-

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Bolero de Ravel, com Andre Rieu


Gente, estou aqui arrepiado, como sempre fico, ao ouvir a música Bolero de Ravel, durante o show de Andre Rieu na Austrália, um dos melhores DVDs que tenho. ele toca muito aqui em casa, no programa 'Música para Vovó'. Ela adora!! E não é pra menos!!!

Antes de a orquestra tocar Bolero, André conta que aquela batida constante do repique que acompanha a obra toda é feita por poucos instrumentistas no mundo. Aí ele o chama para tocar ali ao lado dele. No post 'Jessica Returns' eu fiz um resumo do que é a emoção de se ouvir o Bolero de Ravel:
... Ouvi Bolero em LP, quando criança, milhares de vezes, gastei várias agulhas! E foi um dos primeiros CDs que comprei (logo depois de Abbey Road), em orquestra regida por Von Karajan. Emociono-me a cada vez que a ouço, aquele começo leve, quase inaudível, aquele crescendo com cada vez mais instrumentos, primeiro um violino, depois dois, depois milhares, é o que parece, alternadamente com os metais, outros milhares, aquele repique ao fundo, TaTaTaTaaaa TaTaTaTaaaa TaTaaa, cada vez mais alto, parece um exército chegando ao longe, a gente ouvindo os soldados cada vez mais perto, até chegar perto do clímax, quando a coisa muda de tom, majestoso, anunciando a vitória que está próxima, ou a chegada do exército vitorioso, não sei qual era a intenção de Maurice Ravel ao compor sua obra-prima, mas como ele era francês, sempre imagino o exército de Napoleão. Seguro que é a clássica que mais gosto, principalmente por gostar de todo e cada minuto da obra. Claro que admiro Mozart, Beethoven, Strauss e outros, mas se ouvir a composição toda, sempre há altos e baixos. No Bolero, não, a gente gosta de tudo, vai ficando cada vez mais arrepiado (como estou neste momento ao escrever e lembrar).

Veja o video, e arrepie-se, igual kineinkieu!



Neste momento, o show está perto do fim, mas ele tem outros grandes momentos, como as valsas vienenses dançadas pelos Viena Debutants e por casais de patinadores no gelo (é mesmo... ele montou uma pista de gelo!!!)  e tem a ária Mio Babino Caro cantada pela brasileira Carmen Monarcha, usando o próprio André Rieu como Babo (papai) .... e tem, Amazing Grace, acompanhada de uma orquestra de gaitistas de fole, espetacular, de chorar!!!

Um DVD para se ter!!

Abraço

Homerix

2 comentários: