-

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Outubro é Rosa - 2012

Estamos em outubro. O mês de outubro tem a cor rosa desde 1920, e em vários países no mundo. A prevenção ao câncer de mama centra no décimo mês do ano, e em nível mundial, a campanha de conscientização para o diagnóstico precoce da doença: um auto-exame é possível e pode salvar. Claro que não prescinde de uma mamografia, que deve ser feita aos primeiros sinais, e depois, periodicamente!! Mesmo com toda a prevenção, sabem quantas mulheres MORREM, POR DIA no Brasil?

35

Ou seja, pensa bem.... se  uma mulher morre neste minuto por causa da doença, daquei a 45 minutos, outra vai morrer... e daqui a 90 minutos, outra... e assim por diante... É muito!!!

No post sobre o assunto do ano passado, fiz uma relação entre o câncer e a atriz Cássia Kiss, agora Magro, que acabara de fazer um papel tocante no novela 'Morde & Assopra'. Veja aqui: http://blogdohomerix.blogspot.com.br/2011/10/outubro-e-rosa.html

Volto a fazer a ligação entre as duas coisas! Afinal, há 23 anos, justamente Cássia Kiss, ainda no viço de seus 30 anos, fez uma campanha histórica aparecendo com seios desnudos, ensinando as mulheres a fazerem o auto-exame da mama. A propaganda é um marco definitivo e é considerada como um divisor de águas na prevenção do câncer de mama. Foram 30 segundos que salvaram muitas vidas, principalmente de mulheres humildes, que jamais foram a um médico, jamais foram orientadas, e que viram ali, na TV, uma aula de como se identificar os pequenos caroços que poderiam ser fatais.




E porque estamos em outubro, é hora de lembrar que é possível prever, diagnosticar, e curar a doença. A sociedade se mobiliza. Caminhadas, eventos, iluminação de monumentos acontecem por todo o país. Um laço rosa é o símbolo da campanha!!






Esteja onde estiver, mobilize-se você também! E me informe sobre os eventos que ocorrerão em sua cidade, que eu terei o prazer de disponibilizar aqui, neste espaço!!!

Então, esteja onde estiver, vista-se de rosa você também, quando for a hora!!!


Homerix Novamente Arroseado Ventura

Um comentário: