimento está no comando da Segurança Pública do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  4. Uau, não sabia desse retrospecto do gaútcho. Impressionante...

    ResponderExcluir
  5. Caro Homero,

    não acho que tenha faltado inteligência, não. Eu questiono a viabilidade para uma operação de cerco como a que as pessoas têm falado.

    Para que houvesse o cerco, seria necessário que policiais tivessem subido pelo outro lado, o que era inviável naquela ocasião em função da concentração de esforços na Vila Cruzeiro.

    Uma outra questão é a dos direitos humanos. Human Rights Watch e International Amnesty estão atentas a cada passo dos nossos policiais, prontas para denunciar ao mundo os "arroubos de violação de direitos humanos nesse país ainda despreparado para sediar grandes eventos". Não podemos dar mole.

    O jornal "O Globo" de hoje coloca na capa "O Dia D". Discordo. Não estamos vivendo "dia D" nenhum. O que está havendo é uma resposta, dura e precisa, das forças policiais às ações de marginais. Temo que, com o acalmar da situação, a polícia reduza a atividade ostensiva que vem perpetrando nestes últimos dias. A hora é de sufocar para desorganizar, sem trégua. Porém, a situação está há décadas de estar resolvida. Questões como educação, presença do Estado sob a forma de programas sociais, política de planejamento familiar, fim da impunidade para policiais e políticos corruptos, vigilância aperfeiçoada de nossas fronteiras, portos, aeroportos e estradas, entre outros, são mais que necessários para que o Rio consiga efetivamente virar o jogo no futuro. Mas só no futuro. Hoje ainda continuaremos a sentir os efeitos de anos de descaso por parte do poder público.

    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  6. Caro Homero

    O Pimentel é meu conhecido. Ele e a esposa frequentam minha casa. Cara bom. E o Beltrame para mim é um gênio.

    Finalmente, depois de décadas, o Rio tem uma verdadeira política de segurança pública. Há muito o que fazer, vai ser tudo muito difícil, mas pelo menos estamos dando os passos na direção correta.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  7. Homero,

    O garoto escreve bem, hein?

    ResponderExcluir
  8. Prezado Homero,

    Até parece que os filmes Tropa de Elite I e II vieram para criar o imaginário adequado para a efetiva solução da segurança interna do país, mediante o confronto de forças.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  9. BOA TARDE HOMERO

    Creio que houve inteligencia, faltou foi BOPE sufuciente para atacar por dois lados.
    O Beldrame preferiu não correr risco e concentrou toda a força na subida.
    Faltou mesmo foi apoio da area Federal.
    Enviar 800 homens um dia depois da ocorrencia não resolve.
    Eta ministro da justiça Frouxo. Trata-se de um gaucho tche tche.

    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  10. Gabriel vai longe, Homero!!!!!
    Não tinha sacado que o pr´prio "Nascimento" estava no ar ontem o dia todo....
    :))))))))

    ResponderExcluir
  11. É verdade, Homero. O verdadeiro Capitão Nascimento agora virou estrela global e por isso não pode mais sujar as mãos nessa sujeira.

    Aproveitando, faltou você divulgar também o meu texto sobre o Tropa de Elite 2. Ele se aplica perfeitamente na realidade atual do Rio. As pessoas conseguem entender pelo texto como polícia, bandidos e políticos se juntam. Fica a sugestão de leitura e divulgação: http://network4sales.blogspot.com/2010/10/voce-ja-assistiu-ao-filme-tropa-de.html

    ResponderExcluir
  12. Homero, tenho um amigo do Bope. Grande e verdadeiro amigo cujo filho se suicidou porque o pai não pode atendê-lo numa crise pois estava arrombando um cativeiro e metralhando bandidos....mas isso é outra história.
    Ele me contou na sexta feira que naquela hora os atiradores de elite do Bope estavam lá em cima e quando mataram o segundo foram informados pelo comando que a Globo estava filmando de helicóptero e receberam ordens de parar a matança que ia acontecer. Era pra nao deixar nenhum vivo.
    Essa história de direitos humanos devia ir junto pra cova com os reporteres da Globo que insistem ao vivo em perguntar "como os senhores vão atacar?"
    Enfim, perdemos a oportunidade de ver aquela negada ficar deitada pro urubu se divertir em cima. E o Bope triste de ter que continuar caçando.
    Abs do sofrido ex-carioca.
    Tessa

    ResponderExcluir