-

terça-feira, 17 de outubro de 2023

Outubro também é de Oswaldo

Com que então chegamos ao 17 de outubro

Aniversário de um amigo recente (uns 7 ou 8 anos), 

a quem conheci num sarau.

Depois, encontrei-o na feira aqui perto de casa

E mais adiante descobri que também tinha blog

E começamos a trocar figurinhas.

E na pandemia criamos o ensaio Poetas da Quarentena.

Deixo aqui uma pequena parte desse duelo, 

Todo em oitavas épicas de Camões.

Vou deixar que descubram a idade dele nestas 17 Estrofes

Modéstia à parte, estão muito interessantes... 

Começou com a felicidade dele ao fazer a Estrofe 40 de nosso duelo 

e por aí foi a viagem no tempo

As minhas estão à esquerda

As dele estão à direita




Homerix
Oswaldo












40
Não sei se a tempo ainda vou 
De cravar o número 40
Acordei bem cedo e inda estou
Com a mente ensonada e desatenta
Se conseguir será um belo show 
Caso eu falhe, a pergunta se apresenta 
Quem será o vencedor desta querela
O amigo Homerix? Ou o Falabella?



41
Então, foi confirmado o belo show!
Tal qual o garboso Napoleão,
Que 40 séculos contemplou,
Ou como Ali Babá, grande ladrão.
Que 40 larápios comandou,
Foste tu, emérito campeão,
Desta enorme e profícua quarentena,
Que pros 40, deu tchau e acena!


42
Quarenta é um número encantado 
De várias lendas o facho que conduz
Cabalístico, divino, venerado
40 dias no deserto andou Jesus
Quarenta anos Moisés com sua luz
Guiou a Canaã seu povo amado
E até 2020 nos atenta
Porque vinte mais vinte dá 40



43
Isso está um verdadeiro filé
Mas não finda essa saga quarentana:
40 dias, dilúvio, Noé
40 horas laborais, semana
E 40 semanas, termo é
De uma boa gravidez humana.
E concluindo este ciclo que se encerra
Quarentanos viveu Lennon na Terra.


44

Ouvi séculos, anos, e semanas?
E dias e coisas a celebrar
O 40 em variadas hosanas.
Porém mesmo depois de chacoalhar
Nossas mil cavidades cranianas,
Falhamos, lamentável, encontrar
Meses, horas, minutos e segundos
Prostraram-se mortos e infecundos


45
Mas há ainda fato a celebrar:
Pois dezenove centos mais 40
Mostra-se um ano espetacular.
Analisando de maneira atenta,
Foi um ano de prole luminar!
Afirmo de maneira clara e isenta:
Pois que, então, entre Lennon e Pelé
Nasceu Oswaldo, Avé Evoé!!!

46
De verdade, seu ano impressiona,
Mas o meu não fica lá muito atrás,
Pois que trouxe a este mundo Madonna,
Prince, Michael Jackson, mais que demais!
Cazuza, Bial, Maitê, só abona!
Tim Burton, Sharon Stone e muito mais!
Esqueci de dizer, de tão afoito:
Meu ano foi o Gran 58!


47
E a lista de notáveis inda engrossa
Com fatos de que meu ano foi pleno:
·        A Taça do Mundo terminou nossa
·        Brasília fincou pá em seu terreno
·        E cá no Rio surgiu a Nova Bossa
·        Inda teve Maria Esther Bueno.
Enfim, convido então aos duelantes,
Que provem ser seus anos importantes!

48
Que gentil homenagem em me por
Ao lado de tão real companhia
Lennon e Pele, par superior
Ao qual eu nem em sonhos ousaria
----- or
Partilhar tal suprema honraria
Nascer entre os dois foi coincidência
Coisas que nem explica a Ciência


49
O mundo que me viu nascer
Vivia um momento complicado
Hitler expandia seu poder
E Mussolini seguia-o atrelado
A França caiu e ao perder
Deixou Paris num caos nunca igualado
Meu ano foi sinistro e sombrio
Co'a Humanidade em pleno desvario


50
Sim, já imaginava, tal suma de seu ano.
Corações e mentes em desatino.
Lennon nasceu em bombardeio insano
Pois Liverpool era sempre destino
Da mira do incomparável tirano,
Que brilhava também o céu londrino.
Mas lá vivia célebre comandante
Que viraria o jogo mais adiante!!


51
Oswaldo, permita-me breve alerta
Pois na linda antepenúltima oitava,
Creio que não fizeste a conta certa.
Ali, no verso 5 se esperava
De sua nobre escanção a oferta
De rima do 1 e do 3 escrava.
Aguardo-lhe uma breve correção?
Ou seguimos nossa sofreguidão?


52
Touche, como dizem na esgrima
E me desculpar aqui eu quero
Mas sei que dirá quem me estima
Que cochilos cometia até Homero
Nesta "quinta", para manter o clima
Da boa inspiração eu me esmero
E quero prometer: I'll do my best!
E lembrar que Errare Humanum Est


53
Então, amigo, seguimos assim!                    
Ainda brindas meu xará famoso
Falando Francês, Inglês e Latim!!!
A parceria me deixa orgulhoso
Mas quero ver sacar um Mandarim,
Um Suahili ou um Farsi frondoso!
Esquece! Não ia adiantar nada...
Ninguém iria entender a parada.


54
Suahili, pashtu ou mandarim 
Urdu, tagalog e até esperanto 
Poderia eu ficar horas sem fim
Perdido aqui neste meu canto 
A pensar em frases de festim
Mas então eu me pergunto: pra que tanto
Se temos uma língua inculta e bela
E que pr'este cantor a deusa é ela


55
Mas ora veja então que engatamos
A tecer muitas loas ao quarenta
E sem perceber logo chegamos
Ao igualmente impávido cinqüenta!
Cara, desobedecemos aos amos
Da língua, de maneira violenta!
É que nós temos um sério problema:
Somos e seremos fiéis ao trema!

56
Ah! O trema, que saudade
Nobre umlaut das poesias alemãs 
Perdido para a posteridade 
Por regras ortográficas malsãs 
Dava ao "u" após o "q" sua identidade 
E o mantinha bem sonoro para os fãs 
Da pronúncia correta e não aguenta
Ouvir alguém falar "cinkenta"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário