-

sábado, 4 de abril de 2020

MADMEN - IMPERDÍVEL

Quadro Poster Series Mad Men 10 - Comprar em Decor10Um pequeno glossário inglês-português!


1. MAN: Homem

  2. MEN: Homens

    3. ADVERTISEMET: PropAaganda

      4. AD: Abreviatura de Propaganda

        5. AD MEN: Profissional de Propaganda

          6. MADISON Avenue, centro das agências de propaganda de Manhattan

            7. MAD MEN:
  • Homens loucos  
  • Profissionais de Propaganda da Avenida MADISON
  • Uma das melhores séries da história! 

Originalmente exibida na AMC, está agora na NetFlix. Teve sete temporadas, de 2007 a 2015, multi-premiada, incluindo 16 EMMY's e 5 Globos de Ouro. Sua contemporaneidade com Breakind Bad (5 temporadas, de 2008 a 2013) fez com que esta, considerada a melhor série de todos os tempos, não tivesse o sucesso refletido em tantos prêmios,

A Mad Men photo shoot with Elisabeth Moss, January Jones, Jon Hamm and  Christina Hendricks.
Peggy, Betty, Don e Joan
Conta a história de uma agência de publicidade em 1960, especialmente seu gerente de criação Donald Draper (John Hamm), sua família, suas relações pessoais e profissionais, suas amantes (!), sua vida passada secreta. É também o primeiro grande papel de Elisabeth Moss, quase protagonista, como a secretária Peggy, que galga postos maiores. Grande destaque também para a linda January Jones, uma verdadeira princesa, que faz Betty, esposa de Don. E também para a sempre estonteante Joan (Christina Hendricks), chefe das secretárias, que sempre arrasa quando aparece desfilando pelo escritório, a expressão da femme fatale.

Acabei de assistir à Primeira Temporada, sensacional, vontade de assistir mais episódios todo dia, mas mantivemos a rotina de nos juntarmos após o Jornal Nacional, no lugar da novela, ora interrompida. Tem sido religioso! E todos amamos!!!

Três pontos a destacar como reconstituição comportamental.
  1. O Cigarro! Gente, todos eram praticamente chain smokers, os ambientes são até enevoados, acendem cigarros no meio de refeições, em cima da cama, carregando crianças, hoje isso choca!!
  2. O Whisky! Felipe me contou que o consumo médio de whisky nos EUA aumentou durante a veiculação da série, já que o incentivo está em TODOS os episódios, antes de reuniões, em reuniões, depois de reuniões, em casa, fora de casa, incrível!!
  3. O Machismo! Mulheres naqueles anos eram realmente desconsideradas como algo mais que esposas, cuidando de casa e filhos, ou potenciais amantes. As secretárias eram referidas não por sua profissão, mas como 'girls', 'my girl' pra lá, 'your girl' pra cá, o machismo imperava solto!!
A reconstituição histórica também é muito legal porque vamos vendo o que está acontecendo no mundo, à época, por exemplo, a primeira temporada se passa em meio à eleição de Kennedy, então vemos algumas imagens da época, quando assistem televisão, enfim. Já sei que os Beatles serão mencionados em temporadas adiante, não vejo a hora de ficar emocionado!!

Amazon.com: XXL 24" x 36" Poster Lucky Strikes Its Toasted Vintage ...
E, finalmente, apesar de ser uma ficção, as contas que a agência lida são reais!! Então, vemos, por exemplo, a campanha do Lucky Strike, um cigarro muito popular, em que a época de começo da descoberta que cigarros faziam mal à saúde, impõe um desafio ao criador da propaganda, do quê ressaltar na propaganda que fosse diferente dos demais. E Don saca um processo comum, que é realizado por TODOS os fabricantes e criou o slogan 'It's Toasted!'. Mas ele foi o primeiro a destacar o processo, e a campanha foi um sucesso.

Don Draper lança a conta Kodak Carousel na 1 ª Temporada ...Outro exemplo, a Kodak lançara uma novidade no mercado de projeção de slides (lembra?), aquela roda que vai liberando os slides, mas não estava satisfeita com o nome do equipamento. Entregou o desafio a várias agências, e vai verificando as propostas em reuniões ao longo dos dias. Quando chega a Don Draper, vem o show, ele faz uma apresentação, em que apresenta  família, associa a imagem a um parque de diversões, um local de boas lembranças, e chama-o de Carrossel!!! Os dirigentes da Kodak cancelam as demais entrevistas! Um sucesso imediato!

Então, são vários os motivos para se ver a série




Um comentário: