-

domingo, 23 de abril de 2017

Vinte e Uns de Abril

Nessa época, todo ano me lembrava de um  post meu de 6 anos atrás em que falo desta época do ano e seu acúmulo de feriados. Teve ano, aqui no Rio que terça e quinta, dia sim, dia não. Uma festa para a produtividade nacional...

Sobre o primeiro daqueles 'uns' do título, tinha dois motivos que me marcam. O 21 de abril de minha infância ficou marcado pela imagem de um dentista heróico sendo enforcado e esquartejado, pela Corte portuguesa, e tendo suas partes espalhadas pela cidade e sua cabeça barbuda fincada num poste. Até hoje, a imagem impressiona. Muito boa a novela que levou uma história possível de uma filha dele, no ano passado!

O 21 de abril adulto veio quando conheci minha primeira e única futura sogra, que faiaanos nesse dia, e que eu celebrava já há 37 anos. Hoje ela faria a bonita idade de 94 anos, sendo 55 de dedicação a um filho doente. Agora, ela está em outro plano. 
Por essa perda é que eu devo ter esquecido de saudar a sequência...

De qualquer modo, ela deve ainda gostar de ouvir música. Portanto, maestro, Música Pra Vovó!!! 



O segundo dos 'uns' também vem da infância, e vem um uma rima histórica: no ano 1500, em 22 de abril, Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil. Ele e os portugueses que lhe seguiram nos impuseram uma colonização de exploração, expatriando nossas riquezas por séculos a fio, que rima com Brasil e Abril. Mas fora isso, fizeram um bom trabalho expandindo nossas fronteiras e criando este país continental e varonil, que rima com os outros três. Em tempo, esse dia nunca foi feriado, mas como  neste ano coincidiu com um sábado, também foi dia de ócio remunerado!

E o terceiro 'um' também é feriado, mas só aqui no estado do Rio de Janeiro e uns poucos outros estados. Só que hoje é domingo. Sinceramente, muito respeito pela devoção, mas não dá pra admitir que se deixe de trabalhar mais um dia por causa disso. Coisa de deputado vagabundo, assim como a corja que o aprovou...

O santo guerreiro, que também é venerado na umbanda, como Ogum, é padroeiro de cidades, como Moscou e países,  como Inglaterra, Geórgia, e, claro, Portugal, a inspiração também dos outros dois vinte e uns

E tem mais o Dia da Terra, o Terra planeta, foi instituído pela ONU em 2009 pela preservação de nosso astro natal.

Vamos ficando por aqui!

Um abraço

Homerix Celebrando o Feriadão mas Trabalhando Ventura

13 comentários:

  1. Belíssimo post, Homero...

    ResponderExcluir
  2. Bravo pela concatenação do texto, Homerix, parabens atrasado à vovó... e a voçe por esta fidelidade que tenho a grata honra de atestar... se preciso for!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. A Monarquia britânica está mostrando a importância que tem uma Família Real para uma nação.

    Os críticos dizem que "a Família Real é fonte de gastos para os ingleses". Mentira. A Família Real e seus ritos e monumentos são atrações turísticas na Inglaterra. Milhões de libras por ano atraem para o país. O casamento de William e Kate, agora, a mesma coisa...

    Sou Monarquista pelo fato de que sou a favor do Monarca enquanto guardião de metas de longo prazo para uma nação. Sou anti-presidencialista porque julgo o Presidencialismo o pior dos regimes políticos. Ainda mais nessa América Latina tão paternalista...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou republicano. Sou da tese que o regime monárquico britânico, paradoxalmente, absorveu principios republicanos e, por isso, sobreviveu. É por isso que a rainha não manda nada, quem toma todas as decisões que importam é o primeiro ministro, eleito pelo povo. A monarquia britânica se mantêm por tradição e por inércia, afinal para que mudar se assim está funcionando? Mas seria meio absurdo, talvez até meio ridículo, implantar uma monarquia onde já não existe esta tradição.

      Não é o presidente que assume característica paternalista. Os norte americanos são presidencialistas e não são paternalistas, longe disso. A maneira como o poder é exercido é que torna o país mais ou menos paternalista e não o seu formato.

      Excluir
  4. Homero, Tiradentes foi o bode espiatorio, os caras impotantes foram deportados, fugiram....como sempre, sobrou para os mais fracos. Mas ele virou simbolode luta pela independência, liberdade, etc. Quanto aos feriados, ora, Homero, nos trabalhamos muito mais horas do que os países desenvolvidos, que tem tantos feriados quanto nos! E sabe porque eles são ricos? Porque tomaram conta da economia do mundo, colonizaram o planetas inteiro, e quem paga a conta somos nos! Ou você acha que quem paga as guerras dos Eua e o consumidor americano? São eles que tem multinacionais por todo mundo, que mandam bilhões de dólares para o pais deles. São eles que nos mostram o que comer, vestir, pensar, consumir....Não sou xenófoba, nem radical...e só realidade nua e crua...gosto de varias coisas dos Eua, acho a Europa o máximo, mas tento não ser deslumbrada....se elestivessem ficado só na Europa eu nem estaria aqui, mas o mundo ia ser mais feliz....o Jardim do Eden era aqui! Para que ficar trabalhando feito louco se estava tudo a mão? Isso e para quem fica no mínimo três meses debaixo de neve, ou no escuro! Eu queria era ser índio!....rs...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizer que um determinado país é rico porque "explora" os outros é "meio" antigo, uma filosofia já ultrapassada. A "ventura ou desventura" dos países são muito melhor explicadas por razões internas aos próprios países. Como explicar a força do Japão, por exemplo, sem recursos naturais apreciáveis ou colônias e seu grande desenvolvimento?

      A implantação de multinacionais nos países subdesenvolvidos exige, no início, um grande desembolso de capital. Os dividendos que retornam ao páis de origem são uma parte do valor já investido, vide a própria Petrobras. Além de criar empregos, renda, arredadação de impostos e compartilhar/transferir tecnologia. Ninguém é obrigado a "comer, vestir, pensar, consumir ..." como os outros países, é uma opção de cada um. Mas porque não, se assim quisermos? Desde que haja a opção da reciprocidade, ou seja, comércio de dupla via.

      Mas, quanto ao feriado, o que realmente importa é a produtividade do trabalhador. Se as pessoas forem bem educadas e formadas, serão mais eficientes e poderão trabalhar melhor mesmo com menos tempo no escritório. Se não tivermos estes mesmos meios, então precisamos trabalhar mais para igualar aqueles países com melhor educação. Simples.

      Excluir
  5. Abril é cheio de acontecimentos,já no primeiro dia tem o aniversário do nefasto golpe de primeiro de abril de 1964...

    ResponderExcluir
  6. Parabens querida D. Mira!!!!
    Muitas felicidades e que vc completa seus lindos 89 an0s com muita alegria e muita festa!!!!
    Bjs grandes.
    Tere

    ResponderExcluir
  7. Somos todos mamelucos. Temos sangue de índio, negro e branco. A culpa do atraso tecnológico do país é da Petrobras. Um reduto de parasitas.

    ResponderExcluir
  8. Está escrito assim Disse Deus ainda mais a Moisés: assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, me enviou a vós outros; este é o meu nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração Êxodo 3: 15 e em está escrito: Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor!Salmo 144:15 e também O meu povo erra por não conhecer as escrituras Oséias 4:6 Bjkas Flavia Leal

    ResponderExcluir
  9. Merix,
    Também fiquei impressionadíssimo com a imagem na infância, mas agora seu que não estou só neste trauma.
    Parabéns a sua sogra e Viva São Jorge.
    Antes de ser feriado a data de comemoração litúrgica da Santo Guerreiro, lembro de penar muuuiiiito no trânsido por conta das celebrações. Em 23 de abril de uns bons anos atrás, a minha penosa viagem de JPA ao centro, que já era normal chegar a 1:30, levou mais de 3:00, pois o caminho do extinto 284 passava pela igreja em homenagem ao santo no Campo de Santana. Anos antes, voltando da UERJ para JPA depois de uma jornada de esstágio seguida de aulas noturnas, levei nem seu quanto tempo para voltar para casa, de pé no 267 ou 266, não lembro bem. A opção foi apear e pegar outro coletivo depois da igreja em homenagem ao santo, em Pilares. Vários pontos da cidade, realmente, param, portanto, o feriado parece bastante conveniente, eu acho.
    Bons ventos,

    ResponderExcluir
  10. A propósito do Dia da Terra e do Descobrimento do Brasil, 19 de abril é Dia do Índio, propositalmente antes do descobrimento.
    E ainda tem a marchinha de carnaval que ensina errado:
    "Quem foi que inventou o Brasil? Foi "Seu" Cabral! Foi "Seu" Cabral!
    No dia 21 de abril (!!!), dois meses depois do carnaval!"

    ResponderExcluir