Nesta época, todo ano me lembro de um post meu de 13 anos atrás em que falo de um acúmulo de feriados 'por esses dias'. Normalmente, são 'pontes' em profusão, como se chama corporativamente o dia de trabalho enforcado entre um e outro feriado ou domingo, uma 'verdadeira festa' para a improdutividade...
Neste 2025, a festa dos trabalhadores cansados vai ser completa, com 6 (SEIS!!!) dias em seguida, porque começa na sexta-feira, 18 de abril, que é Santa, e vai até quarta-feira, 23 de abril, incluindo, claro, a ponte da 3ª feira.
Na época de pandemia, tanto fez se era feriado ou não, já estava todo mundo em casa, ou deveria estar, quem pôde, enfim, mas as datas foram celebradas, claro.
Sobre o primeiro daqueles 'Uns' do título, em anos normais, ele tinha dois motivos que sempre me marcaram. O 21 de abril de minha infância ficou marcado pela imagem de um dentista heróico sendo enforcado como exemplo e esquartejado pela Corte Portuguesa, e tendo suas partes espalhadas pela cidade e sua cabeça barbuda fincada num poste. Até hoje, a imagem impressiona!O 21 de abril adulto veio quando conheci minha primeira e única futura sogra, que faria anos hoje, e que eu celebrei durante quase 40 anos. Neste ano de 2025, ela faria a bonita idade de 103 anos, sendo 55 de dedicação a um filho doente. Desde 2016, ela está em outro plano junto ao filho querido, que se fora em 2008. A data do documento dela era 22 de abril, mas sempre celebramos junto do Tiradentes. E sempre recebemos, comovidos, mensagens de amigos que se lembram dela, uma verdadeira heroína!
Portanto, maestro, Música Pra Vovó!!!
O segundo dos 'uns' também vem da infância, e vem um uma rima histórica: no ano 1500, em 22 de abril, Pedro Álvares Cabral 'descobriu' o Brasil. Ele e os portugueses que lhe seguiram nos impuseram uma colonização de exploração, expatriando nossas riquezas por séculos a fio, que rima com Brasil e Abril. Mas fora isso, fizeram um bom trabalho expandindo nossas fronteiras e criando este país continental e varonil, que rima com os outros três em nosso céu cor de anil. Em tempo, esse dia nunca foi feriado, nunca entendi o porquê! Nos Estados Unidos e outros países latinoamericanos, é celebrado o Columbus Day, o famoso 12 de outubro (a descoberta se deu em 1492), que aqui também é feriado, por outro motivo. As aspas ali de cima são porque, hoje em dia, se contesta esse 'descobrimento', já que aqui quando chegaram, encontraram os índios, digo, indígenas. Pode ser que a data seja até modificada para 'invasão'.E o 3º dos 'UNs' também é feriado, mas só aqui no estado do Rio de Janeiro, que tem São Jorge como padroeiro, e em uns poucos outros estados. Sinceramente, muito respeito pela devoção, mas não dá pra admitir que se deixe de trabalhar mais um dia por causa disso. Coisa de deputado estadual vagabundo, assim como a corja que o aprovou, comandados por pai e filho que foram investigados e presos. Um deles até já morreu.
O Santo Guerreiro, que também é venerado na umbanda, como Ogum, padroeiro de cidades, como Moscou, Barcelona e Beirute, e países, como Inglaterra, Etiópia Geórgia, e, claro, Portugal, o país que a inspiração também dos outros dois Vinte e Uns.E 22 também é o Dia da Terra, sim, o Terra Planeta, instituído pela ONU em 2009 pela preservação de nosso astro natal.
Vamos ficando por aqui!
