quarta-feira, 16 de abril de 2025

Vinte e Uns de Abril

Nesta época, todo ano me lembro de um post meu de 13 anos atrás em que falo de um acúmulo de feriados 'por esses dias'.  Normalmente,  são 'pontes' em profusão, como se chama corporativamente o dia de trabalho enforcado entre um e outro feriado ou domingo, uma 'verdadeira festa' para a improdutividade... 
Neste 2025, a festa dos trabalhadores cansados vai ser completa, com 6 (SEIS!!!) dias em seguida, porque começa na sexta-feira, 18 de abril, que é Santa, e vai até quarta-feira, 23 de abril, incluindo, claro, a ponte da 3ª feira.
Na época de pandemia, tanto fez se era feriado ou não, já estava todo mundo em casa, ou deveria estar, quem pôde, enfim, mas as datas foram celebradas, claro.

Bem, voltemos!

Sobre o primeiro daqueles 'Uns' do título, em anos normais, ele tinha dois motivos que sempre me marcaram. O 21 de abril de minha infância ficou marcado pela imagem de um dentista heróico sendo enforcado como exemplo e esquartejado pela Corte Portuguesa, e tendo suas partes espalhadas pela cidade e sua cabeça barbuda fincada num poste. Até hoje, a imagem impressiona!

O 21 de abril adulto veio quando conheci minha primeira e única futura sogra, que faria anos hoje, e que eu celebrei durante quase 40 anos. Neste ano de 2025, ela faria a bonita idade de 103 anos, sendo 55 de dedicação a um filho doente. Desde 2016, ela está em outro plano junto ao filho querido, que se fora em 2008. A data do documento dela era 22 de abril, mas sempre celebramos junto do Tiradentes. E sempre recebemos, comovidos, mensagens de amigos que se lembram dela, uma verdadeira heroína! 

Obrigado, Dona Mira,  por ter feito parte de minha vida!

Mesmo lá em cima, ela deve ainda gostar de ouvir música. 

Portanto, maestro, Música Pra Vovó!!! 

A data também celebra, desde 1961, o aniversário da capital federal, Brasília, magnificamente projetada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, na forma de um avião, em que a cabine de comando une os três poderes, que deveriam trabalhar juntos mas independentes, mas hoje em dia sendo vilipendiados...

E, lá do outro lado do Atlântico, a Rainha da Inglaterra completaria 99 anos no mesmo 21 de abril, mas ela se foi em 2022, depois de ter trabalhado com 16 Primeiros Ministros, e conhecido 13 presidentes americanos, tendo presenciado o início e o fim de guerras (infelizmente se foi antes de ver o fim desta insanidade no Leste Europeu, mas se foi antesda outra, no Oriente Médio), tendo presenciado o início e o fim dos Beatles (porém não viu o fim dos Stones, nem de Keith Richards), e passado ao largo de quaisquer pandemias, e sobrevivido até a um obituário equivocado da Folha de São Paulo nesta mesma época três anos atrás).

Eu, na minha condição de beatlemaníaco explícito, jamais poderia deixar de celebrar também um 21 de abril muito especial. Foi em 1990, foi no Maracanã, e EU ESTAVA LÁ!   Sim, no 1º show de Paul McCartney no Brasil, que garantiu a ele um lugar no livro dos recordes, com 184 mil pagantes num show de artista solo!!!



O segundo dos 'uns' também vem da infância, e vem um uma rima histórica: no ano 1500, em 22 de abril, Pedro Álvares Cabral 'descobriu' o Brasil. Ele e os portugueses que lhe seguiram nos impuseram uma colonização de exploração, expatriando nossas riquezas por séculos a fio, que rima com Brasil e Abril. Mas fora isso, fizeram um bom trabalho expandindo nossas fronteiras e criando este país continental e varonil, que rima com os outros três em nosso céu cor de anil. Em tempo, esse dia nunca foi feriado, nunca entendi o porquê! Nos Estados Unidos e outros países latinoamericanos, é celebrado o Columbus Day, o famoso 12 de outubro (a descoberta se deu em 1492), que aqui também é feriado, por outro motivo. As aspas ali de cima são porque, hoje em dia, se contesta esse 'descobrimento', já que aqui quando chegaram, encontraram os índios, digo, indígenas. Pode ser que a data seja até modificada para 'invasão'.

E o 3º dos 'UNs' também é feriado, mas só aqui no estado do Rio de Janeiro, que tem São Jorge como padroeiro, e em uns poucos outros estados. Sinceramente, muito respeito pela devoção, mas não dá pra admitir que se deixe de trabalhar mais um dia por causa disso. Coisa de deputado estadual vagabundo, assim como a corja que o aprovou, comandados por pai e filho que foram investigados e presos. Um deles até já morreu.

O Santo Guerreiro, que também é venerado na umbanda, como Ogum, padroeiro de cidades, como Moscou, Barcelona e Beirute, e países, como Inglaterra, Etiópia Geórgia, e, claro, Portugal, o país que a inspiração também dos outros dois Vinte e Uns.

E 22 também é o Dia da Terra, sim, o Terra Planeta, instituído pela ONU em 2009 pela preservação de nosso astro natal.

Eu poderia incluir nas vizinhanças também o Dia do Índio, digo, do Indígena mas ...
o problema é o seguinte: 
19 não é 20 (hehehe). 

.. então, não se encaixa nos Vinte e Uns.

Vamos ficando por aqui!

Um abraço

Homerix Celebrando o Feriadão Ventura

Marcadores:

quinta-feira, 10 de abril de 2025

As Melhores Análises de Canções do Homerix


Felizmente, foram muitas as vezes em que ouvi o seguinte comentário..

Homerix, desta vez você se superou!

Ou

Esta foi sua melhor análise de canções dos Beatles!

O primeiro lança um desafio de eu sempre tentar ser melhor que a última vez.

A segunda, sei lá, está em discussão...

Resolvi fazer um compêndio  das que EU acho minhas melhores.

Vou começar pelas duas que geraram esse comentário recentemente... por ocasião da celebração dos 55 anos do LP Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band

A 1ª foi logo a primeira, a da canção título. Aqui, neste LINK

https://blogdohomerix.blogspot.com/2021/02/sgt-peppers-lonely-hearts-club-band-o.html

E depois, a de anteontem, She's Leaving Home, com o drama familiar a menina que sai de casa!

https://blogdohomerix.blogspot.com/2021/02/shes-leaving-home-de-chorar.html

Ai veio a canção seguinte, que relancei hoje, e que também merece concorrer, fazer o quê, o retrato de um parque de diversões do Século XIX, com incríveis manobras de gravação.

https://blogdohomerix.blogspot.com/2021/02/being-for-benefit-of-mr-kite-venham.html 

E ESTA TEM ÁUDIOOOO!! CLIQUE AQUI... https://vocaroo.com/11ba0Y7ql3Ac


Mas deixa eu sair do Sgt. Pepper's senão virão outras do álbum, decerto, e eu quero passear por outros cantos e contos do catálogo Beatle... só que não .. não dá para deixar Sgt. Pepper's sem mostrar a antológica canção que o fecha, A Day In The Life!

https://blogdohomerix.blogspot.com/2021/02/a-day-in-life.html


Voltemos um ano no tempo e encontraremos algumas outras candidatas, e tenho certeza que este panteão da solidão encontrará lugar entre as melhores, a solidão de Eleanor Rigby e Father McKenzie... 

https://blogdohomerix.blogspot.com/2021/01/eleanor-rigby-panteao-da-solidao.html


E seguimos no mesmo ano e álbum (Revolver foi o único álbum de 1966), com uma inicialmente singela canção infantil, que serviria de veículo para Ringo brilhar, e acabou se tornando um ícone da contracultura e um libelo contra a Guerra do Vietnã, isso sem contar a efeméride que foi sua gravação... 

https://blogdohomerix.blogspot.com/2021/01/yellow-submarine-captain-full-speed.html


No mesmo ano, fiquei feliz de entregar aos meus leitores uma análise digna a Tomorrow Never Knows, uma revolução de per si, cheia de novidades técnicas que viriam a ser utilizadas por outros artistas

https://blogdohomerix.blogspot.com/2021/01/tomorrow-never-knows-ringo-disse.html


Registre-se outra preferida minha, ainda em 66 no único compacto de inéditas do ano. Ela é Paperback Writer, com muita história pra contar, primeira disso, primeira daquilo, enfim!!

https://blogdohomerix.blogspot.com/2021/06/paperback-writer-nao-volto-mais.html

E ESTA TEM ÁUDIOOOO!! CLIQUE AQUI... https://1drv.ms/u/s!AlnXRBU9tt5AiNlMqkYW7t2Gea5ugA


Engrenando a máquina do tempo para um ano antes, 1965 foi, ao mesmo tempo, o fim da Beatlemania (HELP!) e o começo da revolução (Rubber Soul). Vou escolher três canções daquele ano, coincidentemente as três lançadas em compacto. E como estou indo de trás pra frente começo pela última lançada, em dezembro, We Can Work It Out, em compacto com Day Tripper, nenhuma delas aparecendo em Rubber Soul. Mas na análise, eu aponto para duas do álbum, justamente as outras duas DR's de Paul com Jane Asher, com era esta, esccolhida a figurar no rol de minhas melhores análises. 

https://blogdohomerix.blogspot.com/2021/06/we-can-work-it-out-podemos-soluciornarlo.html

E ESTA TEM ÁUDI000O!! CLIQUE AQUI... https://1drv.ms/u/s!AlnXRBU9tt5AiNdXE2Gem_PKBmvYZg


E outras duas estão também no LP HELP! um semestre antes, base do 2º filme dos Beatles, e foram lançadas antes em compactos. A canção título, com seu apelo real do autor John pedindo 'SOCORRO!" com grande ajuda de seus amigos Paul e George em estonteantes harmonias vocais.

https://blogdohomerix.blogspot.com/2021/07/help-i-need-somebody.html


E a estranha história de amor não correspondido de John por uma prostituta, que tinha uma 'permissão para amar', com direito a estonteantes vocais agudos de Paul, Ticket To Ride.

https://blogdohomerix.blogspot.com/2020/12/ticket-to-ride-uma-cancao-de-help.html


Terminado 65, passamos a 64? Nãããõ! Não posso 'passar de ano' sem mencionar a mais regravada canção da história, Yesterday, que mereceu uma boa análise da parte deste analista. Ela terminava o LP HELP" segundo o catálogo oficial

https://blogdohomerix.blogspot.com/2020/10/yesterday-mais-regravada-cancao-dos.html


Agora, sim, a 1964, o ano da conquista da América, e abrimos o ano com a canção que abriu caminho para essa importante degrau na carreira dos Beatles. Só que não, a canção em epígrafe havia sido lançada em 1963. Era I Wanna Hold Your Hand, que não saiu em nenhum LP, mas em um compacto arrebatador!

https://blogdohomerix.blogspot.com/2021/06/i-wanna-hold-your-hand-aquele-toque.html


BEM... AS TOP TEN DO CARTAZ SÃO 15 ...

MAS TÁ VALENDO






Enfim, se for esperar



Marcadores: ,