-

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Música para Vovó



Desde que Carlinhos se foi, Dona Mira deixou de ter uma grande quantidade de atividade, física e mental, claro, afinal foram 55 anos cuidando do menino desde o raiar do sol, tirando-lhe a roupa, aí aparelho, cadeira de banho, banheiro, dando café, aí estágio para evacuação, dando banho, aí aparelho, cama, pondo-lhe a roupa, aí aparelho, cadeira de rodas, dando almoço, aí aparelho, cama, descanso, ufa! A faina matinal era intensa. Um pouco dessa vida procurei descrever em 2007, no texto abaixo, pra quem não conhece.
Procuramos, então, ocupar a mentezinha dela de alguma maneira e proporcionar-lhe momentos felizes. Sempre que possível.

Uma boa fonte tem sido os DVDs de shows. Às 10 e meia, mais ou menos, a Renata sempre leva ela até a sala, põe ela sentadinha no sofá, e coloca algum DVD. Desde que descobrimos esse filão, nossas visitas, reais ou virtuais, a Lojas Americanas e Saraiva, passaram a ter sempre uma passagem pela seção de musicais.  

Começou com as duplas (ditas) sertanejas, depois vieram, os sambinhas tipo Cidade Do Samba, Barzinho e Violão, e cantores românticos, tipo Fábio Jr, Agnaldo Rayol, Leonardo, Simone, Roberto Leal, Daniel, claro, Roberto Carlos, a coisa passa para música clássica, especialmente com os shows comandados pelo maestro e violinista Andre Rieu, (ainda vou escrever sobre isso), e voltando à popular, o espectro ampliou-se para música internacional, com Celine Dion, Barbra Streisand, Abba, Rod Stewart, a variedade é grande, eu boto mesmo Paul McCartney (ela gosta), e PASME, (vou até mudar fonte, tamanho e cor)...
... o show que ela MAIS GOSTA é o
DVD Hell Freezes Over, com os Eagles.



Ela sempre  (já viu umas 20 vezes) acaba o show realizada, com a qualidade dos músicos, das interpretações, das canções, especialmente, claro, Hotel California, num arranjo acústico sensacional (assista neste link). Claro que esta lhe traz memórias da época de Houston, quando Felipe, então começando a tocar violão, passeava por aquele dedilhado e riff famosos e acompanhava Renata cantando lindamente aquela letra longa e envolvente, para deleite da vovó. Faz tempo que não fazem isso.

Numa certa manhã de feriado no RIo, passei na sala, dei bom dia à vovó, que já estava em seu posto, preparei meu café com leite, pão com manteiga, e voltei à sala para tomá-lo, e acompanhá-la, assistindo a Emoções Sertanejas, com astros do setor cantando Roberto Carlos Songs.





Confesso que peguei um trecho interessante, devo admitir. Gian e Giovani estavam acabando de levar bem 'Eu Te Amo' e chamaram uma surpreendente Martinha, ainda usando mini-saia aos 61 anos, e cantando melhor que na época da Jovem-Guarda, pois sua voz quase sumia. Agora, a voz está rouca, provavelmente devido ao cigarro, e ela cantou uma canção linda do Rei, que eu não conhecia, chamada 'Alô'. Quando ela chamou Bruno e Marrone, foi um bom momento para eu me levantar e me preparar para andar de bicicleta. Quando voltei à sala, já se haviam ido e lá estavam Paula Fernandes ao violão e Dominguinhos no acordeon, cantando 'Caminhoneiro', muito bem. A voz dela, que eu achara inadequada para canções da Jovem Guarda no especial do Rei, ficou perfeita aqui. Dominguinhos fez uma segunda voz absolutamente ajustada, durante toda a primeira parte da música, não apenas no refrão; veio a segunda parte, e eles trocaram, agora, com ele no lead vocal e num meio-tom abaixo, e ela fazendo uma segunda voz perfeita. Olha, seguro que foi um grande momento.

 
E deu pra ver porque Roberto ficou encantado com ela, desta vez num vestido menos curto....

Aí, ela chamou Sérgio Reis (gosto dele, pois canta o sertanejo de raiz, tipo Menino da Porteira, Panela Velha), mas era hora de ir embora!!

Bem, seguindo nos favoritos, o da hora, em 2013 foi Daniel Boaventura, com ótima seleção de clássicos americanos e italianos. Ela simplesmente adora!!

Abraço


Homero Sertanejando Ventura

4 comentários:

  1. Homero

    Sugiro a você, se é que você já não providenciou, adquirir o DVD do musical "Sassaricando - e o Rio inventou a marchinha" (tem na Saraiva do Rio Sul) e incluí-lo na lista tos temas para a vovò.

    O musical é simplesmente sensacional, com uma atuação de gala dos 6 artistas, com destaque para os solistas Eduardo Dussek (dispensa comentários) e Soraia Ravenle (que na minha opinião é uma das melhores artistas brasileiras).

    O musical reestreou na semana passada, na sua 5ª temporada no teatro Carlos Gomes. Eu já assisti 3 vezes e vou assistir novamente.

    Um belo programa para a sua avó. Tenho certeza que ela irá se divertir muito e vai pedir bis.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Caro Homerix, com o conteúdo deste email, senti-me realmente seu seguidor - um twiteiro de carne, osso e alma -, daqueles que não saem de casa sem antes saber se o "seguido" já acordou, a que horas tomou café da manha, o que comeu, o que fez e ainda pretendia fazer durante o resto da manhã, etc...

    ...se o "seguido" não fosse você, confesso que reveria meus conceitos...rs.

    Diga a vovó que ela tem um admirador do outro lado do Rio de Janeiro que lhe manda um abraço e obrigado por partilhar essa preciosidade de sua vida...

    O solo de guitarra (..e que guitarra !!) de "Hotel California" é realmente clássico.

    Forte abraço,

    ResponderExcluir
  3. Homerix... estás um twisteiro mais do que profissional, seguido por apaixonados e ligado em seus interessantíssimos trabalhos... estou ficando um deles.
    Gostei muito do comentário do Rómulo...
    A propósito recebi contato imediato de 1º grau de seu irmão, respondi por e-mail com cópia para você...pois és citado com veemência.
    Paulus

    ResponderExcluir
  4. A Dona Zulmira já tinha o bom gosto pela música. Você conseguiu reativar o seu interesse depois da enorme perda, graças ao DVD de brinde numa promoção na compra de azeite português. Não foi? Em que pese o seu natural e saudável hábito pela otimização de custos, o que importa é que ela ganhou uma motivação adicional para ganhar ânimo e renovar a vida. Isso é notável, isso é muito humano.

    ResponderExcluir