sábado, 7 de janeiro de 2023

1283?

 Quem acompanha meu blog não deverá estranhar o título deste .

É o nome de um LIVRÃO de 15 kg que descrevi em post recente, inspirado em imagens que meu amgo João me mandou, aliás, ele é um dos 1283 felizardos que têm essa preciosidade, esse tesouro nas estante, ou melhor, decerto em algum lugar de grande destaque, bem visível, em suas casas, aliás até porque a estante teria que ser reforçada. Mas vou parar de falar sobre ele, afinal o post existe e este aqui, NESTE LINK!

Meu papo é sobre o número em si.

Muitos dizem que o número correto é 1282, e eu ficava encafifado do motivo dessa diferença singularmente unitário. E foi justamente o mesmo João quem  me deu a luz! Ele sabe qual foi esse gol.

Aliás, ELE VIU ESSE GOL, NO CAMPO!

Veja sua ótima descrição do espetacular momento.

Lembrei desse  jogo no Pacaembú, contra o Corinthians, no Pacaembú. Chovia muito. Eu era garoto, fui sozinho e estava molhado como um pinto colado no alambrado. O Corinthians vencia por 1x0 e a bola não chegava no Pelé. Então, lembro muito bem, ele foi até a linha da defesa, colheu a bola e, em grande velocidade foi vencendo os adversários, até ser parado na botinada, o árbitro assinalou a falta um pouco antes da linha da grande área. A imagem que nunca saiu da minha cabeça foi ver o Pelé pegar a bola e colocar com raiva no gramado encharcado, e espirrou água para todos os lados. Tomou distância, bateu a falta com tanta determinação, precisão e força, que resultou num golaço super emocionante. Inesquecível! O jogo foi suspenso. E remarcado, com o acordo dos clubes de jogar nova partida integralmente. Uma pena, se tivesse continuado, então o Santos teria vencido, pois esse gol encheu a equipe de ânimo.

O jogo “substituto” foi 04/11/1969, quando o Corinthians ganhou de 4x1 do Peixe, também no Pacaembú. Foram jogos do Torneio Roberto Gomes Pedroza.

Adorei, especialmente as gotas que se levantaram quando o Rei colocou com raiva a bola no chão, para bater a falta!

Então, o jogo foi cancelado, portanto, o gol não entrou na conta!

Mas entra na conta do Rei. Já se ouviu muitas vezes ele dizer: 

"Eu fiz 1283 gols!"

E se o Rei disse, 

IMPRIMÁTUR! 

(quer saber o que isso significa, clique em cima da palavra misteriosa)

Mas quer saber o melhor?

EXISTE IMAGEM DESSE GOL

Veja este vídeo, do Canal 100.... pra quem tem uma certa idade.... é um momento de saudade... sempre antes dos filmes no cinema vinha um pequeno video filmado sobre grandes jogos de futebol, bem narrados, e acompanhados daquela música... pa pa paaaa ra paaaaa raaa pa pa pa pa ra papapa pa pa pa pa ra papapa pa pa pa pa ra paaaaa....

Deixo o link aqui pra vocês.

https://www.youtube.com/watch?v=yHlNr7OKBNo

Em outra oportunidade, voltarei paa falar desse número de gols do Pelé...




4 comentários:

  1. Homero vc me deu a maior alegria com este post de hoje. Pude ver o gol na partida de Waterpolo que foi anulada entre o Santos e Corintians que reduziu o número de gols do Rei. Além disso o canal 100 do Carlinhos Niemeyer era tudo de bom quando não havia o vídeo tape.Este seu amigo é um privilegiado.Obrigado mais uma vez. Abrs. Gerson Braune

    ResponderExcluir
  2. Homerix!

    Muito boa postagem no Padrão Homerix de Qualidade.

    Os cartolas "anularam" o jogo, ao final do primeiro tempo. O jogo deveria ter sido apenas suspenso, e que se jogasse, noutra data, os 45 minutos restantes. Por sorte, não conseguiram apagar o golaço do Rei. O memorável gol existiu, foi genuíno, não faltam evidências. É justo que seja contabilizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu o relato do Joao e sua. Vi tb muitos jogos no Pacaembu entre Santos e o Timao, com rarissimas vitorias do Timao... abs, Lincoln

      Excluir
  3. Tenho poucas memórias dos lances em si.
    Morava em BH, prestes a completar 11 anos, filho mais velho em uma família pouco afeita ao futebol. Não tinha muita noção do nobre esporte bretão para além das peladas na rua. “Carro!” era o grito que fazia o jogo parar, para ser retomado logo em seguida. A rua era bem tranquila. Hoje é praticamente impossível atravessa-la fora do sinal.
    Minha lembrança mais marcante dos jogos foi naquele contra a Inglaterra em que fomos salvos por aquele gol do Jairzinho. Não me lembro como foi o gol, mas lembro que foi dele e que Tostão não jogou. Espero que a lembrança esteja correta!
    No mais era a correria da meninada estourando caixas de bombinhas para comemorar cada gol visto na tv Telefunken.
    Ótimas lembranças!

    ResponderExcluir

Marcadores

Aniversário (40) Arte (11) b (2) Baleia (43) bea (1) Beatles (840) Blog News (101) Campanha (9) Carta (37) cele (1) Celebração (58) Ciência (9) Cinema (312) Comida (3) Comportamento (259) comu (1) Comunicação (163) Concurso (23) Costumes (77) Cultura Inútil (32) Despedida (17) Educação (27) Energia (45) Esporte (56) Estatística (2) Facebook (2) Família (29) Futebol (133) Game of Thrones (9) Geografia (1) Geologia (1) Her Majesty (1) História (13) homenagem (93) Houston (48) Ícones (66) Idioma (58) Jack Bauer (7) James Bond (53) Justiça (35) Livro (272) Los Bife (66) Matemática (8) Memória (1) Mensagem (18) Música (207) Obama (20) Pelé (29) Pesquisa (7) Pink Floyd (22) Poesia (94) Política (103) Propaganda (6) Rádio (37) religião (42) Rio de Janeiro (43) Saga A Arma Escarlate (52) Saúde (62) Segurança (5) Show (98) Star Trek (17) Teatro (11) Tecnologia (3) TV (122) Viagem (115)

Rock Parceria e Poesia - Parte 2

  View on Vocaroo >>   Clique acima para ouvir o que está escrito abaixo Rock Parceria e Poesia Uma conversa sobre a Parceria Lennon/M...