-

sábado, 14 de outubro de 2023

Sapiens - todos têm que ler

Olá! Caso se interesse pelo livro,
deixo aqui o Link Amazon
________________________________________________

HOJE, assistirei ao espetáculo F(r)icções, 
livremente baseado em Sapiens, do Harari, 
no Teatro Casa Grande, 
em monólogo com Vera Holtz.
Daí a republicação da minha resenha.
Inda que parcial
______________________________________

Na contracapa do livro que acabei de ler, uma das frases dizia....
“Este livro fascinante não pode ser resumido...você simplesmente terá que lê-lo”

Concordo totalmente! Vou fazer o possível para que meus filhos leiam!!
Mas preciso falar um pouco!! Ainda que umas poucas dezenas leiam o post e umas poucas unidades o comentem. Ao menos terei cumprido meu papel.
Trata-se de Sapiens – Uma Breve História da Humanidade, do historiador  israelense


Yuval Noah Harari, tão jovem e tão brilhante, em suas pesquisas e suas traduções para as páginas do livro.
Sim, é uma história, mas com poucos dados, nomes e datas. Apenas o faz quando é absolutamente necessário. Creio que pouco mais de uma centena de nomes foram mencionados, datas, menos que isso. O que importa é o que está por trás da coisa toda.
A Cronologia ele resume logo de cara, em duas páginas que abrem o livro, e algumas vezes eu as consultei para me localizar. Identifica a Revolução Cognitiva, a Revolução Agrícola e a Revolução Científica, a primeira que começa com o começo da história do Homo Sapiens (gênero Homo - espécie Sapiens), há 70 mil anos, a segunda que começa há 12 mil anos, a última que começa em 1500. Revolução Industrial? Sim, ele a reconhece, mas como nada mais que um capítulo da Científica, para ele muito mais importante.
Na Cognitiva, ele identifica como viviam os caçadores-coletores, como diz o nome, caçavam animais e coletavam da natureza o que necessitavam, mais individualmente ou em pequenos grupos. Interessante ele observar que talvez aqueles nossos ancestrais  fossem mais felizes que nós, embora vivessem muito menos.... O capítulo em que fala disso, ele chamou ‘Um Dia na Vida de Adão e Eva’. Interessante ele referir-se a fatos bíblicos apenas no nome do capítulo, sem mencionar uma vez sequer os ditos cujos no desenrolar da escrita. Assim ele também fez com ‘A Inundação’... pensa que ele falou em Noé, ou sua arca? Não, na verdade ele cita o poder destruidor de espécies que nós desenvolvemos desde priscas eras. Era o Sapiens chegar num novo lugar para que as espécies nativas desaparecessem em poucos milênios, ou mesmo séculos... um tiquinho de tempo só.
A Agrícola começou quando além de coletar plantas e animais eles os domesticavam, tanto os últimos quanto as primeiras. E começaram a organizar-se em grupos maiores, e começaram a aparecer hierarquias, propriedades, reinos e depois impérios. É nessa parte em que se destaca o estilo do escritor, quando ele pega um assunto e o disseca através dos tempos, desde sua origem. Fez assim com o dinheiro, com a escrita, com a religião (no mais amplo conceito – nazismo seria uma delas) com os impérios em si... sempre amarrando com a situação contemporânea. Como aprendi com este livro!
Na Científica, ele define como fundamental “A Descoberta da Ignorância”, que fez com que desbravadores saíssem pelos Oceanos em busca de conhecimento, bem verdade que estimulados por necessidades expansionistas dos impérios, mas sempre embarcando em suas naus engenheiros, cientistas, médicos que foram descobrindo as maravilhas do mundo moderno, e claro, como sempre dizimando as populações que encontrava pelo caminho em sua busca...

Numa parte final ele especula o que a ciência ainda tem por descobrir, e chama o capítulo de ‘O Fim do Homo Sapiens’ uau! O que virá por aí, especialmente depois que vemos o mais recente capítulo de Terminator.

Em posts separados irei detalhando um que outro descobrimento que fiz com a leitura... isto é, se houver algum interesse da parte de meus queridos e pouquíssimos correligionários..

8 comentários:

  1. Homerix, subscrevo os seus elogios a este livro espetacular, que mudou a maneira de eu nos enxergar. Aguardo com grande interesse os seus descobrimentos. Aquele abraço, Camargo

    ResponderExcluir
  2. Diante do estimulo darei a atencao devida na proxima ida a livraria

    ResponderExcluir
  3. Diante do estimulo darei a atencao devida na proxima ida a livraria

    ResponderExcluir
  4. Caro Homerix,
    Interessa-me, e muito. Vou esperar seus cometários e, claro, comprar o livro. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Nossa meu irmão. Vai ser minha primeira aquisição de obra literária da minha nova era.Simopse maravilhosa, bem ao estilo HOMERIX

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela dica. Certamente comprarei.

    ResponderExcluir
  7. O que nos aguarda? Isso é óbvio! Nossa mandatária já nos adiantou: mulher sapiens.

    ResponderExcluir
  8. Excelente livro. Belo resumo Homero. Parabéns!

    ResponderExcluir