-

domingo, 17 de abril de 2022

Vinte e Uns de Abril, com Carnaval

Nessa época, todo ano me lembro de um  post meu de 10 anos atrás em que falo desta época do ano e seu acúmulo de feriados. Este ano, aqui no Rio, nem tanto pois um deles cai no sábado, mas traz uma novidade, o Carnaval fora de época na Sapucaí. Em São Paulo vai ter também. Em suma, dia sim, dia não, pontes em profusão, uma 'festa' para a improdutividade nacional...

Ano passado, complicado ano de pandemia, tanto fez se era feriado ou não, já estava todo mundo em casa, ou deveria estar, quem pôde, enfim, mas as datas foram celebradas, claro.

Bem, voltemos!

Sobre o primeiro daqueles 'uns' do título, em anos normais, ele tinha dois motivos que sempre me marcaram. O 21 de abril de minha infância ficou marcado pela imagem de um dentista heróico sendo enforcado e esquartejado pela Corte Portuguesa, e tendo suas partes espalhadas pela cidade e sua cabeça barbuda fincada num poste. Até hoje, a imagem impressiona!

O 21 de abril adulto veio quando conheci minha primeira e única futura sogra, que faria anos hoje, e que eu celebei durante quase 40 anos. Neste ano, ela faria a bonita idade de 100 anos, sendo 55 de dedicação a um filho doente. Agora, ela está em outro plano. A data do documento dela era 22 de abril, mas sempre celebramos junto do Tiradentes. E sempre recebemos, comovidos, mensagens de amigos que se lembram dela, uma heroína! Obrigado!

De qualquer modo, ela deve ainda gostar de ouvir música. 
Portanto, maestro, Música Pra Vovó!!! 
http://blogdohomerix.blogspot.com/2011/01/musica-para-vovo.html

A data também celebra, desde 1961, o aniversário da capital federal, Brasília, magnificamente projetada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, na forma de um avião, em que a cabine de comando une os 3 poderes, que devem trabalhar juntos mas independentes, mas hoje em dia sendo vilipendiados...

E, lá do outro lado do Atlântico, a Rainha da Inglaterra completará 96 anos na mesma data, resistindo bravamente, já completando 60 anos de reinado nete ano, a serem ainda celebrados, tendo trabalhado com 14 Primeiros Ministros, e conhecido 13 presidentes americanos, tendo presenciado o início e o fim de guerras (esperamos que consiga presenciar o fim desta insanidade no Leste Europeu), tendo presenciado o início e o fim dos beatles (vai depender de Keith Richards), e por enquanto passando ao largo de quaisquer pandemias, apesar de ter recebido obituário equivocado da Folha de São Paulo nesta semana.

O segundo dos 'uns' também vem da infância, e vem um uma rima histórica: no ano 1500, em 22 de abril, Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil. Ele e os portugueses que lhe seguiram nos impuseram uma colonização de exploração, expatriando nossas riquezas por séculos a fio, que rima com Brasil e Abril. Mas fora isso, fizeram um bom trabalho expandindo nossas fronteiras e criando este país continental e varonil, que rima com os outros três em nosso céu cor de anil. Em tempo, esse dia nunca foi feriado, nunca entendi o porquê! Nos Estados Unido e outros países latinoamericanos, é celebrado o Columbus Day, o famoso 12 de outubro (a descoberta se deu em 1492), que aqui também é feriado, por utro motivo.

E o terceiro 'um' também é feriado, mas só aqui no estado do Rio de Janeiro, que tem São Jorge como padroeiro, e uns poucos outros estados. Sinceramente, muito respeito pela devoção, mas não dá pra admitir que se deixe de trabalhar mais um dia por causa disso. Coisa de deputado estadual vagabundo, assim como a corja que o aprovou, comanadados por pai e filho que foram investigados e presos.Um deles até já morreu.

O Santo Guerreiro, que também é venerado na umbanda, como Ogum, padroeiro de cidades, como Moscou, Barcelona e Beirute, e países, como Inglaterra, Etiópia Geórgia, e, claro, Portugal, a inspiração também dos outros dois vinte e uns.

E tem mais o Dia da Terra, o Terra planeta, foi instituído pela ONU em 2009 pela preservação de nosso astro natal.

Eu poderia incluir nas vizinhanças também o Dia do Índio, mas o problema é o seguinte: 19 não é 20 (hehehe). Então não se encaixa nos Vinte e Uns.

Vamos ficando por aqui!

Um abraço

Homerix Celebrando o Feriadão Ventura

17 comentários:

  1. Belíssimo post, Homero...

    ResponderExcluir
  2. Bravo pela concatenação do texto, Homerix, parabens atrasado à vovó... e a voçe por esta fidelidade que tenho a grata honra de atestar... se preciso for!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. A Monarquia britânica está mostrando a importância que tem uma Família Real para uma nação.

    Os críticos dizem que "a Família Real é fonte de gastos para os ingleses". Mentira. A Família Real e seus ritos e monumentos são atrações turísticas na Inglaterra. Milhões de libras por ano atraem para o país. O casamento de William e Kate, agora, a mesma coisa...

    Sou Monarquista pelo fato de que sou a favor do Monarca enquanto guardião de metas de longo prazo para uma nação. Sou anti-presidencialista porque julgo o Presidencialismo o pior dos regimes políticos. Ainda mais nessa América Latina tão paternalista...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou republicano. Sou da tese que o regime monárquico britânico, paradoxalmente, absorveu principios republicanos e, por isso, sobreviveu. É por isso que a rainha não manda nada, quem toma todas as decisões que importam é o primeiro ministro, eleito pelo povo. A monarquia britânica se mantêm por tradição e por inércia, afinal para que mudar se assim está funcionando? Mas seria meio absurdo, talvez até meio ridículo, implantar uma monarquia onde já não existe esta tradição.

      Não é o presidente que assume característica paternalista. Os norte americanos são presidencialistas e não são paternalistas, longe disso. A maneira como o poder é exercido é que torna o país mais ou menos paternalista e não o seu formato.

      Excluir
  4. Homero, Tiradentes foi o bode espiatorio, os caras impotantes foram deportados, fugiram....como sempre, sobrou para os mais fracos. Mas ele virou simbolode luta pela independência, liberdade, etc. Quanto aos feriados, ora, Homero, nos trabalhamos muito mais horas do que os países desenvolvidos, que tem tantos feriados quanto nos! E sabe porque eles são ricos? Porque tomaram conta da economia do mundo, colonizaram o planetas inteiro, e quem paga a conta somos nos! Ou você acha que quem paga as guerras dos Eua e o consumidor americano? São eles que tem multinacionais por todo mundo, que mandam bilhões de dólares para o pais deles. São eles que nos mostram o que comer, vestir, pensar, consumir....Não sou xenófoba, nem radical...e só realidade nua e crua...gosto de varias coisas dos Eua, acho a Europa o máximo, mas tento não ser deslumbrada....se elestivessem ficado só na Europa eu nem estaria aqui, mas o mundo ia ser mais feliz....o Jardim do Eden era aqui! Para que ficar trabalhando feito louco se estava tudo a mão? Isso e para quem fica no mínimo três meses debaixo de neve, ou no escuro! Eu queria era ser índio!....rs...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizer que um determinado país é rico porque "explora" os outros é "meio" antigo, uma filosofia já ultrapassada. A "ventura ou desventura" dos países são muito melhor explicadas por razões internas aos próprios países. Como explicar a força do Japão, por exemplo, sem recursos naturais apreciáveis ou colônias e seu grande desenvolvimento?

      A implantação de multinacionais nos países subdesenvolvidos exige, no início, um grande desembolso de capital. Os dividendos que retornam ao páis de origem são uma parte do valor já investido, vide a própria Petrobras. Além de criar empregos, renda, arredadação de impostos e compartilhar/transferir tecnologia. Ninguém é obrigado a "comer, vestir, pensar, consumir ..." como os outros países, é uma opção de cada um. Mas porque não, se assim quisermos? Desde que haja a opção da reciprocidade, ou seja, comércio de dupla via.

      Mas, quanto ao feriado, o que realmente importa é a produtividade do trabalhador. Se as pessoas forem bem educadas e formadas, serão mais eficientes e poderão trabalhar melhor mesmo com menos tempo no escritório. Se não tivermos estes mesmos meios, então precisamos trabalhar mais para igualar aqueles países com melhor educação. Simples.

      Excluir
  5. Abril é cheio de acontecimentos,já no primeiro dia tem o aniversário do nefasto golpe de primeiro de abril de 1964...

    ResponderExcluir
  6. Parabens querida D. Mira!!!!
    Muitas felicidades e que vc completa seus lindos 89 an0s com muita alegria e muita festa!!!!
    Bjs grandes.
    Tere

    ResponderExcluir
  7. Somos todos mamelucos. Temos sangue de índio, negro e branco. A culpa do atraso tecnológico do país é da Petrobras. Um reduto de parasitas.

    ResponderExcluir
  8. Está escrito assim Disse Deus ainda mais a Moisés: assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, me enviou a vós outros; este é o meu nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração Êxodo 3: 15 e em está escrito: Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor!Salmo 144:15 e também O meu povo erra por não conhecer as escrituras Oséias 4:6 Bjkas Flavia Leal

    ResponderExcluir
  9. Merix,
    Também fiquei impressionadíssimo com a imagem na infância, mas agora seu que não estou só neste trauma.
    Parabéns a sua sogra e Viva São Jorge.
    Antes de ser feriado a data de comemoração litúrgica da Santo Guerreiro, lembro de penar muuuiiiito no trânsido por conta das celebrações. Em 23 de abril de uns bons anos atrás, a minha penosa viagem de JPA ao centro, que já era normal chegar a 1:30, levou mais de 3:00, pois o caminho do extinto 284 passava pela igreja em homenagem ao santo no Campo de Santana. Anos antes, voltando da UERJ para JPA depois de uma jornada de esstágio seguida de aulas noturnas, levei nem seu quanto tempo para voltar para casa, de pé no 267 ou 266, não lembro bem. A opção foi apear e pegar outro coletivo depois da igreja em homenagem ao santo, em Pilares. Vários pontos da cidade, realmente, param, portanto, o feriado parece bastante conveniente, eu acho.
    Bons ventos,

    ResponderExcluir
  10. A propósito do Dia da Terra e do Descobrimento do Brasil, 19 de abril é Dia do Índio, propositalmente antes do descobrimento.
    E ainda tem a marchinha de carnaval que ensina errado:
    "Quem foi que inventou o Brasil? Foi "Seu" Cabral! Foi "Seu" Cabral!
    No dia 21 de abril (!!!), dois meses depois do carnaval!"

    ResponderExcluir
  11. No meio de comentários antigos vou me atrever a dizer que Ogum merece a homenagem para proteger a cidade que virou um dragão fumegante com os tiroteios e crimes.

    ResponderExcluir
  12. Sempre impecável em seus comentários.
    E viva os "UNS" da vida
    MHG

    ResponderExcluir
  13. Para mim tem mais uma data importante. Aniversário do Grupo de Seresta João Chaves de Montes Claros. Aconteceu assim: meu pai recebeu um telefonema de uma amiga o convidando para ir a Ouro Preto no dia 21 de Abril. Ali, comemorando a data principal, a de Tiradentes, haveria um concurso de seresta. Esse convite veio no dia primeiro ou dois de abril. Meu pai agradeceu mas quis saber se poderia participar do concurso. Não queria apenas ficar olhando...Ela não sabia se daria tempo, se ainda havia como se inscrever. Mas ficou de ver isso e no dia seguinte confirmou que sim. Minha mãe desorientou. Hermes estava doido...Como organizar um grupo de cantores em pouco dias assim? Mas meu pai era positivo. A cidade estava cheia de cantores bons. Bastava chamar. " E quanto a cantoras, você já está convidada..." disse para minha mãe.
    Enfim, fez o grupo. Nem tinha nome. Era o grupo de Montes Claros. Apenas um ensaio. Foram, participaram e venceram o concurso. Dia 21 de Abril de 1967. Dia seguinte já estavam recebendo convites para apresentações. E até gravaram um acetato. Pouco depois já lançavam o primeiro álbum. Inclusive um triplo, coisa rara. Acho que só eles e George Harrison. Foram oito ao todo. E um CD em 2010, porém de baixa qualidade, com um grupo já bem diferente para pior do que o original. Mas tem uma faixa que me emocionada muito. Minha mãe cantando ainda aos 90 anos. Gosto também da capa que é aqui embaixo das nossas mangueiras.
    O grupo já não existe mais. Soube que uma das cantoras antigas está querendo levantá-lo. Mas não será igual. Sei que não porque começou a piorar com aprovação dessa cantora. rs rs rs. Não tem mais o mesmo objetivo do original.
    Apesar disso o primeiro marcou um tempo. E celebrá-lo é preciso. A data 21 de abril é marcante para mim também por causa disso.
    TEm mais uma coisa interessante. Em 1966, após assistir uma das gravações do Jovem Guarda lá em São Paulo, meu pai saiu com essa ideia: Entraria para o mundo da música. Mais sem jeito para cantar seria impossível. Tivemos de rir e não levar a sério. E ele realmente estava brincando. Disse que bastaria fazer amizade com Roberto Carlos para apresentá-lo no programa como " O meu amigo Hermes de Paula" que a plateia viria abaixo. Sabe o que mais gostou no Jovem Guarda? De Wanderlea vestida de lagartixa. Palavras dele.

    No ano seguinte ele fica conhecendo Roberto Carlos. Veio cantar na minha cidade se hospedando em nossa casa. Estava dado o primeiro passo para entrar no mundo da música. rs rs rs

    ResponderExcluir
  14. Entrou no dia 21 de abril com muito sucesso. Uai, mas nunca ninguém soube de seus discos nas paradas... Não era um grupo profissional. O objetivo não era comercial. Nem estar nas paradas. O objetivo era preservar esse estilo musical tão característico de minha terra, como nosso jeito de cantar. E como divulgaram bem. Viajaram sem parar. E sempre com sucesso onde se apresentavam. Desde cidades pequenas até as grandonas, inclusive Buenos Aires. Tiveram convite para San Francisco na California. Mas meu pai faleceu antes...e também o adido cultural que tinha feito o convite. Mas o importante é que ouviram sobre o grupo lá longe, embora tenha sido ouvido por um brasileiro.
    Cantavam para estrangeiros. Uma caravana dinamarquesa se encantou com eles. Americanos também. E teve aquela turma da União Soviética numa noite inesquecível em Araxá. Um dos discos foi tocado na BBC de Londres. Eu levei o presente para um radialista de lá, que tinha morado em Nova Lima MG e adorava seresta.
    Quando uma companhia de seguros do Rio de janeiro resolveu lançar um disco de Modinhas no Copacabana Palace o grupo foi convidado para o lançamento com show no Golden Room. O único grupo de seresta convidado. Os outros participantes eram artistas conhecidos como Nara Leão e a turma da família Tapajós. Tinha uma cantora da quel nunca recordo o nome...Cantava Flor Amorosa na Novela Nina. Ela ficou com receio na hora do ensaio por não ver microfone. E uma das cantoras de Montes Claros disse que não se preocupasse porque havia acústica boa. A resposta dela me deixou surpresa. " Você fala assim porque está num grupo consagrado. Mas eu estou começando a carreira..." Grupo consagrado? Pois de fato era...entre a turma brasileira ligada ao gênero ele foi considerado o melhor do Brasil. Era tocado sempre onde? Ba Rádio Ministério da Educação e Cultura. Gente, onze shows em Buenos Aires...não é pouco não. E ainda dando autógrafos para membros do The Platers...
    Olha eu fazendo propaganda aqui...peço desculpas. Mas desde ontem estou emocionada pensando neles...E achando que precisam ser reconhecidos mais aqui na nossa cidade. Acho que poucos sabem como divulgaram o nome da nossa cidade. Sabe quem amava o grupo? Rolando Boldrim. Cantaram duas vezes no programa dele. Na ultima vez cantaram com Rosemary, aquela da Jovem Guarda. Fizeram coro para ela na música Lua Branca de Chiquinha Gonzaga. Foi ali naquele dia que me lembrei dele dizendo que entraria para o mundo da música assim que viu o Jovem Guarda onde Rosemary tinha cantado. Parecia uma piada...Que se tornou realidade.

    ResponderExcluir