-

segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

João e o Grande Livrão

Meu amigo João, a quem conheci profissionalmente, mas que se tornou grande conselheiro e amigo, é um Santista maior que eu, até porque tem quase metro e noventa, mas em verdade, é muito mais fanático, presente, conhecedor do Peixe, e viu muito mais jogos do Pelé que eu!

Um belo dia, uns poucos anos atrás, recebeu de seu filho, Joãozinho (que é maior que ele), um livro de presente, mas não era um livro qualquer.

O nome do livro é 

1283

1283 é o número de gols marcados por Pelé, de 1956 a 1977, defendendo Santos, Seleção Brasileira e Cosmos (e alguns times de ocasiões|)

O livro é uma edição de luxo, para colecionadores, com textos poéticos e imagens especiais.

1283 também é o número de exemplares produzidos, todos assinados pessoalmente pelo Rei Pelé.

João tem o exemplar Nº 224

Uma jóia! Um tesouro! 

Tão grande quanto sua magnitude física... 51 cm de altura, 41 cm de largura e 11 cm de profundidade, um verdadeiro tijolão de 15 kg de peso! 

Bem, eu já sabia de sua existência, mas agora, estimulado por minha mensagem sobre as frases sobre o Pelé, João mostrou algumas delas que estão citadas no livrão. Mais que isso, ele me passou algumas frases que Ele (*) proferiu... eu gostei de todas elas e mostro pra vocês...

(*) Antes, ressalto que eu coloquei  a primeira letra maiúscula, não para compará-lo a alguma entidade suprema, mas para lembrar a forma como um jogo com Pelé em campo era narrado por Walter Abrahão na antiga TV Tupi... sempre que ele tocava na bola, nao era "Pelé" que o locutor falava, mas "Ele"...

João certamente reparou que as frases que ele destacou para mim concentraram-se em apenas DOIS temas.


Tema 1. A importância de seu Pai, Dondinho










... esta última já em correlação com o Tema 2


Tema 2. Sua reação com o PAI Maior, e as coisas lá de cima...







Esta última, ele usava mesmo como uma Oração!

João me lembra também que, Dona Celeste, a mãe do Rei, que ainda está viva, aos 100 anos, também teve papel na formação do Homem Pelé...




E eu me lembro que devemos a ela, nós Santistas, o fato de ele ter vindo para Santos. Antes do Peixe, era o Bangu o favorito para receber o jovem craque, mas ela não deixou... dizia que o RIo de janeiro era muito violento ... veja só... a coisa é antiga!!


FORÇA, DONA CELESTE!!


IDE EM PAZ, 
FILHO DEVOTADO,
GÊNIO ENVIADO,
SER ESCOLHIDO,
REI PELÉ!!!

25 comentários:

  1. Sua resenha só confirma que a humanidade e a humildade de Pelé foram virtudes moldadas pela pai e a mãe.
    Mas o mais importante, ele nunca se desviou desses ensinamentos e aperfeiçou a empatia pelos desfavorecidos.
    Parabéns Homerix, sempre atento aos detalhes dos eventos.
    Laury

    ResponderExcluir
  2. Consegui ver e gostei. Valeu!!! Santos com sua linda Avenida Ana Costa e a praia do Gonzaga me trazem boas recordações do período entre 1965 e 1968 em que eu frequentava aquela bela cidade.Gerson Braune

    ResponderExcluir
  3. Grande homenagem a Ele!
    Como li em algum lugar: “morreu o Edson; Pelé é eterno”

    ResponderExcluir
  4. Nesse momento assisto cenas do velório nos canais de TV e a ouvir depoimentos de pessoas de Santos, moradores da Vila Belmiro que conviveram com ele e que testemunham a simplicidade do Rei no trato com as pessoas. Esse traço do seu caráter diz muito do que foram o pai e a mãe na sua formação.

    ResponderExcluir
  5. Esse Livrão, melhor presente pro João, impossível.
    Camargo

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia.
    Aziz Warrack

    ResponderExcluir
  7. Legal! João havia comentado do livro que ganhou da família! Fantástico presente!!!
    Pedro Bonésio

    ResponderExcluir
  8. Algo digno de um Rei, não? 😁
    Fiquei muito impressionado com o peso
    Michel

    ResponderExcluir
  9. Uma joia Homerix... pelo jeito tem tudo lá.....
    Lincoln Guardado

    ResponderExcluir
  10. Ótimo.
    Pelé sempre me pareceu boa pessoa. E essa é a percepção de gente no mundo inteiro.
    Só falta descobrirem um novo milagre dele, diferente dos que fazia em campo, para que seja canonizado.
    Ricardo Costa

    ResponderExcluir
  11. Grande Dondinho🌟🌟🌟🌟🌟🌟Boa noite🌙🙌🏻💫
    Dyll

    ResponderExcluir
  12. Da vontade de ter um...
    Alberto Guimarães

    ResponderExcluir
  13. Amei FANTÁSTICO!!!
    Pedro Romano

    ResponderExcluir
  14. Muito bom!
    Desconhecia está preciosidade (livro)!
    Cê merece um afago no 💙👇🏻👇🏻
    João Lopes

    ResponderExcluir
  15. Bela homenagem a Ele!
    Marcelo Menicucci

    ResponderExcluir
  16. Como tinha que ser uma homenagem ao Rei!!!
    Ainda mais que você o viu jogar no alçapão…
    Lúcio Tokutake

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Obrigado pela cativante postagem, Homerix!

    O Livro é mesmo um tesouro de 500 páginas, ricamente ilustradas em dois tempos, e que contam a fantástica e fascinante história de Pelé: o Primeiro Tempo (páginas 28 a 435) que destaca “a vida e a obra de Pelé, contada em 1283 tópicos, o número de gols que Ele fez na carreira”; e o Segundo Tempo (páginas 436 a 500) que mostra “Pelé depois do futebol, ícone do esporte, celebridade, vida pessoal”.
    Na página 17, a assinatura do Rei, em junho de 2012, acentua o caráter de tesouro do Livro.

    O Livro nos remete a uma agradabilíssima e emocionante viagem no tempo. Como muito bem sumariou o editor do Livro “é como a arte do seu protagonista: pura emoção”.

    Um presentão que brindou-me meu filho João, quem sabe o que significam na minha vida o Santos e o Pelé.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  20. Belíssimo!
    Faz jus ao Maior de todos, que agora joga nos campos do infinito.
    Hércules Tadeu

    ResponderExcluir
  21. Homero, não sabia da existência deste livrão de edição limitada.
    Gostei muito deste último post com as frases dele.
    Luciano Marques

    ResponderExcluir
  22. Homero, ainda estou sob o impacto da perda desse verdadeiro herói nacional, sim herói pois foi o responsável maior por fazer com que os brasileiros se orgulhassem de ser brasileiros.
    Muitas vezes incompreendido ou intencionalmente criticado por talvez representar um "perigo" para certa parte da "elite" brasileira, tratamento que não tenho conhecimento tenha sido dado pela elite e mídia estrangeira, e muito menos pela imensa legião de fãs no mundo inteiro.
    Quanto ao livro, confesso que não tinha conhecimento dele, uma obra magna, digna de um Rei. Torço para que seja reeditado ou ao menos receba um destaque maior e seja acessível a um público maior.
    Armando Hashimoto

    ResponderExcluir
  23. Passou um filme pq eu assisti o Pelé jogar na vila. Teve um jogo do Paulista, acho que contra o Marília que foi 1X0 gol de Pelé.
    Eu vi ele no outro lado do campo, vir para a bola e dizer deixa que eu bato… e colocou a bola no gol sem chances para o goleiro.
    Na minha interpretação, ele viu falha na barreira e foi por ali que ele colocou a bola. Sabia de tudo no campo.
    A sua homenagem faz jus ao Rei...
    Manoel Tavares

    ResponderExcluir