-

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

O que falta para A Arma Escarlate ganhar o mundo?

No dia do lançamento de O Dono do Tempo na Bienal do Rio, uma das primeiras presenças na mesa de autógrafos foi Laura Delarue, uma moça hoje com 19 anos, mas que é fã desde os 12, quando comprou 'A Arma Escarlate'. A gente vai vendo o crescimento dos fãs, meninos e meninas virando homens e mulheres, e cada vez fiéis, com o prosseguir da obra, muito legal.

Bem, depois desse momento, ela foi passear na Bienal, e algumas horas depois voltou ao estande e ficou conversando com a gente, sobre a vida, e sua admiração pela Renata, que já conhecíamos, mas que atingiu outra dimensão. Ela disse, mais ou menos assim, até meio sem jeito, provocando uma lágrima neste pai: 
"Sabe, os livros de Renata são muuuuito melhores que Harry Potter, mais densos, mais profundos!" 

E descreveu o porquê, mas eu não vou conseguir reproduzir exatamente, mas ontem surgiu um depoimento nessa linha, de Alberto De Luca que, este sim, dá pra transcrever pois está no Armada Escarlate Brasil, o principal Fã Clube de Renata no Facebook! Ele disse: 
"Finalmente lendo O Dono do Tempo e eu me deparei com um pensamento... Sem querer comparar, mas algum de vocês tem a impressão de que a saga da Renata é melhor que a que foi usada como inspiração? É meio bizarro pra mim admitir isso, mas eu acho as lições de moral, a profundidade dos personagens (até os de menor importância), a complexidade da trama, o banho de cultura, a inclusão social/racial/étnica/outros, a afronta política, os assuntos tratados como depressão, ditadura, drogas, estupro, suicídio, miséria, saúde mental, etc. Tão mais bem exploradas que Harry Potter...Poxa... Eu fico chateado por ter a quase certeza de que nunca verei algo como uma série ou um filme adaptando essa obra... Ela merece o mundo... Harry Potter é fantástico, uma história incrível em todos os aspectos, mas porra... Sei lá... Às vezes tenho a impressão de que A Arma Escarlate e seus sucessores são muito mais..."
E aí, vieram os comentários a essa publicação, concordando. Destaco aqui alguns...
Castro Lisboa:
"Eu li e reli cada livro da série HP oito vezes ou mais.Mas não tenho a menor dúvida de dizer que a Renata Ventura construiu personagens mais profundos e complexos. Sua trama também é mais cheia de nuances e madura. O grau de verossimilhança é incrivelmente mais alto. Os personagens, a narrativa e o próprio mundo criado por ela são bem mais tangíveis. E o trabalho que ela faz com nossos mitos e lendas é de um grau de originalidade assombroso. A J.K. Rowling teve um enorme caldeirão literário para transportar as criaturas que usou em seu livro. Já a Renata teve que beber diretamente das fontes primárias. Um trabalho muito mais árduo, que executou de maneira primorosa."
E Mateus Fonseca: 
"Eu acho que nada no mundo supera Harry Potter, por questões de criatividade e toda a mensagem de amor e amizade. No entanto, é perceptível que os livros da Renata são mais profundos em temas relevantes, porque a autora se propôs a falar sobre isso. Eu acho incrível a escrita dela e concordo que deveria ganhar o mundo" 
E outros 15 comentários, na mesma linha.
É bom, né?
Está faltando o quê, como dizem, para Renata 
ganhar o mundo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário