-

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Becoming - Autobio de Michelle Obama

Olá! Caso se interesse pelo livro,
deixo aqui o Link Amazon


___________________________

"Am I good enough?"

Aquela mulher se perguntou várias vezes ao longo de sua vida...
  • Quando lhe disseram que iria mudar de classe no ensino fundamental porque era melhor que a maioria...
  • Quando lhe colocaram numa High School fora de sua comunidade, aonde se concentravam os alunos de maior potencial...
  • Quando aplicou para Princeton, uma faculdade da Ivy League, para se graduar em Sociologia...
  • Quando, formada, aplicou para Harvard, para estudar Direito...
  • Quando, formada, assumiu aos 25 anos uma posição de destaque em um grande escritório de advocacia de Chicago...
  • Quando decide trabalhar para sua comunidade, ganhando metade do que ganhava...
  • Quando assume uma posição na Prefeitura de Chicago ...
  • Quando assume uma Diretoria no Hospital da Universidade de Chicago...
  • Quando deixa dois empregos bem remunerados para participar ativamente da campanha do marido...
  • Quando se torna a Primeira Primeira-Dama negra no país mais poderoso do planeta...
E ela respondeu: “Yes!” a todas elas...

Foi assim que publiquei no Facebook, sem o título acima, e perguntei:

Acho que já sabem quem é essa mulher...

Sim, Michelle Obama.... e posso dizer que ela se fez a mesma pergunta mais duas vezes.
  • Quando chega na Casa Branca e imagina como será seu papel de mães de duas meninas num mundo de fantasia
  • Quando sai da Casa Branca oito anos depois e decide escrever um livro sobre sua vida
Would she be good enough?

À primeira foi um 'Yes', mas que demorou oito anos para responder, após ter a certeza de que fez um bom trabalho em educar as filhas Malia e Sasha em um mundo totalmente diferente, com tudo ao alcance, mas protegidas 24/7 pelo Serviço Secreto mais poderoso do mundo. Como prover uma vida normal numa situação dessas?

À segunda, mais um 'Yes' com louvor, mas talvez ela só tenha tido certeza quando viu que se tornou instantaneamente uma best-seller. Em quatro meses (de nov-2018 a mar-2019), vendeu 10 milhões de exemplares, tornando-se o mais bem sucedido lançamento do ano no planeta, e ruma para ser a autobiografia mais vendida da história!

E vem mais por aí da Família Obama. O casal recebeu 65 milhões de dólares da Penguim Books pelos direitos de dois livros. O de Barack contará seus anos de Casa Branca. 
DIVINHASIEUVÔLÊ?
Mas, voltando ao de Michelle, que livro, amigos, que livro!!! 

Antes de tecer uns poucos comentários, declaro minha revolta conformada pelo jeito como a edição brasileira 'traduziu' o título do livro. Na 'America', ele é 'Becoming', olha que maravilha, que mensagem que passa ao futuro leitor, de como a sua vida vai sendo construída, transformada, 'tornada', ao longo do tempo, dada a envoltória de ambiente e família, nature x nurture, que a pessoa experimenta. Mas reconheço que a simples tradução 'Tornar-se' não ficaria sonoro nem estético. Então decidiram-se, provavelmente com o aval da autora, a colocar um simplíssimo e comuníssimo 'Minha História'. Tudo bem, vá. Nos países de língua espanhola, também apelaram para a mesma solução. Já na França, ficou 'Devenir' que quer dizer 'Tornar-se', eles tinham uma palavra sonora e íntegra, sem hífen, sorte deles.

Ao livro??

Íntimo, Poderoso, Inspirador, permitindo-me copiar um comentário que li sobre ele.

Além de ser tudo aquilo que descrevi com as primeiras perguntas, ela se preocupou em não ser mais uma Primeira-Dama dos sorrisos ao lado do homem mais poderoso do planeta. Ela queria realizar, deixar sua marca. E como deixou! Sua batalha por fazer o americano aprender a comer comida saudável começou com uma horta nos jardins da Casa Branca, que ao final produzia quase uma tonelada de alimentos por ano. Atrelada ao alimento, incentivou o exercício, e seu programa 'Let's Move' botou o povo pra se mover. Seu programa 'Joining Forces' melhorou a vida de veteranos de guerra e suas famílias. Seu programa 'Let She Learn' ampliou as chances de meninas terem educação mesmo fora dos EEUU, inspirada por Malala. E o programa 'Reach Higher' fez com que milhares de jovens aplicassem para faculdades após o ensino médio, revertendo uma tendência histórica.

Eles foram o 11o casal presidencial a ficar oito anos, de todos os 44 que passaram pela Casa Branca, mas seu sucesso não foi o bastante para fazerem o sucessor do mesmo partido, e aconteceu aquilo que está lá. 

Imaginei seu sentimento ao ver a esplanada de Washington na posse do novo presidente com 1/5 do que o marido havia conseguido oito anos antes, mas especialmente o mar de homens brancos que compunham o cotejo dos convidados. Aí, ela parou de forçar um sorriso.

Imagino quanta saudade o staff da Casa Branca deve estar daquele casal simpático, educado, sorridente e sensível a quem serviram quase uma década. 

Aguardemos as eleições do ano que vem para ver o rumo que este mundo está tomando....

Bem, pra finalizar, e unir os dois temas do minha foto com o livro, deixo aqui uma imagem interessante, que já publiquei em um dos meus posts sobre o marido daquela senhora...
Resultado de imagem para obama spock
Sim, além de tudo, Barack Obama é trekker!!






2 comentários:

  1. Dificil mesmo traduzir o belo titulo Becoming. Sou fã desse casal. Aquele abraço, Camargo

    ResponderExcluir
  2. Homerix,

    Extraordinário,exemplar e admirável casal. Deixaram um legado muito positivo. Conforme já afirmei em outra ocasião, um dos poucos deslizes do Barack foi chamar o Brahma de "o cara", mas a culpa não foi dele, pois o "cara" com sua habilidade de encantador de serpentes enganou e traiu a boa fé de muita gente.

    ResponderExcluir