-

segunda-feira, 5 de abril de 2010

O mundo de Francisco

Na última sexta-feira, soube de um lamentável incidente envolvendo o meu time. A delegação do Santos parou em frente a uma instituição que abrigava crianças deficientes, acometidas por paralisia cerebral, para fazer donativos de Páscoa. Seis integrantes recusaram-se a descer. Entre eles, o trio maravilha, Neymar, Robinho e Ganso. Motivo: o nome do lugar era Lar Espírita Mensageiros da Luz. Na certa, eles pensavam tratar-se de uma casa povoada por filhos do demônio, que deve ser como se definem os espíritas, na religião deles . É a arma que os pastores podem usar na modernidade, pois queimar todos os espíritas em fogueiras ia pegar mal. Em última análise, os jovens atletas confundiram religião com caridade. Eles pediram desculpas, e vão fazer a visita, mas a imagem deles ficou marcada.

Algum tempo antes, quando inaugurei minha fase Gmail com uma mensagem sobre uma iniciativa de minha filha a respeito do Esperanto. Uma das 10 pessoas que me responderam disse algo como "isso é uma língua falada apenas por um grupo de espíritas...". Não contestei, mas notei um certo menosprezo extensivo ao grupo. Reconheço que posso ter concluído precipitadamente.

Os dois episódios giram em torno do tema do filme a que assisti no último sábado, 'Chico Xavier', o Francisco do título. Para mim, muito bom. Um verdadeiro alívio. Temia que a idéia de levar à tela grande a vida do maior médium brasileiro acabasse em um fiasco, como outras iniciativas sobre o espiritismo. Não foi.

Muito feliz foi o diretor Daniel Filho ao colocar como pano de fundo uma entrevista que o médium deu no programa Pinga Fogo, equivalente ao nosso atual Roda Viva, da TV Cultura. Ela foi realizada em 1971: prevista para durar uma hora, acabou durando três, e meses depois, o sucesso provocou uma segunda, esta de quatro horas, em transmissão nacional. Em meus 13 anos de idade, nem fiquei sabendo do fenômeno, o maior marco do espiritismo da história brasileira, ambientado que estava no seio de uma família cética.

No filme, momentos da entrevista remetiam a imagens do passado, e íamos sendo informados da história de uma vida de doação, amor, entrega, de um ser iluminado. Fiquei arrepiado em muitas cenas, arrepios que vinham na companhia de lágrimas, que só não eram copiosas pois me controlava. Ajudaram no controle também muitos 'comic reliefs' , como a cena do avião. Os atores abençoados com a honra de representar o personagem, estiveram esplêndidos, quer dizer, não se pode exigir muito do desconhecido ator mirim que faz aquele menino que não entende o que se passa com ele, rejeitado pelo que somente ele vê: impressionante a cena da redação no quadro negro.  Já o pai dos Dois Filhos de Francisco (Ângelo Antônio personificando mais um Francisco), que faz o jovem adulto que passa a entender sua missão, e começa a fazer caridade com o dom que recebeu, está perfeito. Preste atenção na cena da igreja e na do 'aplique o Evangelho com convicção'. O excepcional Nelson, também Xavier como Chico, personificou a fase adulta madura, que é a imagem que todo o Brasil conhece, e o fez à perfeição, na voz, no andar, nos trejeitos. Afora os Chicos, Tony Ramos e Cristiane Torloni estiveram magistrais. Como um ponto fraco, elegeria o ator que fez Emanuel, o mentor espiritual de Chico.
 
Gostaria que o filme servisse também ao propósito de diminuir ao menos um pouco o preconceito contra os espíritas descrito lá no primeiro episódio. É impossível que uma gente que só queira fazer o bem seja vista como uma coisa do mal por uma parcela significativa da população. Infelizmente, aquela gente toda será orientada a não assisti-lo. E se o fizerem, será escondido.

Tenho certeza que se o assistissem, ou se fossem de alguma forma colocados em contato com a filosofia do espiritismo, havia grande chance de que ficassem tocados.

Como eu fiquei, há 30 anos.

Homero Com o Chico Ventura

26 comentários:

  1. Gostei da narrativa e confesso que estava cetico e desconfiado do filme. Vou ve-lo pelo estimulo do amigo.

    Quanto ao incidente dos garotos do santos, sinceramente, não acredito em mal entendidos. Todos sao adultos e malandros, isso sim. Viram que a imagem foi arranhada e que não fez bem pro marketing pessoal. Agora ele refletiram melhor? Uma ova, devem ter recebido um puta pito do empresario e do clube.

    Vida que segue.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Homero,

    Ainda não fui ao cinema assistir esta preciosidade. Estou com muitas visitas aqui em casa. Esta semana, sem falta , irei.

    Imagino exatamente as tuas emoçoes assistindo ao filme. E certamente serei tocado pelos mesmos sentimentos.

    Quanto ás incompreensões e outros preconceitos, sigamos o ensinamento de Chico: façamos a nossa parte !!!

    ResponderExcluir
  3. Meu querido cronista,

    fico pasma ao testemunhar - ainda - cenas como a que você descreveu, protagonizada pelos jogadores evangélicos. Como você sabe, leio muito, todo o tipo de literatura desde que bem elaborada e interessante, e essa postura dos jovens idolos brasileiros é mais antiga que os próprios dinossauros.

    Sinto muito que ainda exista gente assim.

    Quanto ao preconceito, melhorou muito meu amigo, quando eu era criança, no interior de Minas, só havia a escola das freiras e meu pai era espírita praticante, com um centro de orações e caridade no porão de nossa casa. Você pode imaginar o meu sofrimento. Só para não me alongar na narrativa, fugi da escola e nunca mais voltei.

    Meus pais retornaram ao Rio e nunca mais voltaram a morar lá.

    Vou assistir o filme.

    Adoro suas dicas,

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a crônica. Estava com dúvidas se via ou não via, dúvida desaparecida.

    ResponderExcluir
  5. Prezado amigo,

    Certamente irei ver este filme. O Chico Xavier ser quisesse seria um milionário com a venda dos seus livros. Mas pelo que sei, tudo que ganhava revertia em caridade e viveu a vida toda em uma casa modesta, sem um pingo de ostentação. Sem dúvida um ser iluminado que deixa saudades.

    ResponderExcluir
  6. Homero, bom dia.
    E o coelhinho passou por aí ?

    Quanto à atitude do trio maravilha e outros menos votados, pela primeira vez tenho uma visão diferente da sua , relativamente à atitude dos mesmos.

    Uma programação beneficiente dessa natureza, com local e objetivo aparentemente pré definidos, acredito fosse do conhecimento de " todos " os jogadores , sem exceção, principalmente levando-se em consideração que foram 6 jogadores !

    Considerando que " todos " souberam do motivo da visita beneficiente, a atitude de não descer do ônibus não se deveu à religião.
    Talvez, a exemplo de outras pessoas, eles não se sentiriam bem em ver crianças doentes e, por isso não desceram.
    Para mim , essa foi a razão.

    ResponderExcluir
  7. caro Homero

    coincidentemente conversando com minha tia, ontem [04/04/2010]
    falou-me que viu o manto sagrado na tv e eu perguntei se ela
    nunca havia pensado em ter um dvd! ela colocou uma série de
    dificuldades, tipo...ha tenho que sair prá alugar!!!! aquele papo
    de gente com uma certa idade que põe empecilho em tudo.
    propus alugar a continuação, demetrius o gladiador com o mesmo
    victor mature e então ela me respondeu que só faria tal esforço
    se fosse prá ver o filme do chico xavier.....
    é isso aí, saiu num fôlego só, mas acho que você entendeu.

    não sou espírita praticante mas li muito a respeito a algumas décadas
    atrás e dentro do meu conceito e da minha lógica é o que mais responde
    perguntas sobre máquinas biológicas pensantes que perambulam por um
    planeta chamado terra.

    depois dessa sua crítica me motivei a ver o filme também.
    é que ainda tenho preconceitos com o cinema nacional,
    apesar da obra prima "cidade de DEUS" que, levaria fácil o oscar
    mas que misteriosamente retiraram dos indicados.

    bração do
    francisco p.
    ps.:
    lamento que o meu voto não tenha ajudado los bife
    mas todo caminho para o sucesso tem aquelas
    pedrinhas que a gente vai removendo aos poucos

    ResponderExcluir
  8. Chefe Homero

    Infelizmente existe esse grande preconceito com as religiões e é lamentável essa lavagem que fazem por aí, levando principalmente a juventude a não ter o conhecimento dos dois lados, isto é, conhecimento real, para que possam avaliar.
    Poucos dias atrás estava conversando com algumas pessoas a respeito disso e do que já vi durante os meus 62 anos que são coisas difíceis de explicar e entre elas o espiritismo.
    Entre essas pessoas estava um pastor evangélico que quando fala de Maria, Mãe de Jesus, é como se ela nada significasse, ou seja parece passar uma ideia de que mãe pode ser qualquer uma.
    O Espírita só fala do bem e de ajudar outras pessoas.
    Penso que tudo aquilo que é feito para o bem e em nome de Deus, não pode ser considerado algo errado.
    Na própria Trindade Divina temos o PAI, O FILHO e o ESPÍRITO SANTO.
    Sou Católico, já fui praticante mesmo, mas jamais deixei de respeitar a crença e os mistérios das diversas religiões.

    Pessoas públicas, como Robinho e outros, deveriam pensar um pouco mais antes de atitudes dessas, pois eles são ídolos de uma juventude.

    Pensando bem "ídolos" ?????????

    ResponderExcluir
  9. Homero,

    Oportunas as tuas palavras ... e voce tem a sua mediunidade, pois a cada dia faz "a sua entrega", embora nem todos percebam isso, ou percebam de outra forma. Voce está cumprindo a tua missão.
    Achei também que o filme clareou mais o entendimento sobre o espiritismo, facilitando a que os céticos compreendam mais os fenômenos vida - pós - vida, embora eu esperasse mais. Agora é muito pouco ter um filme sobre Chico Xavier ... tem que ser uma série, um programa de TV, como os tantos outros que exsitem, para esclarecer e desmistificar o tema.
    Por oportuno, dependendo da situação, se "aplicar o evangelho" com muita força poder quebrar a cabeça do cristão ...

    Que Deus continue te iluminando e a todos os teus familiares e amigos.

    ResponderExcluir
  10. Homero,

    Oportunas as tuas palavras ... e voce tem a sua mediunidade, pois a cada dia faz "a sua entrega", embora nem todos percebam isso, ou percebam de outra forma. Voce está cumprindo a tua missão.
    Achei também que o filme clareou mais o entendimento sobre o espiritismo, facilitando a que os céticos compreendam mais os fenômenos vida - pós - vida, embora eu esperasse mais. Agora é muito pouco ter um filme sobre Chico Xavier ... tem que ser uma série, um programa de TV, como os tantos outros que exsitem, para esclarecer e desmistificar o tema.
    Por oportuno, dependendo da situação, se "aplicar o evangelho" com muita força poder quebrar a cabeça do cristão ...

    Que Deus continue te iluminando e a todos os teus familiares e amigos.

    ResponderExcluir
  11. Homero,

    Bom dia. Como foi de Páscoa? Muito chocolate?

    Que susto!!! A "casa povoada por filhos do demônio, que deve ser como se definem os espíritas, na religião deles." ficou parecendo a "casa povoada por filhos do demônio, que deve ser como os espíritas, na religião deles, se definem." Levei um certo tempo para entender o que você quis dizer...

    Com relação ao penúltimo parágrafo (preconceito), um comentário que faço é que as pessoas boas, normalmente não têm (ou têm pouca) malícia. Estas pessoas também têm pouca força, já que as que têm mais força (com raríssimas exceções) acabam descambando para o grupo dos gananciosos e ávidos por poder. Assim, as religiões, que deveriam resultar apenas no bem são TODAS ELAS manipuladas e aquelas que surgem como algo diferente são estigmatizadas pelas outras.

    Vou ver o filme...

    Abraço,

    ResponderExcluir
  12. Caro Homero.

    Também assisti o filme no sábado. Concordo com as suas observações. Os atores estavam excelentes, excessão ao Emanuel. Não convenceu.

    Quanto ao ocorrido com os evangélicos, é uma pena a influencia nefasta que recebem de seus ditos orientadores (pastores). Infelizmente, a ignorância assola.

    ResponderExcluir
  13. Caro Homero.

    Também assisti o filme no sábado. Concordo com as suas observações. Os atores estavam excelentes, excessão ao Emanuel. Não convenceu.

    Quanto ao ocorrido com os evangélicos, é uma pena a influencia nefasta que recebem de seus ditos orientadores (pastores). Infelizmente, a ignorância assola.

    ResponderExcluir
  14. Comentava eu com o João ontem, sobre esse lamentável episódio. É muita ignorância não???
    Uma vez, em uma missa de batismo, naquele insuportável senta - levanta - senta - levanta (que me desculpem os que gostam), o padre resolveu dar a sua opinião sobre as "outras" religiões, e, em suma, disse que as outras eram todas obras do demônio. Apenas o catolicismo é que era de Deus. Que Jesus estava esperando ele abrir a portinha das hóstias para sair e nos abençoar. Coitado de Jesus (pensei eu) não vê a hora de começar a missa para que ele possa ser libertado por algumas horas...rsrs é cada uma viu.
    E vou deixar para ler a parte sobre o filme, depois que vir...humpft! fica aí me contando o filme todo antes de nós, pobres mortais que não vão ao cinema na pré-estreia, assisti-lo. (INVEJA MATA, EU SEI!!!)
    Beijo.

    ResponderExcluir
  15. Homero acho super válido o comentário, pois na realidade ainda não tive oportunidade de ver o filme, mas o mais rápido possível vou assistir, pois o Chico Xavier como bem vc disse, é um espírito iluminado, e por falar no Espiritismo, assisti no Centro de Convenções RIBALTA na Barra da Tijuca um seminário com o Divaldo Franco, realmente vivi momentos pra mim de 09 às 13 da da tarde maravilhosos, que apesar de sempre ter ouvido falar do Divaldo, nunca tive a oportunidade antes de assistí-lo, mas aconselho qq pessoa, sendo simpatizante ou não da doutrina que assista, pois é uma lição de vida, independente de religião, quanto aos irmãozinhos Evangélicos, infelizmentea cúpula da religião deles fazem a cabeça dos mesmos, que por falta de dissernimento não param para fazer uma análise apurada do que é realmente o Espiritismo.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  16. Prezado Homero,

    Não fique decepcionado com os seus ídolos do Santos. Eles são provavelmente comprometidos com algum severo grupo religioso.
    São humanos, vulneráveis e tementes à censura dos demais seguidores da religião que abraçaram.
    Além de tudo isto, os atos que praticam são divulgados em tempo real pela mídia.
    Nem sempre a pressão dos grupos é suportável.
    Com espírito cristão procure compreendê-los e respeitá-los em sua fragilidade humana.

    Gostaria de receber novamente a parte inicial da monografia da sua filha. Ao esvaziar minha caixa, perdi o texto.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  17. Também sou espírita. Gosto dessa religião tanto pela coerência dos ensinamentos como também pelo esforço que os discípulos fazem para viverem segundo as orientações recebidas nos centros (sessões, leituras, caridade..).
    Um abraço

    ResponderExcluir
  18. Outro dia, Homero, passando os canais, parei e consegui ver,
    absolutamente perpelexa, um desses cultos em um desses canais
    evangélicos. A coisa é braba!!!
    E na plateia somente pessoas simples, ignorantes, benevolentes,
    tristes, pobres, marcadas, indefesas, doentes e..... a lista é
    imensa!!!!!
    Fiquei encantada com a costura que vc fez do filme com o episódio tão
    triste dos jogadores.
    Parabéns! Mesmo não gostando do filme!!!!!!!
    Meu abraço

    ResponderExcluir
  19. Chefe Homero, realmente pegou muito mal os jogadores não terem descido do ônibus, tentei buscar maiores detalhes para tentar entender melhor a situação. Pelo que pude ler, muitos jogadores não desceram do ônibus, acredito que os reais motivos ainda são ocultos para grande maioria. Uma parte menos significativa desse grupo é Cristã, e por isso, foram os mais criticados, a imprensa disse que foi por questões religiosas, fato esse que
    alguns deles realmente concordaram e outros motivos que também estão "ocultos". A analogia é muito bem usada em muitos casos, aliás temos também o
    artifício da inferência para tomarmos algumas conclusões, ou melhor ainda, observamos bem um ato falho de uma "autoridade" ou alguém que representa um grande grupo e acabamos entitulando todos como tendo aqueles mesmos atos.

    Considero um misto de anologia/inferência o comentário que você fez sobre os 3 jogadores: ".......uma casa povoada por filhos do demônio, que deve ser como se definem os espíritas, na religião deles. É a arma que os pastores podem usar na modernidade, pois queimar todos os espíritas em fogueiras ia pegar mal".


    É de conhecimento de todos os grandes gastos pessoais realizados por um líder de uma Igreja no Brasil, critica-se também a forma que essa denominação consegue convencer as pessoas a despreender quantias vultosas em troca de "milagres". Essa mesma Igreja representa em número de fiéis e de templos um percentual ínfimo, acredito eu que boa parte das Igrejas Tradicionais Evangélicas não têm comunhão com essa Igreja, mas o que vemos Hoje? Os comentários dos Evangélicos são restrito aos atos desse pequeno número não representativo da totalidade, devo me preocupar com isso????

    Se olharmos com uma visão Cristã o fato mencionado, sinceramente não vejo problema algum, pois uma coisa é não concordar com uma prática e outra coisa é não gostar das pessoas, devemos amar o próximo e não a prática que o próximo exerce. Os próprios Espíritas não se entitulam Religião propriamente dita, digamos que sugiram a uma tríplice: religião, ciência e filosofia, ou algo bem parecido, e entre os ensinamentos Espíritas o homem vive numa grande evolução. Dentro da Doutrina Espírita poderia arriscar a dizer que por trás de uma Maldição hereditária essas crianças estão tendo esses problemas de saúde?? Esse pensamento provavelmente não viria de um Cristão e por isso mais um motivo para não concordar com a não entrada no Lar...............

    Não sabemos os reais motivos daqueles jogadores, talvez seja mesmo religioso, sabe-se lá o que eles aprenderam. Será que ao invês de um lar Espírita fosse um Lar de meninos do Candomblê e os personagens fossem espíritas teríamos os mesmos comentários??????Eu não estava no ônibus e ninguém me convidou para distribuir ovos, aliás, vamos ser sinceros, nos bastidores muitos ajudam, porém nem todos conseguem colocar a cara e corpo dentro de um desses centros de tratamento, tem que ter mais do que fé, tem que entrar para arrancar sorrisos e não ficar mais triste do que eles que estão lá dentro, no final das contas, se essas crianças tivessem conhecimento desse evento com certeza ficariam mais triste do que estão.

    um grande abraço

    ResponderExcluir
  20. Caro amigo,
    Eu sabia que este e-mail chegaria, este filme não seria assistido por
    vc impunemente.
    Eu, privilegiada que fui de ter conhecido o Chico, me sinto emocionada
    e torcendo para que o filme tenha muita audiência.
    O Chico, que amparou minha mãe quando perdemos nosso irmão subitamente.
    O Chico do sorriso largo, do bom humor.
    O Chico, que tantas vezes ví batendo papo nas esquinas de Uberaba, ou
    sempre pronto a um encontro às tardes na Livraria Espírita, se fosse
    um ser humano como tantos, na singeleza e simplicidade que o
    caracterizvam, não fosse ele tão especial.
    O Chico recordista em venda de livros sem usufruir de um centavo.
    O Chico vizinho distante apenas uma quadra da escola que minha mãe
    dirigia e onde eu lecionei no bairro pobre.
    O Chico, que sabíamos ter garantido o "sopão" de nossas crianças à noite.
    O Chico, que a tantos confortou espiritualmente e não esperou nada em
    troca, nos ensinou a perdoar.
    Então, "perdoe os pobres de coração, eles não sabem o que fazem"
    Não entendo patavina de futebol. Eles estão jogando bem?

    ResponderExcluir
  21. Eu ainda não vi o filme, mas certamente o farei, ainda que minha orientação religiosa e espiritual seja diametralmente oposta.

    Respeito muito, sei que há muitas pessoas inclusive na PB que seguem esta doutrina, mas eu tenho minhas reservas contra tudo que vai de encontro ao que está na Bíblia Sagrada, nos Evangelhos.

    Apesar de não parecer, aliás, o mais famoso livro de Kardec é intitulado de EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, o cristianismo e o espiritismos são conflitantes, na medida em que o primeiro prega a resurreição e o segundo, a reencarnação.

    A Bíblia é muito clara em relação a este tema, e diz que não há possibilidade de comunicação entre os vivos e os mortos, e ponto. Ainda preconiza que Deus repudia e tem nojo de toda sorte de quiromancia, prognosticação, magia, ocultismo, consulta aos mortos etc. Á luz da Bíblia, dada esta intrasnponibilidade entre o mundo dos vivos e o dos mortos, Ela diz que toda tentativa de se prognosticar, ou consultar o futuro, com quem já morreu, na realidade a pessoa que o faz está se comunicando com espíritos imundos. Não duvido que haja espíritos, mas se a Bíblia diz que não é possível a comunicação entre os dois mundos, é nisto que vou crer, e o que acontece é que muitas pessoas não sabem disto, e por esta razão, não fazem por mal e estão imbuídas de nobreza, de compaixão, de amor, de dedicação, mas a Bíblia apresenta isto como um engodo. Não digo que as pessoas que acreditam o fazem por mal, que querem enaganar, buscam o engodo, não é isto, mas para mim, a única autoridade no mundo espiritual é Jesus Cristo, e Cristo prega a resurreição, não a reencarnação, por isto os ditames das duas doutrinas são contraditórios. Se a pessoa se purifica ao morrer e nascer, morrer e nascer, invalida todo o esforço que Cristo fez por cada um de nós na cruz. O espiritismo é uma doutrina pagã, que existe muitos séculos antes de Cristo, os egípcios, por exemplo, são a prova disto, eles criam na reencarnação. Mas a Bíblia diz que aos homens é dado morrer uma só vez, vindo depois disto, o juízo.
    A Bíblia nunca diz que ao homem está facultado morrer e renascer, mas sim, morrer uma única vez, e é nisto que eu creio, eu creio em Jesus e confesso que Ele é o salvador, o caminho, a verdade, a vida, ninguém vai ao Pai, senão por ele, e se ele diz que entre vivos e mortos não pode haver comunicação, se ao homem está dado morrer uma única vez, se Ele diz que Deus nos fala para não procurar contato com pessoas que já se foram, pois o que na realidade fazemos com isto é contactar-nos com os espíritos imundos, que também conhecem tudo sobre eu e você e podem imitar detalhes, como voz, por exemplo, é este o caminho que quero seguir, esta a verdade que quero que me guie.

    Mas nem por isso deixarei de ver o filme, preste bem atenção. Apenas meu direcionamento e meu posicionamento espiritual é diferente.

    ResponderExcluir
  22. Caro Homero, eu repassei o teu texto (ocultando o autor) para meus irmãos em São Paulo. Na minha adolescência passei por uma situação muito interessante, com relação a um amigo meu, vivo na época e que passava por momentos muito difíceis. Atualmente, meu irmão mais velho participa de reuniões mediúnicas em um centro. Eu não sei como esses fenômenos se manifestam, mas tenho um profundo respeito. Muito obrigado,

    ResponderExcluir
  23. adorei seu enfoque !! sobre o filme e sobre a visão do espiritismo.
    muito importante isso ser divulgado !

    hj não consegui sair de casa, creio q vc tb não tenha ido a cidade !!
    amanhã se o tempo deixar eu levarei o DVD !
    bjs

    ResponderExcluir
  24. Não sabia do episódio dos jogadores do Santos. REALMENTE LAMENTÁVEL e até triste perceber o nível de ignorância da turma.

    Obrigado pela crítica do filme. Está muito boa (as usual).

    Abraço

    ResponderExcluir
  25. Puxa Homero, confesso que me emocionei com seu relato. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  26. Prezado Homero,

    Eu li o seu e-mail e assisti ao filme de Chico Xavier.
    Parece que algumas críticas surgem de preconceitos, sem muito conhecimento sobre as construções da nossa civilização.
    As religiões são o meio para o exercício e crescimento da espiritualidade.
    Espiritualidade diz respeito, principalmente, aos valores que permeiam nossas existências e escolhas.
    Os rituais para o exercício destes valores são inúmeros. Alguns rituais são considerados religiões e outros seitas.
    É aconselhável que cada pessoa encontre o ritual com o qual se identifica.
    Talvez seja arriscado construir uma sociedade sem educar as crianças sobre os possíveis caminhos para esta prática.
    Em verdade, a vida é repleta de vicissitudes e os valores espirituais nos confortam e renovam como os materiais nem sempre o fazem.
    Penso que, apresentar aos filhos as possibilidades deste exercício e crescimento é um ato de amor.
    Abraços

    ResponderExcluir