-

sábado, 14 de outubro de 2023

As Melhores Análises de Canções do Homerix

Em primeiro, deixe-me fixar esta data em que tive a motivação para fazer o presente levantamento. Estamos em 16 de junho de 2022.

__________________________

Felizmente, foram muitas as vezes em que ouvi o seguinte comentário..

Homerix, desta vez você se superou!

Ou

Esta foi sua melhor análise de canções dos Beatles!

O primeiro lança um desafio de eu sempre tentar ser melhor que a última vez.

A segunda, sei lá, está em discussão...

Resolvi fazer um compêndio  das que EU acho minhas melhores.

Vou começa pelas duas que geraram esse comentário recentemente... por ocasião da celebração dos 55 anos do LP Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band

A 1ª foi logo a primeira, a da canção título. Aqui, neste LINK

https://blogdohomerix.blogspot.com/2021/02/sgt-peppers-lonely-hearts-club-band-o.html

E depois, a de anteontem, She's Leaving Home, com o drama familiar a menina que sai de casa!

https://blogdohomerix.blogspot.com/2021/02/shes-leaving-home-de-chorar.html

Ai veio a canção seguinte, que relancei hoje, e que também merece concorrer, fazer o quê, o retrato de um parque de diversões do Século XIX, com incríveis manobras de gravação.

https://blogdohomerix.blogspot.com/2021/02/being-for-benefit-of-mr-kite-venham.html 

Mas deixa eu sair do Sgt. Pepper's senão virão outras do álbum, decerto, e eu quero passear por outros cantos e contos do catálogo Beatle... só que não .. não dá para deixar Sgt. Pepper's sem mostrar a antológica canção que o fecha, A Day In The Life!

https://blogdohomerix.blogspot.com/2021/02/a-day-in-life.html

Voltemos um ano no tempo e encontraremos algumas outras candidatas, e tenho certeza que este panteão da solidão encontrará lugar entre as melhores, a solidão de Eleanor Rigby e Father McKenzie... 

https://blogdohomerix.blogspot.com/2021/01/eleanor-rigby-panteao-da-solidao.html

E seguimos no mesmo ano e álbum (Revolver foi o único álbum de 1966), com uma inicialmente singela canção infantil, que serviria de veículo para Ringo brilhar, e acabou se tornando um ícone da contracultura e um libelo contra a Guerra do Vietnã, isso sem contar a efeméride que foi sua gravação... 

https://blogdohomerix.blogspot.com/2021/01/yellow-submarine-captain-full-speed.html

No mesmo ano, fiquei feliz de entregar aos meus leitores uma análise digna a Tomorrow Never Knows, uma revolução de per si, cheia de novidades técnicas que viriam a ser utilizadas por outros artistas

https://blogdohomerix.blogspot.com/2021/01/tomorrow-never-knows-ringo-disse.html

Registre-se outra preferida minha, ainda em 66 no único compacto de inéditas do ano. Ela é Paperback Writer, com muita história pra contar, primeira disso, primeira daquilo, enfim!!

https://blogdohomerix.blogspot.com/2021/06/paperback-writer-nao-volto-mais.html

Engrenando a máquina do tempo para um ano antes, 1965 foi, ao mesmo tempo, o fim da Beatlemania (HELP!) e o começo da revolução (Rubber Soul). Vou escolher três canções daquele ano, coincidentemente as três lançadas em compacto. E como estou indo de trás pra frente começo pela última lançada, em dezembro, We Can Work It Out, em compacto com Day Tripper, nenhuma delas aparecendo em Rubber Soul. Mas na análise, eu aponto para duas do álbum, justamente as outras duas DR's de Paul com Jane Asher, com era esta, esccolhida a figurar no rol de minhas melhores análises. 

https://blogdohomerix.blogspot.com/2021/06/we-can-work-it-out-podemos-soluciornarlo.html

As outras duas estão também no LP HELP! um semestre antes, base do 2º filme dos Beatles, e foram lançadas antes em compactos. A canção título, com seu apelo real do autor John pedindo 'SOCORRO!" com grande ajuda de seus amigos Paul e George em estonteantes harmonias vocais.

https://blogdohomerix.blogspot.com/2021/07/help-i-need-somebody.html

E a estranha história de amor não correspondido de John por uma prostituta, que tinha uma 'permissão para amar', com direito a estonteantes vocais agudos de Paul, Ticket To Ride.

https://blogdohomerix.blogspot.com/2020/12/ticket-to-ride-uma-cancao-de-help.html

Terminado 65, passamos a 64? Nãããõ! Não posso 'passar de ano' sem mencionar a mais regravada canção da história, Yesterday, que mereceu uma boa análise da parte deste analista. Ela terminava o LP HELP" segundo o catálogo oficial

https://blogdohomerix.blogspot.com/2020/10/yesterday-mais-regravada-cancao-dos.html

Agora, sim, a 1964, o ano da conquista da América, e abrimos o ano com a canção que abriu caminho para essa importante degrau na carreira dos Beatles. Era I Wanna Hold Your Hand, que não saiu em nenhum LP, mas em um compacto arrebatador!







Enfim, se for esperar



Nenhum comentário:

Postar um comentário