Deu na Intranet ..
A Petrobras está entre as marcas mais valiosas do mundo, segundo o ranking “2010 BrandZ Top 100”, da Millward Brown Optimor. A companhia estréia na 73ª posição, com sua marca avaliada em US$ 9,7 bilhões. É a marca brasileira com melhor colocação no ranking. Na frente, continua o Google, marca avaliada em US$ 114,3 bilhões (alta de 14% sobre um ano antes). Além da petrolífera, o Brasil tem apenas mais um representante na lista, o Bradesco.
Então, tô bem representado. Petrobras e Bradesco fazem parte de minha vida há quase 30 anos.
Fui ver a lista toda desta 5ª edição do prêmio.
Listo a primeira de cada categoria, e algumas outras.
1ª Tecnologia: Google (seguidinha de IBM, Apple e Microsoft, e ainda HP, Blackberry, Oracle, SAP)
5ª Bebidas: Coca Cola (e depois Budweiser, Pepsi, Red Bull)
6ª Fast food: McDonalds (e tem Subway)
7ª Cigarros: Marlboro (e só)
8ª Telefonia: China Mobile (tem Vodafone, Verizon, AT&T, Orange)
9ª Conglomerados: G&E (e tem Siemens)
13ª Varejista: Walmart (tem também Amazon, Tesco, Carrefour, Home Depot, Target)
18ª Bandeira: VISA (e Amex e Mastercard)
23ª Banco: ICBChina (com HSBC e + 2 chineses no pé, Santander, BofA, Chase, ,,,,,, Bradesco)
25ª Carros: BMW (Toyota logo ali, e Honda, Porsche e Mercedes)
28ª Produtos pessoais: Gillette (e depois, Colgate, L'Oreal e Avon)
29ª Vestuário: Louis Vuiton (e tem Nike e Zara e Hermes e Gucci)
32ª Video game: Nintendo (e só)
33ª Fraldas: Pampers (HeHeHe) - não sei em que categoria devia considerar
34ª Petróleo: BP, mas deve despencar (e tem Exxonmobil, Shell, PetroChina, Petrobras).
41ª Media: Disney (e só, aparentemente)
Não devo ter esgotado, mais falei quase todas que eu conhecia.
Tem muitas outras, chinesas e indianas, mas que eu nunca ouvi falar, às vezes nem entendi o nome. Não sei os critérios para cálculo do valor da marca, mas dentre eles deve estar o número de pessoas que a conhecem, e daí, é certo que o peso de mais de um terço da população mundial deve influenciar o resultado.
A marca Petrobras tem desempenho bem inferior que a empresa Petrobras, 5ª em lucro 2009, 9ª em valor de mercado, 18ª no conjunto (quando se incluem vendas e ativos) na lista da Forbes. Interessante que esses últimos, ou a ausência deles, fazem as empresas de tecnologia e software, que são top nas marcas, despencarem no mundo real, tangível, sólido, dos indicadores financeiros, com a primeira delas, a IBM, aparecendo na posição 33. Se você for verificar a lista da Forbes, pode procurar na lista das 100 maiores que não vai achar, por exemplo, o Google.
Aliás, sabe onde achar a lista?
Procure no Google!!!!
Abraço
Homero Classificando Ventura
A marca Petrobras tem desempenho bem inferior que a empresa Petrobras, 5ª em lucro 2009, 9ª em valor de mercado, 18ª no conjunto (quando se incluem vendas e ativos) na lista da Forbes. Interessante que esses últimos, ou a ausência deles, fazem as empresas de tecnologia e software, que são top nas marcas, despencarem no mundo real, tangível, sólido, dos indicadores financeiros, com a primeira delas, a IBM, aparecendo na posição 33. Se você for verificar a lista da Forbes, pode procurar na lista das 100 maiores que não vai achar, por exemplo, o Google.
Aliás, sabe onde achar a lista?
Procure no Google!!!!
Abraço
Homero Classificando Ventura
Que legal, Homero!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirE suas informações foram, pra mim, valiosas!!!!
Ótima sexta!
Homero.
ResponderExcluirAvaliar só uma marca não é tarefa fácil. Por que a marca Petrobras vale US$ 9,7 Bi e a Google vale US$ 114,3 Bi? É provável que você tenha razão quando disse que ser conhecida é um critério para valorá-las. Mas não sei se é um bom critério. Por exemplo, eu conheço a marca Marlboro, mas nunca compraria qualquer cigarro. Claro que também conheço a BP, mas só abasteço na BR. Assim, eu entraria aumentando o valor de uma marca que não consumo.
Por outro lado, quando avaliamos uma empresa através de um fluxo de caixa, avaliamos também sua marca, pois ela contribui para a receita da empresa. Se formos avaliar duas lojas franquiadas de lanchonetes, como Mc Donalds e Giraffas, que estejam próximas, provavelmente a diferença será o valor que cada marca agregou para cada loja. O mesmo podemos observar com mais facilidade comparando preços de roupas. As de grife são muito mais caras que outras sem grife e muitas vezes ambas são feitas na mesma confecção.
O que você acha?
é uma boa dica prá leitura e consultas.
ResponderExcluirabraços.
Fraldas é "Higiene". Engraçado, senti falta de marcas relacionadas a turismo como rede de hotéis, companhias aéreas, etc...
ResponderExcluirInteressante, Homero...
ResponderExcluirEu gosto de guardar rankings como este. Daqui a 10 anos volto a vê-lo...
Abraço!
Legal! Falta agora só nossa querida empresa figurar na lista das empresas que pagam os melhores salários do mundo, até para poder acompanhar e se coadunar com estas realidades, de maior empresa, de marca mais valiosa, etc!
ResponderExcluirAbraço e bom fim-de-semana!
É porque uma ponto-com legitima, tem o valor da empresa igual ao valor da marca.
ResponderExcluirNo mundo real, vale quanto pesa. No mundo virtual, vale quando os outros imaginam.
Abs