-

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

My Name is Alves, Cláudio Alves!!


No post de ontem (http://blogdohomerix.blogspot.com.br/2012/10/minha-007mania.html), viram que eu sou um Bond Expert acima da média. Entretanto, meu guru chama-se Cláudio e eu resolvi prestar-lhe uma homenagem, abrindo espaço para uma declaração, e pedi:

"Cláudio, gostaria de um depoimento seu sobre as expectativas para o novo filme, mas sem spoilers, pra publicar no meu blog, hoje, no máximo amanhã..."

A resposta veio rápida, certeira, como um tiro de 007!!

Vejam! 
______________________________
The James Bond Gunbarrel
Pois é, fica muito difícil ficar falando sobre SKYFALL sem incorrer em algum tipo de spoiler, portanto, diria que, em termos gerais, a expectativa é altíssima para esse filme, máxima até, para muitos, pois para começar, é um filme extremamente aguardado, e está vindo em um momento mágico para todos os bondfãs, um momento áureo, que é o da comemoração dos 50 anos do personagem no cinema.

Além desses dois fatores, a expectativa é bem alta pois todos estão apostando no resgate dos elementos básicos, mas essenciais, que culminaram em catapultar a série para se tornar o fenômeno que é hoje em dia, e podemos citar alguns: a volta da gunbarrel, idealizada pelo gênio Maurice Binder, infelizmente já falecido, e que serviu para transportar o espectador a  um mundo de estilo, classe, aventura, suspense, ação frénetica, paisagens deslumbrantes, e mulheres mais ainda, logo no início do filme. A abertura com o tiro era sinônimo e analogia e síntese de tudo isso, ao se assistir a gunbarrel, já se sabia o que viria a seguir, exceto no primeiro, claro. A gunbarrel acompanhou o agente em todas suas aventuras, à exceção dos dois últimos filmes de Craig, nos quais, apesar de mostrarem-na, o fizeram de maneira não-convencional, fora da ordem, portanto, é esperado que neste SKYFALL, o filme comece logo pela gunbarrel, como inclusive dá a desconfiar o clip de Adele.
Outra expectativa é a volta de Q e seus gadgets, também ausentes nos dois últimos da franquia. O que ainda não se sabe é se Moneypenny aparece neste ou não. Por fim, o que tinha ficado de fora dos últimos, cuja ausência foi muito sentida pelos fãs mais puristas, é a solicitação de um Martini Shaken, Not Stirred.

Enfim, todos os elementos presentes de Sean Connery a Pierce Brosnan, que já fazem parte da mitologia do personagem, e que ficaram ausentes nas últimas produções, serão resgatados, para alegria de todos os fãs.

Outros elementos como sequências de ação de tirar o fôlego, utilização da música-tema, canção bombástica, sequência de abertura eletrizante, locações exóticas e
bond girls maravilhosas já se confirmaram nesta última produção, fora isso, os elementos técnicos também estão sendo motivos de grande expectativa, como desenho de produção, figurino, fotografia e trilha sonora.
Sobretudo, os fãs estão com tremenda expectativa pois tiveram que aguardar o hiato de 4 anos, quando a média é de dois. Geralmente, intervalos mais largos, como esse, são atribuídos aos períodos em que se tratavam de trocar o ator principal, nas produções mais recentes,, tal como foi com Dalton (1989) x Brosnan (1995) e Brosnan (2002) x Craig (2006), e também, claro, o fato de ser este o filme lançado no ano em que se celebra o cinquentenário do maior ícone pop do mundo. Houve também a problemática do pedido de concordata da MGM, que era a detentora dos direitos de distribuição do filme, que contribuiu para a demora da produção, mas a boa nova é que duas sequências já estão sendo planejadas, sendo que Bond 24 já se encontra em fase de pré-produção, com estimativa de estreia para 2014, retomando o hiato de dois anos entre cada filme.

Eu procuro não querer saber muito sobre o filme antes de sua estreia, pois penso que isso pode comprometer o impacto que se tem ao se assistir ao filme pela primeira vez. Assim, quanto menos souber, melhor. Não tem graça ir a uma estreia em que se sabe tudo o que vai acontecer, ou pelo menos uma grande parte do que vai acontecer. O melhor é ir lá e conferir, na hora. Já tomei ciência dos principais aspectos do filme, já inclusive fui além, e escutei a canção de Adele antes de ver o filme, o que já não causará o mesmo impacto a um ouvido virgem, por exemplo, mesmo sendo uma belíssima canção, que potencialmente poderá auferir o Oscar de melhor canção no ano que vem, mas eu procuro não me envolver muito com o filme antes de ir vê-lo, até mesmo em uma produção de Bond, acho que fiquei sabendo mais do que deveria até, vou guardar o resto para depois de amanhã, no salão do IMAX!

Boa sorte!

_____________________________

É ou não é uma Bond fera???

Ele vai até participar, no próximo sábado, do 4º CON007, evento de integração de fãs de todo o Brasil, na Livraria Saraiva do Shopping Morumbi, em São Paulo, onde dará palestra sobre o tema!
 

4 comentários:

  1. Valeu Homero, muito obrigado pela homenagem! É uma honra para mim ter o nome associado a este blog tão popular! Fico feliz por poder compartilhar o pouco que sei com outros fãs, e me coloco à disposição para ajudar no que for, principalmente no quesito colecionar 007 no Brasil.

    Enorme abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Pouco q sei"? Ah Claudinho corta essa vai, tu sabe mtoooooooooooooooooooo. Quem será q me "socorreu" tantas vezes qdo fizemos textos pro portal da C007? You are the very best

      Excluir
  2. Nossa Homero q linda homenagem. Diferente de vc estou lendo e ouvindo tudo sobre SF e isso só me deixa c/ + vontade de sair voando e ver o filme. Detesto surpresas. Agora, essa homenagem ao nosso querido Claudinho, ele merece mto. Parabéns amigo "sangue bom". Sei q o Homero fez isso c/ mto carinho e tanto ele qto eu sabemos q é o mínimo q vc merece por ser esse gde (em todos os sentidos) amigo q vc é. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ora Patthy, quem sabe de verdade de 007 é o Michael Wilson, ou a Barbara Broccoli, o Terence
    Young.... E digo mais, esses sabem o que ninguém mais sabe, que é acumular verdadeiras fortunas con o personagem, ao passo que nós gastamos fortunas! Ahahahaha!

    ResponderExcluir