-

sexta-feira, 22 de março de 2013

Parabéns, Renata Minha Filha Ventura!!!


Nunca me esquecerei deste mesmo dia, há 28 anos, daqueles dois olhos negros, enormes, bem abertos, acompanhados de nenhum choro, atentos, que vi saindo da mãe, após um parto normal (era normal ter parto normal) que transcorreu magnificamente. Pena que não estávamos na era das câmeras digitais e celulares. Aqueles olhos ficaram sem registro... Eu e Neusa tínhamos então a mesma idade que Renata tinha até ontem.

Sempre foi boa menina, boa aluna, boa leitora e ... virou boa escritora, quem diria!!

Seu livro A Arma Escarlate (link)  está na segunda edição. Ainda não estourou, mas vai!! O livro angariou uma modesta legião de fãs ardorosos, de todas as idades, que clamam pela seqüência, que ela está escrevendo, mas divide o tempo com a missão de dar atenção àqueles fãs, pelo Facebook. E, como criou naquela rede social, perfis com alguns personagens do livro, vez por outra veste a pele deles, conversando com leitores e até mesmo dando conselhos amorosos, veja só!

Presente de aniversário? Além dos materiais, ela se alimenta com as reações positivas dos leitores, e com as resenhas positivas que chegam sempre. Deixo aqui a que chegou uns dias atrás, pela rede de leitores SKOOB (leia ao contrário), que tem lhe dado grandes satisfações.

Nota de esclarecimento:
"Fanfics" são histórias paralelas criadas por leitores,
com os mesmos personagens de um certo livro..
__________________

Resenha do leitor William, que leu os 7 livros de Harry Potter
5 Estrelas 
Grata Surpresa!! 
Estava eu pensando porque ainda não tinha um cadastro no Skoob, resolvi que era uma boa forma de organizar minhas leituras e finalmente entrei no site pela primeira vez. Já na primeira semana de uso a autora Renata Ventura me manda um recado pedindo opiniões para um outro livro de sua autoria, então fui pesquisar sobre o que se tratava. Quando li a sinopse pensei: "Ótimo, um Harry Potter brasileiro". Parecia que seria uma cópia de Potter no Brasil ou algo do tipo, e não estava a fim de ler fanfics.  
Contudo, li as resenhas aqui no skoob e me espantei com pessoas falando tão bem, descreveram um pouco os personagens e trataram de afastar meu receio de ser uma cópia de Harry. Então cedi à curiosidade e comprei meu exemplar. Isso não acontece com muita frequência mas li as quase 500 páginas em 3 dias.  
Pensar na obra como Harry Potter brasileiro é um equívoco muito grande, eu diria que a única coisa de Harry que há no livro é o conceito, o mundo criado por J.K.. Mas mesmo esse foi enriquecido, com detalhes e diferenciais essenciais, mas que não conflitam, e com nossa cultura brasileira. Nosso folclore foi inserido de maneira orgânica, era fácil se tornar galhofa, mas Renata acertou a mão nesse ponto.  
Mas o que interessa são os personagens. Por mais que alguém possa ainda dizer "O livro é um plágio" e etc, eu digo: não importa o quanto o mundo seja interessante, quem faz uma boa história são os personagens". E é nesse aspecto que o livro se eleva e vai além. Personagens com personalidades reais, identificáveis, que cometem erros estúpidos, mas compreensíveis de determinado ponto de vista. E é aí que o personagem principal se destaca, com uma personalidade muito mais complexa do que o maniqueísmo que estamos acostumados a ver, com habilidades que fazem muito mais sentido do que o típico "gênio instantâneo".
Em uma situação específica ele toma uma atitude que fui extremamente contra e achei estúpida, mas então fechei o livro e refleti no porque ele fez isso e fiquei com uma dúvida: "Eu faria diferente?".

Conclusão:A leitura foi excelente, com ótimos questionamentos colocados de maneira agrádavel e não cansativa. Determinadas ações dos personagens te fazem querer devorar as páginas seguintes para descobrir qual as consequências delas. Os personagens são humanos (apesar de bruxos). 
Não posso dizer que "A Arma Escarlate" é melhor que "Harry Potter", isso seria muita presunção minha.
Mas posso dizer: Gostei muito mais de "A Arma Escarlate" do que gostei de "Harry Potter".

___________________

Bela finalização, não??

Parabéns, Renata!!!!
Encontro de autores do Skoob na semana passada




8 comentários:

  1. Parabéns à Renata e aos pais corujas! Camargo

    ResponderExcluir
  2. Muito legal. Parabéns à Renata com votos de muita saúde e muitos êxitos.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Renata, telefonei para você, hoje cêdo, e quem me atender foi a Neusa. Fiquei sabendo notícias da Tia Zulmira e da minha amiga que está exausta, com justa razão. Infelizmente, não consegui falar com você pois você havia ido para a ginástica. De qualquer modo, deixo aqui os meus votos de muita saúde, paz, felicidades e muito sucesso.
    Grande beijo,
    Ana Clark

    ResponderExcluir
  4. Homero,

    No ano passado, enviei para a Renata um e-mail pelo aniversário, mas ela acabou não o lendo no dia e respondeu-me dizendo que demorou a lê-lo, pois quase não entrava mais naquele e-mail. Como não sou frequentador de redes sociais, solicito-lhe que repasse à sua admirável filha os meus desejos de tudo de bom para ela e para sua família.

    Abraços,
    Guedes

    ResponderExcluir
  5. Parabéns à Renata e aos responsáveis pela "obra".

    Abraço,

    Alessandro

    ResponderExcluir
  6. Homer: vocês escolheram o dia certinho da Renata nascer né? Assim, são dois amores que você comemora nesta data. Parabéns a ela, principalmente, pela data e a vocês, pela linda família. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Prezada Renata, grande escritora, que ainda nos reserva muitas surpresas! Aceite os meus sinceros parabéns atrasados, ok ?! Na 6a. f eu queria ter enviado algo, mas não deu...Espero que 3 dias de atraso somente sejam perfeitamente perdoáveis...Muitas felicidades, que vc merece! "Daddy", could you please forward to her ?! Thanks a lot ! Regards and Kisses, A2

    ResponderExcluir
  8. Homero

    Um pouco atrasado mas, por favor, transmita a Renata meus Parabéns e muitos anos de vida pela frente, com muita saúde, paz, harmonia e muito sucesso
    Contamos com outros presentes literários.

    Itamar

    ResponderExcluir