-

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A Luta Escarlate continua!!


Post publicado em abril de 2012
E que ontem recebeu um comentário
...curto ... grosso ... apócrifo ... covarde ...
E que ontem mesmo, já recebeu o auxílio da Tropa Escarlate
________________________________________________

No sábado, Renata recebeu esta mensagem, pelo Facebook
Amei seu livro de verdade! Acabei de ler hoje e simplesmente fiquei desesperada atrás do segundo e curiosíssima pra saber o que vai acontecer com o Abelardo e o Eimi! Amei o Capí, achei ele uma gracinha. E adorei o nome das magias. Amei a localização da escola e a intriga social! Simplesmente não consegui parar de ler! Divulgo e continuarei a divulgar seu livro! Amei! Por favor NÃO para de escrever a série!!!!
E gostou tanto que desenhou uma cena do livro!


Toda hora é isso, declarações apaixonadas, implorando pela continuação, resenhas ótimas em blogs... A Arma Escarlate tem muitos admiradores dedicados!!!

Renata fica feliz, e nós junto, mas ...  
ainda estamos na primeira edição!!!! 

O que faltará para terminá-la?

Será que falta VOCÊ entrar no mundo Escarlate?? Sempre é tempo!!! 

Faltaria alguém de peso ler... e gostar!!!

Bem, enquanto isso, vamos coletando!!!

Veja aqui mais uma resenha excelente...
Pra começar, acho importante citar que pli esta obra antes de ler a série de J.K.Rowling, e isso tira o peso de um certo preconceito que eu poderia ter. Estou lendo a obra pura, pelo que ela é em si.

Isso não quer dizer que eu sou um ignorante total em HP. Pude reconhecer alguns eventos citados implicitamente, como a morte de Dumbledore.

Confesso que enrolei pra fazer essa crítica porque não sabia quais temas eu devia escolher pra abordar (são tantos os temas que ela aborda, se eu abordar todos, vou ter que escrever outro livro...)

Então vamos lá! Renata Ventura faz fantasia num cenário nacional! Isso já devia ser motivo o suficiente pra comprar o livro... Nós, brasileiros, não temos uma cultura forte de literatura fantástica e nossos melhores títulos nessa área geralmente remetem muito mais pra cenários europeus do que pra nossa boa e velha floresta amazônica ou os pampas ou o agreste ou o pantanal ou a qualquer outro dos TROCENTOS lugares maneiros que nosso país tem. Ponto pra ela.

Hugo Escarlate não é uma criança! Ele é um homem feito de 13 anos, morador do Dona Marta de 1997, residindo num contêiner, tentando entrar pro tráfico... com 13 anos ele já viu mais coisa do lado ruim da vida do que metade de nós vai ver em toda nossa existência! Nas palavras de Emicida : ´´eu cresci onde os muleque vira homem mais cedo``.

´´A arma escarlate`` tem uma preocupação muito forte em retratar da forma mais fiel possível a realidade da favela e da educação brasileira! A escola Korkovado é uma escola elitizada, de bruxos, mas ainda assim sofre com os mesmos problemas virais da nossa educação: falta de professores, professores despreparados, elitização da educação , etc. A realidade dos morros cariocas não é novidade pra ninguém : já foram estampadas capas de jornal o suficiente sobre o assunto!

Outro ponto interessantíssimo é a inversão que ocorre em relação a figura clássica do mentor como a figura clássica do velho sábio... não temos um Gandalf ou um Dumbledore pra guiar Hugo...nosso protagonista tem como guia espiritual Capí, um garoto 3 anos mais velho que ele! Os personagens mais velhos que tem uma relação de carinho com Hugo simplesmente não estão aptos para cumprir esse papel: Atlas e a diretora Zô não são exemplos a serem seguidos, simples assim!

A história é contada em terceira pessoa, o ritmo é ótimo (me fez ler mais de 200 páginas em um dia, feito que eu não alcanço desde que entrei na era da internet) e tem tudo pra revolucionar a literatura fantástica nacional! Eu podia citar vários outros pontos interessantes, como a relação ´´esquerda-direita``, a moralidade do principal, a relação da língua com a identidade nacional, etc...mas vai ser muito mais divertido você descobrir lendo o livro.

E seguimos adiante

Abraço

Homerix Em Busca Ventura




19 comentários:

  1. E o quão próximos estamos de uma próxima edição, Homero?

    ResponderExcluir
  2. Meu sobrinho de 16 anos está lendo e gostando do livro.
    bjs, terê

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Amigo anônimo, que se esconde no anonimato para fazer um comentário tão negativo, apareça!!!

      Excluir
    2. Se ao menos você tivesse uma justificativa pra comentar isso a gente até poderia te ouvir. Mas criticar sem nem ter argumentos e ainda sem nem mostrar a cara não rola né --'

      Excluir
    3. Opiniões e Pensamentos21 de janeiro de 2013 às 22:17

      Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    4. este comentário demostra sua infantilidade, pessoa baixa, pelo menos tenha coragem e apareça com seu perfil

      Excluir
    5. Defender? E esta coisa bacana precisa lá de defesa? Iniciativa do bem, produto de esforço, tentativa de acerto?

      Excluir
  4. É muito fácil atirar a pedra sem dar a cara a tapa.

    Caro Homero, não sei se já passou por essa experiência como blogueiro, mas isso eu já vivi bastante na internet, através de videos, páginas, blogs e páginas no facebook... Ignore essas críticas sem fundamento. Guarde com grande carinho toda crítica fundamentada! E deixe que o anônimo se regozije na sua insignificância.

    Quem sabe o que diz, não precisa esconder o nome.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Como não receber declarações e mais declarações de amor de fãs, quando se trata d'A arma escarlate?? É um livro perfeito e ponto final! Quem não tiver gostado tem que ter pelo menos argumentos para isso! E não vir com esses comentários infantis e sem nexo.. Passar bem, ANÔNIMO!

    ResponderExcluir
  7. O livro é maravilhoso!
    Eu simplismente não consigo parar de ler, já passei a noite inteira lendo o livro só poque não conseguia parar de ler e muito menos dormir sem saber o que aconteceria.
    A Renata consegue prender você ao livro e fazer você viver aquilo junto com as personagens. Alegrias e tristezas, o alívio e o medo, eu conseguia sentir a adrenalina do Hugo no decorrer dos acontecimentos. Esperando ansiosamente o segundo livro!

    ResponderExcluir
  8. Se um livro é uma "merda" pra mim, eu não leio nem a metade, e se eu não leio nem a metade, eu não tenho como achar um livro uma "merda". Felizmente uma maioria absoluta de leitores que tiveram o prazer de ler a Arma Escarlate adoraram o livro e viraram fãs, e olhe que a editora não dar um passo para divulgação do livro!
    Lembrando que uma crítica é válida sempre, desde que tenha um pingo de educação e respeito, e que de preferência seja feita por uma pessoal que conhece aquilo que está criticando.

    Que venha a segunda edição, agradando os fãs e matando de raiva as pessoas que existem para tentar derrubar um belíssimo trabalho.

    Saudações Escarlatinas!!!

    ResponderExcluir
  9. Homero, é muito bonito ver o talento da Renata associado a dedicação de um paizão que valoriza e apoia o seu trabalho. O mundo precisa de mais pessoas como vocês!! Parabéns.

    ResponderExcluir
  10. Estimado Homero ,
    - Comentário sem fundamento , sem argumentos, sem valor algum.
    Como diria meu pai :" Os cães ladram , mas a carruagem passa ! ".
    - Parabéns a Renata e a você por deixarem algo positivo para a posteridade !
    Sds, MAURI

    ResponderExcluir
  11. Homerix e Renata

    Quem se expressa dessa maneira e ainda se esconde, não merece qualquer resposta.
    Esse elemento é igual a um micróbio moribundo em algum ponto do oceano.

    Itamar

    ResponderExcluir
  12. Covardes a gente ignora, Homero. Junto com suas baixarias.

    abs
    Carol

    ResponderExcluir
  13. Homero, faço minhas as palavras da Carol...(por que será?)
    Bjs, Carol (também!)

    ResponderExcluir