-

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Yes, they could again!!

Este é um capítulo da coletânea 'Obama é o Cara'
Os demais capítulos podem ser acessados neste LINK

Quatro anos atrás, o mundo tinha uma opção melhor...
Amanhã, espero que os americanos mandem o falastrão para casa...
________________________

Salve Barack Houssein Obama, presidente re-eleito dos Estados Unidos.

Com uma vitória até mais folgada do que o antecipado, Obama enterra a pretensão de retorno dos funestos republicanos ao comando da maior nação do planeta. Estamos salvos por 
Four More Years!
No Colégio Eleitoral foram largos 332 a 206.

Eu disse pessoalmente a ele: 
Obama, você é o cara!!!
Veja só o momento!!


Foi muito interessante acompanhar a marcha da apuração. País continental e extenso na longitude, os EUA têm 5 fusos horários. Então a coisa ía de leste pra oeste, à medida que terminava o horário de votação em cada fuso! Obama começou vencendo com uma onda azul, logo na Costa Leste, mas ainda sem New York e New Jersey, que demoraram a produzir resultados, aí veio a onda vermelha republicana do meio-oeste (Texas capitaneando), colocando Romney na frente. Chegaram os dois atrasados da Costa Leste, e Obama equiquilibrou, depois veio a Costa Oeste, com Califórnia & Cia pra arrebentar com os vermelhos, associado a vitórias em 7 dos 9 swing states (em que não havia favoritismo claro). E foi justamente a vitória em Ohio (o mais esperado) que garantiu os votos eleitorais a mais que os 270 necessários. Nem precisou da Flórida, onde a disputa foi acirradíssima! 


E Obama ganhou inclusive no voto popular, o que se apostava que não conseguiria.

Pronto, boa sorte ao mundo, que dormiu (ou seguiu seu dia) mais feliz. Fora dos EUA o apoio a Obama era impressionante, variando de 70% a 80%. O temor pelo retorno à era Bush era enorme!!!

Romney demorou para admitir oficialmente a derrota, e quando o fez, foi um discurso educado, como reza a democracia, desejando sucesso ao vencedor, mas triste, sem brilho.

O discurso de Obama, foi muito bom, mas sem a clara emoção de 4 anos atrás, quando a vitória de um negro, numa naçao racista, carregava uma carga de emoção imbatível, ocasião sobre a qual escrevi, neste link.

No mais, vida que segue, e pra quem não se lembra o que Obama fez, e sofreu, no primeiro mandato, quando recebeu uma pesada herança da administração republicana, repito aqui  meus textos, em alguns momentos cruciais, quando me senti capaz de escrever alguma coisa. (é só clicar no nome do artigo, que aparece o post!!!)

Obama é 'Da Paz'!
Celebração do Prêmio Nobel da Paz a Barack Obama

Obama é 'da paz'???
Decepção por Obama ter mandado tropas adicionais ao Afeganistão
Oba-Obama
Celebração da visita de Obama ao Brasil
We Got Him
A morte de Osama Bin Laden - A derrota de Trump

Standar & Poor & Republican
O absurdo rebaixamento do país presidido por um negro

A Saúde de Obama
Quando conseguiu a aprovalção de seu pacote de Saúde pelo Supremo

Homero Four More Obama Years Ventura

2 comentários:

  1. Homerix,

    A população americana entendeu que o Obama ainda não havia completado o seu ciclo na presidência do país. Experimentou momentos de grandes desafios, crises, tempestades, mas logrou êxitos também. O povo, democratica e legitimamente votou por mais quatro anos. Espero que deixe um ótimo legado, tal qual FHC o fez pelo Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir