-

sábado, 7 de janeiro de 2023

1283?

 Quem acompanha meu blog não deverá estranhar o título deste .

É o nome de um LIVRÃO de 15 kg que descrevi em post recente, inspirado em imagens que meu amgo João me mandou, aliás, ele é um dos 1283 felizardos que têm essa preciosidade, esse tesouro nas estante, ou melhor, decerto em algum lugar de grande destaque, bem visível, em suas casas, aliás até porque a estante teria que ser reforçada. Mas vou parar de falar sobre ele, afinal o post existe e este aqui, NESTE LINK!

Meu papo é sobre o número em si.

Muitos dizem que o número correto é 1282, e eu ficava encafifado do motivo dessa diferença singularmente unitário. E foi justamente o mesmo João quem  me deu a luz! Ele sabe qual foi esse gol.

Aliás, ELE VIU ESSE GOL, NO CAMPO!

Veja sua ótima descrição do espetacular momento.

Lembrei desse  jogo no Pacaembú, contra o Corinthians, no Pacaembú. Chovia muito. Eu era garoto, fui sozinho e estava molhado como um pinto colado no alambrado. O Corinthians vencia por 1x0 e a bola não chegava no Pelé. Então, lembro muito bem, ele foi até a linha da defesa, colheu a bola e, em grande velocidade foi vencendo os adversários, até ser parado na botinada, o árbitro assinalou a falta um pouco antes da linha da grande área. A imagem que nunca saiu da minha cabeça foi ver o Pelé pegar a bola e colocar com raiva no gramado encharcado, e espirrou água para todos os lados. Tomou distância, bateu a falta com tanta determinação, precisão e força, que resultou num golaço super emocionante. Inesquecível! O jogo foi suspenso. E remarcado, com o acordo dos clubes de jogar nova partida integralmente. Uma pena, se tivesse continuado, então o Santos teria vencido, pois esse gol encheu a equipe de ânimo.

O jogo “substituto” foi 04/11/1969, quando o Corinthians ganhou de 4x1 do Peixe, também no Pacaembú. Foram jogos do Torneio Roberto Gomes Pedroza.

Adorei, especialmente as gotas que se levantaram quando o Rei colocou com raiva a bola no chão, para bater a falta!

Então, o jogo foi cancelado, portanto, o gol não entrou na conta!

Mas entra na conta do Rei. Já se ouviu muitas vezes ele dizer: 

"Eu fiz 1283 gols!"

E se o Rei disse, 

IMPRIMÁTUR! 

(quer saber o que isso significa, clique em cima da palavra misteriosa)

Mas quer saber o melhor?

EXISTE IMAGEM DESSE GOL

Veja este vídeo, do Canal 100.... pra quem tem uma certa idade.... é um momento de saudade... sempre antes dos filmes no cinema vinha um pequeno video filmado sobre grandes jogos de futebol, bem narrados, e acompanhados daquela música... pa pa paaaa ra paaaaa raaa pa pa pa pa ra papapa pa pa pa pa ra papapa pa pa pa pa ra paaaaa....

Deixo o link aqui pra vocês.

https://www.youtube.com/watch?v=yHlNr7OKBNo

Em outra oportunidade, voltarei paa falar desse número de gols do Pelé...




4 comentários:

  1. Homero vc me deu a maior alegria com este post de hoje. Pude ver o gol na partida de Waterpolo que foi anulada entre o Santos e Corintians que reduziu o número de gols do Rei. Além disso o canal 100 do Carlinhos Niemeyer era tudo de bom quando não havia o vídeo tape.Este seu amigo é um privilegiado.Obrigado mais uma vez. Abrs. Gerson Braune

    ResponderExcluir
  2. Homerix!

    Muito boa postagem no Padrão Homerix de Qualidade.

    Os cartolas "anularam" o jogo, ao final do primeiro tempo. O jogo deveria ter sido apenas suspenso, e que se jogasse, noutra data, os 45 minutos restantes. Por sorte, não conseguiram apagar o golaço do Rei. O memorável gol existiu, foi genuíno, não faltam evidências. É justo que seja contabilizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu o relato do Joao e sua. Vi tb muitos jogos no Pacaembu entre Santos e o Timao, com rarissimas vitorias do Timao... abs, Lincoln

      Excluir
  3. Tenho poucas memórias dos lances em si.
    Morava em BH, prestes a completar 11 anos, filho mais velho em uma família pouco afeita ao futebol. Não tinha muita noção do nobre esporte bretão para além das peladas na rua. “Carro!” era o grito que fazia o jogo parar, para ser retomado logo em seguida. A rua era bem tranquila. Hoje é praticamente impossível atravessa-la fora do sinal.
    Minha lembrança mais marcante dos jogos foi naquele contra a Inglaterra em que fomos salvos por aquele gol do Jairzinho. Não me lembro como foi o gol, mas lembro que foi dele e que Tostão não jogou. Espero que a lembrança esteja correta!
    No mais era a correria da meninada estourando caixas de bombinhas para comemorar cada gol visto na tv Telefunken.
    Ótimas lembranças!

    ResponderExcluir