sábado, 19 de janeiro de 2013

Guardião do vernáculo



João, além de grande amigo, corretíssimo, e guardião da língua portuguesa, é mais santista que eu, apesar de eu ser Santista ao quadrado, pois além de torcer pro Santos, eu nasci em Santos. E seu em me chamasse Homero Santos, eu seria Santista ao cubo!

Mas torcedor, ele é mais que eu!! Além de ser santista há mais tempo, e ter visto muito mais jogos de Pelá, ele acompanha tudo o que se refere ao time. por exemplo, quando tivemos As Sereias da Vila, time que foi montado com grandes jogadoras incluindo a melhor de todas, em 2011, ele acompanhava.... assim como o time de futebol de salão, que teve Falcão, o melhor de todos, ele acompanhava. E está a acompanhar a Copa São Paulo de Futebol Júnior, em que o Santos está fazendo boa figura. E sempre me mantém informado do que se passa.

No último report, eu perguntei sobre uma denominação que ele usou e ele, mais uma vez, mostrou seu pendor de guardião do vernáculo!!! Veja o breve diálogo:

__________________

Caro Mero,


O jogo acabou há pouco Peixe 1x1 Audax. Na decisão por tiros da marca de penalidade máxima, 4x3 para os Peixinhos. Com duas defesas do goleirão Gabriel Gasparotto, quem durante o jogo já havia defendido um pênalti. A propósito, no jogo anterior, também fechou o gol. Pelo que mostrou até aqui, esse garoto vai longe. Tem 1,96 m, 100kg e muita agilidade e elasticidade.


Aquele abraço,

João
_________________________

 Legal!! Mas, João, estou há tempos pra te perguntar: porque não dizes 'penalties'? 
Homero 
_________________________ 

Caro Mero,


Esclarecendo, durante o jogo, em que um defensor comete a falta dentro dos limites da grande área, então seu clube é apenado com a cobrança do pênalti pelo adversário. Entretanto, quando o jogo termina empatado e requer a definição de um vencedor, não são pênalties, não se trata de punir por infração, mas chutes da marca do pênalti, que é o ponto de referência para o efeito dos chutes para definir um vencedor. Tão simples quanto isso.




Aquele abraço,
João
____________________________

Como sempre, matou a pau!!!

Aliás, falando em Santos, no sábado, a estréia como o diabo gosta: 3x1 com dois gols de Neymar, um deles um golaço, e pra variar, 'expulsou' um zagueiro. Esse time está com pinta de me dar grandes alegrias neste ano!!! Veja os melhores momentos! O gol de Neymar é de dar risada, ao vivo, e quantas vezes vir o replay!

Aliás, falando em futebol, NÃO DEIXEM DE VER a descrição do jogo do Corinthians, feita pelo Tiago Leifert nos Gols do Fantástico. O chinês Zizou finalmente jogou e participou do gol. Veja como foi!! Hilariante!!


Abraço

Homero




4 comentários:

  1. Homerix,

    Obrigado. Somos contumazes violadores do significado das palavras, conceitos, etc. Por exemplo, denominamos de xisto o folhelho que contém matéria orgânica da Formação Irati, que é uma rocha sedimentar, quando xisto é tecnicamente aplicado a rochas metamórficas, conceito básico que se aprende nas escolas de geologia; criamos a excrescente “lâmina d´água” para complicar a cabeça das pessoas, que têm nas suas bases de dados a franca associação com o vocábulo delgado, mas, mesmo assim, ao perfurar um poço de 5000 metros, por exemplo, em que metade seja de água, usa-se a tal da “lâmina d´água”, quando existem expressões técnicas de melhor racional, como a quota ou cota batimétrica ou, mais simples, profundidade d´água, estas que todos entendem. Já ouvi expressões tais como lâmina espessa (sic) ou lâmina delgada, que é uma redundância; usamos um costume de duas peças e chamamos de terno; inacreditável o uso de expressões em inglês a exemplo do “handicap”, pelos comentaristas de futebol, que é de envergonhar, não dá nem para comentar; etc. E o festival de agressões é bem abrangente.

    ResponderExcluir
  2. Tambem santista, tambem irmão como você, e tambem apaixonado pelo vernáculo,cumprimento o seu amigo, adorei a explicação da diferença entre penalty e penalidade

    Flavio Vasques de Oliveira Ventura

    ResponderExcluir
  3. Esse é o João! Abs, Camargo

    ResponderExcluir
  4. Esse é o João que em um dia distante, distante também do Brasil, falava-me das características geológicas que indicavam que milhões de anos atrás, África e América do Sul eram um só continente.

    Abraços ao JF. Se tiver algum erro no texto acima, por favor, pode corrigir.

    Itamar

    ResponderExcluir

Marcadores

Aniversário (40) Arte (11) b (2) Baleia (43) bea (1) Beatles (840) Blog News (101) Campanha (9) Carta (37) cele (1) Celebração (58) Ciência (9) Cinema (312) Comida (3) Comportamento (259) comu (1) Comunicação (163) Concurso (23) Costumes (77) Cultura Inútil (32) Despedida (17) Educação (27) Energia (45) Esporte (56) Estatística (2) Facebook (2) Família (29) Futebol (133) Game of Thrones (9) Geografia (1) Geologia (1) Her Majesty (1) História (13) homenagem (93) Houston (48) Ícones (66) Idioma (58) Jack Bauer (7) James Bond (53) Justiça (35) Livro (272) Los Bife (66) Matemática (8) Memória (1) Mensagem (18) Música (207) Obama (20) Pelé (29) Pesquisa (7) Pink Floyd (22) Poesia (94) Política (103) Propaganda (6) Rádio (37) religião (42) Rio de Janeiro (43) Saga A Arma Escarlate (52) Saúde (62) Segurança (5) Show (98) Star Trek (17) Teatro (11) Tecnologia (3) TV (122) Viagem (115)

Rock Parceria e Poesia - Parte 2

  View on Vocaroo >>   Clique acima para ouvir o que está escrito abaixo Rock Parceria e Poesia Uma conversa sobre a Parceria Lennon/M...