-

terça-feira, 3 de outubro de 2023

Ah Outubro ....






















Hora de celebrar outubro!
Mês muito importante,
Para mim, e para o Mundo,
Para a História e para o Entretenimento,
Para a Saúde, para a Religião e para a Educação,
Mais de 20 celebrações, sobre as quais alguma coisa escrevi!!!
É só clicar nos links


Senão vejamos….

1. Foi em outubro, de 1953, dia 3, que foi fundada a Petrobras, empresa à qual me dediquei 35 anos, segundo conta este link aqui:

2. Foi em outubro, de 1805, dia 3, que nasceu Hipollyte Rivail, que entrou para a história como Allan Kardec, codificador da Doutrina Espírita, cuja vida contei em versos, aqui:

3. Foi em outubro, de 1999, dia 4, o dia mais tenso de minha vida, segundo conta este link aqui:
https://blogdohomerix.blogspot.com/2019/10/exilio-americano-o-agradecimento.html

4. Foi em outubro, de 1962, dia 5, que os Beatles vieram ao mundo oficial, lançamento do primeiro disco. Escrevi sobre isso, aqui

5. Foi em outubro, de 1962, dia 5, (INCRÍVEL... NO MESMO DIA!!!) que o mundo viu James Bond no cinema pela primeira vez. Escrevi sobre isso aqui:

7. Foi em outubro, de 1940, dia 9, que John Lennon veio ao mundo, em meio a bombardeio da Luftwaffe (ou não). Neste ano, ele completaria 83 anos. Escrevi sobre isso aqui:

8. Foi em outubro, de 1962, dia 11, que um time brasileiro ganhou o título Mundial Interclubes, e era o meu Santos, que bateu o Benfica em Lisboa, por 5x2, após fazer 3x2 no jogo de ida, no Maracanã lotado, feito que só foi repetido quase 20 anos depois por outro clube brasileiro. Momento marcante da história de meu time, que contei aqui, quando ele fez 100 anos.


9. Foi em outubro, de 1492, dia 12, que Cristóvão Colombo descobriu a América. Já eu, descobri 507 anos depois. E experimentei Um Pouco de American Way of Life, Escrevi sobre isso aqui:
http://blogdohomerix.blogspot.com/2008/10/projeto-um-pouco-de-awol.html

10. Foi em outubro, de 1931, dia 12, que foi inaugurada a estátua do Cristo Redentor, no morro do Corcovado, no Rio de Janeiro.  Escrevi sobre ela aqui:

11. Foi em outubro, de 1953, dia 13, e de 2008, dia 12, que nasceu e se foi meu querido Carlinhos. Escrevi sobre sua vida aqui:

12. É em outubro, de qualquer ano, dia 12, que se celebra o Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. 

13. É em outubro, de qualquer ano, dia 13, que se celebrará o Dia de Santa Dulce dos Pobres, a primeira santa brasileira nascida no Brasil.

14. É em outubro, de qualquer ano, dia 15, que se celebra o Dia do Professor. Escrevi sobre isso aqui:

15. Foi em outubro, de 1940, dia 23, que veio ao mundo Pelé. Ele se foi ano passado... Escrevi sobre isso aqui:

E, como se não bastasse, descobri, na pesquisa de mais fatos de outubro que:

16. Foi em outubro, de 1869, dia 23, que veio ao mundo Ghandi 
e
17. É em outubro, todo ano, dia 4, que se celebra o Dia de São Francisco de Assis. Escrevi sobre a junção desses dois fatos aqui:

18. Foi em outubro de 1917, dia 25, pelo Calendário Juliano, 5 de novembro no nosso calendário, que eclodiu a Revolução Russa. Não escrevi nada sobre o tema mas deixo aqui um vídeo esclarecedor de meu amigo Osvaldo, em seu espetacular Canal Conversa Afora, https://www.youtube.com/watch?v=fULSTXDBrso aliás, são 5 vídeos!

20. Foi em outubro, de 1955, dia 28, que veio ao mundo Bill Gates, para quem eu escrevi isso aqui:

21. É em outubro, todo ano, no mês inteiro, que se celebra o Outubro Rosa, pela conscientização sobre o câncer de mama. Escrevi sobre isso aqui:


22. Foi em outubro, de 2019, no dia 3,  que veio ao mundo o Coringa definitivo, interpretado por Joaquin Phoenix. Escrevi sobre isso aqui:
https://blogdohomerix.blogspot.com/2019/10/ha-duas-semanas-eu-estive-na-exposicao.html


23. Foi em outubro, de 1969, no dia 29,  que nasceu a internet, com um comando que passou de uma universidade da Califórnia para outra. O comando foi incompleto, mas dali a coisa evoluiu para o que temos hoje!

24. Foi em outubro, de 1902, no dia 31,  que nasceu Carlos Drummond de Andrade, o maior poeta brasileiro. Escrevi um tiquinho sobre ele, neste post, que celebra a vida de Nara Leão:
https://blogdohomerix.blogspot.com/2007/10/nara-leoa.html


7 comentários:

  1. Homerix,

    Excelente postagem. Que coletânea de eventos notáveis concentrados em um mês! Muito bom.

    ResponderExcluir
  2. E eu, que nasci em 17 de outubro de 1940, 8 dias depois de John Lennon e seis antes de Pelé...

    ResponderExcluir
  3. Foi em outubro de 1947 no dia 22 que nasceu meu irmao mais novo. O cacula de tres,sendo eu do meio. Outubro eh realmente um mes importante para muitos!!!!

    ResponderExcluir
  4. Interessantíssima postagem pautada na diversificação de informações sobre um mesmo tema. Nesta situação é natural que cada leitor se identifique mais com um outro assunto, sem demérito para os demais. No meu caso, gostaria de destacar dois conteúdos que imediatamente me chamaram mais a atenção:
    1) Em 1940 vieram para esse mundo ao menos dois gênios, virtuoses na música ou com a bola nos pés, a depender dos seus dons. O britânico nasceu sob bombardeios nazistas, enquanto o brasileiro teve o beneplácito de ser gerado e concebido num país distante da região conflituosa e de quebra sob a égide de um presidente que declara neutralidade na guerra. Cresceram e apresentaram as suas belas contribuições para a paz, seja através de palavras cantadas ou no protagonismo de um dos maiores times de futebol de todos os tempos, interrompendo momentaneamente uma sangrenta guerra civil em país africano.
    2) Emocionante a bem detalhada descrição da saga do Carlinhos. Nessas ocasiões não raro busca-se no colo da espiritualidade explicações sobre as particularidades destinadas a determinadas pessoas tão especiais. Mais, nela se tenta encontrar algum refrigério diante uma vida pautada pela dedicação, perseverança e em alguns casos, de esperança das suas famílias, ideais localizados num patamar bem acima do material e amparados pelo amor que a tudo provê. Nosso reconhecimento às famílias dedicadas aos Cacaulos, Mariazinhas, Toninhos e à Bibi que tal como esses outros anjos, adicionou a sua luz cintilante a esse infinito firmamento.

    ResponderExcluir
  5. Outubro é demais. Grato, Homerix, por nos recordar ou dar a conhecer tudo isso por esse mês incrível!!!

    ResponderExcluir
  6. Bom apanhado da importância do mês. Lembro também do Dia de São Benedito, dia dos Animais, Dia das Aves, Dia da Criança, revolução de outubro na União Soviética...

    ResponderExcluir
  7. Muito bom meu amigo. Fatos, acontecimentos , história, narrados de uma forma leve e inteligente. Tomo a liberdade de acrescentar o dia 28/10, dia de São Judas Tadeu, para celebrar o aniversário de minha única filha, uma versão bem melhor que o pai.
    Forte abraço
    Roberto Bazolli

    ResponderExcluir