-

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

O ranking de Rafael Clark no Oscar - Imperdível!!

Não só o ranking como alguns comentários e informações importantes, e sem spoilers!!

Não escrevo mais sobre cinema!!

Adoto a opinão de meu Correspondente de Hollywood!!

E claro que aceitamos, eu e ele, contestações!

Mas duvido que eu encontre alguém que tenha assistido ou que venha a assistir a todos os 9 candidatos a melhor filme!! Eu, inclusive!!

Vejam, na foto, como ele tem intimidade com o tema!!
------------------

O S C A R   2 0 1 4 
Depois de correr para todas as pré-estreias que aconteceram no Rio, finalmente consegui ver todos os 9 indicados a Melhor Filme. Eis o meu ranking, do pior para o melhor:
Trapaça (American Hustle)

Chato, desinteressante, confuso, e longo pra dedéu. O filme foi todo feito na base do improviso (como é que foi indicado ao Oscar de roteiro se não seguiram roteiro nenhum?), e dá pra notar. É o filme superestimado do ano.

Em cartaz nos cinemas.
(Nota do Homerix: Renata já viu e concorda; Felipe achou interessante)


Clube de Compras Dallas (Dallas Buyers Club)

Um filme bom, mas apenas isso. Nem mesmo suas atuações chamaram minha atenção (mas o Jared Leto está irreconhecível embaixo daquela maquiagem toda!).

Estreia dia 21 de fevereiro.
(Nota do Homerix: neste filme, Mathew McConaughey - ou algo assim - perdeu 20 Kg para fazer o papel de aidético))


Capitão Phillips (Captain Phillips)

Gostei bastante desse novo filme do Paul Greengrass, mas esperava algo mais tenso e mais claustrofóbico. Acho que fui com uma expectativa irreal, por conta do trailer, que é um daqueles raros trailers que não conta nem metade da história.

Em cartaz nos cinemas.
(Nota do Homerix: Já vi e adorei, mas não ganha)


12 Anos de Escravidão (12 Years a Slave)

Ótimo filme, com uma ótima atua ção do Michael Fassbender. No entanto, ele é bem convencional. Vindo do Steve McQueen, esperava algo hipnótico, enigmático e diferentão, como "Shame" e "Hunger".

Estreia dia 21 de fevereiro.
(Nota do Homerix: Este Steve McQueen não é aquele ator famoso, de 40, 50 anos atrás, Papillon, Sete Homens e um Destino, 24 Horas de Le Mans, Os Implacáveis ... este morreu em 1980)


Ela (Her)

Um bonito romance - ainda que meio bizarro -, com diálogos excelentes (é meu favorito para o Oscar de Melhor Roteiro Original). E por que o Joaquin Phoenix não está indicado a Melhor Ator?

Estreia dia 14 de fevereiro.
(Nota do Homerix: quero ver, ainda que não possa 'ver' Scarlet Johanson, apenas ouvi-la)


Nebraska (Nebraska)

Belíssimo filme sobre o amor de pai e filho, com um clima nostálgico bem gostoso, acentuado pela fotografia em preto e branco.

Sem data de estreia definida (vi no Festival do Rio).
(Nota do Homerix: difícil que eu veja)


Philomena (Philomena)

Um ótimo - e surpreendente - filme sobre uma mãe buscando o filho que lhe foi roubado há cinquenta anos atrás. Apesar do tema um tanto pesado, é um filme gostoso de se ver, não só porque é engraçado, mas porque sua protagonista é um poço de simpatia e otimismo. Adorei!

Estreia dia 14 de fevereiro.
(Nota do Homerix: Renata já viu e amou - ainda mais porque vemos que M não morreu e segue esplendorosa)


O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street)

Três horas que passam voando, gra ças à energia assustadora de Leonardo DiCaprio e a um roteiro repleto de situações estapafúrdias e excessivas que causam fascínio, desgosto, e gargalhadas involuntárias. Não só é um dos melhores de 2013, mas é um dos melhores do Scorsese, na minha humilde opinião.

Em cartaz nos cinemas.
(Nota do Homerix: não sei se tenho estômago para ver pessoas enganando as outras explicitamente e se dando bem, mas os reiterados elogios a Leonardo certamente pesarão na minha decisão de assistir ou não)


Gravidade (Gravity)

Não é um filme, é uma experiência - ainda mais se você for vê-lo na sala 4Dx, em São Paulo (é uma delícia a sensação de se estar voando pelo espaço com a Sandra Bullock e o George Clooney). O roteiro pode ser meio episódico e formulaico (é uma corrida de obstáculos), e o sentimentalismo das cenas com cachorrinho e neném é incômodo, mas o filme é um deslumbre, tão tenso e tão tecnicamente perfeito que parece ter sido filmado no espaço mesmo. É o meu favorito para Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Trilha Sonora, Melhor Mixagem Sonora, Melhores Efeitos Sonoros, Melhor Fotografia e Melhor Edição de Imagens (mas Melhor Atriz é da Cate!).

Em cartaz nos cinemas. Lançamento em DVD, Blu-ray e Blu-ray 3D em 27 de fevereiro.
(Nota do Homerix: Já vi e adorei, é meu favorito e acho um exagero a indicação de Sandra a Melhor Atriz)
(Nota 2 do Homerix: JA Cate que ele menciona é a Blanchet, atriz de Blue Jasmine)


A aposta está feita! Agora, é aguardar até o dia 2 de março. =)



Rafael Sander P. Clark
 

6 comentários:

  1. De todos, o único que já assisti foi "Gravidade". Eu, que já fui hiper cinéfilo, capaz de assistir tudo em pré estréia, ando hiper seletivo. Admito que dos que ainda não vi, apenas tenho vontade de assistir ao "Lobo ...", "12 anos ..." e "Clube de Compras ...". E olhe lá. Quanto ao "Gravidade", tinham que inventar um Oscar para um personagem, não tanto para o ator (iz) e premiar o personagem da Sandra, algo como um "Oscar da persistência em sobrevivência". Quase inacreditável que ela tenha conseguido, após tudo o que pudesse dar errado efetivamente acontecer. Saí do filme cansado!

    ResponderExcluir
  2. Adorei Gravidade, O Lobo e Capitão Philips, detestei Trapaça, e esses foram todos que vi até o momento, pretendo ver mais alguns ainda, até a cerimônia, porém, acredito que dificilmente outro ator arrebanha o prêmio desse ano que não o DiCaprio, eu sempre achei ele muito bom, mas nesse ele me surpreendeu, está excelente, e o filme é realmente um dos melhores do ano e sim, um dos melhores de Scorcese, para mim, perdendo apenas para Hugo Cabret. Talvez o Lobo arrebanhe o de melhor filme, mas Tom Hanks não rouba a estatueta do DiCaprio não! E para atriz, também fico com a Cate Blanchet, que está impecável no filme do Woody Allen. Por muito pouco não a vejo pessoalmente, já que não somente estava em San Francisco à época da filmagem, mas estava justamente fazendo um tour de cinema, quando fomos surpreendidos com uma drástica alteração no roteiro do passeio, pois os guias tiveram que mudar alguns sites por causa de um tal de Woody Allen, que estava filmando nas redondezas e tinha interditado algumas da ruas pelas quais passaríamos! Mas voltando, nunca consigo assistir a todos os indicados antes da cerimônia, também, nem todos me interessam, mas nesse ano gostaria de ver todos, e especialmente Nebraska, pois filme com fotografia em preto e branco tem um grande apelo para mim, que sou fotógrafo. E depois conferir os outros, pois todos têm um bom motivo para tal. Em tempo, Steve McQueen é o filho do próprio, que se tornou cineasta. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Assisti Trapaça, Lobo de Wall Street, Philomena, Gravidade e Capitão Phillips. Lobo de Wall Street é disparado o melhor, seguido por Philomena.
    Assisti também à 2 estrangeiros concorrentes, Alabama Monroe e A Grande Beleza, e os 2 são ótimos filmes, mas até pela trilha sonora gostei mais do belga Alabama Monroe (na verdade o casal protagonista faz parte de uma banda de Blue Grass - Country Tradicional).

    Armando Ferreira

    ResponderExcluir
  4. Adoro este assunto: CI-NE-MA!! Já vi Capitão Phillips, Trapaça, O lobo e o meu voto (até aqui) vai para Gravidade. Dos concorrentes ao Oscar estrangeiro gostei muito de (re) ver A grande beleza (que é Roma...) mas o veu voto vai para A caça (magnífico!).
    Façam suas apostas. A conferir em 02 de março!!
    Abraço grande

    ResponderExcluir
  5. Homero

    Não sou fanático nem especialista em cinema. Mas como conversamos outro dia, meu voto iria para Walter Mitty como melhor filme e roteiro adaptado

    Vi Wolf e fiquei impressionado com a interpreta;ão do Leonardo de Capri. Agora eu afirmo, ele é um ator!

    Vi trapaça no fim de semana e gostei muito. Não é um filme, e sim uma peça de teatro filmada. o Elenco está excelente. Agora acho que concorrer como melhor filme demais (mas até Obama ganhou o nobel da paz!)

    Não vi Gravity, mas tenho curiosidade de entender como é um filme tão elogiado, pois a resenha já me dá sono, e com muita preguiça de ver o resto.

    Alguns anos atrás, todos haviam visto Avatar, muito se falava do filme e quando consegui vê-lo, achei um filmeco. Tanto que nunca quis revê-lo na TV. Meu gosto é diferente.

    Outra coisa que não me apetece, seja em livro ou cinema ou TV é Dan Brown (Anjos e demonios, inferno, etc.)

    Termino, informando que aguardo o segundo livro de sua filha. Ela tem a responsabilidade de não deixar a peteca cair.


    Sds

    Fernando

    ResponderExcluir
  6. Nao percebo como não gostaram de Trapaça? O filme é fantástico! Sinuoso, o mal que não é mal o bem que não é santinho...Actores fantásticos e duas lindíssimas histórias de amor! Talvez a tradução não estivessa à altura?

    ResponderExcluir