-

domingo, 21 de outubro de 2012

A reabilitação é possível?


No post abaixo, transcrevi uma declaração e o diálogo que se seguiu, no jeito Facebook de ser, sobre dois fenômenos do momento: Avenida Brasil e vocês sabem  que livro (hehehe)


Além da natural alegria de ver a manifestação de fãs que gostam do trabalho de Renata, ficou claro o contexto em que tudo aconteceu. 

Foi verdadeiramente um fenômeno a novela 'das 8', que passou quase todo o tempo pegando fogo. (neste link, o que quis dizer com isso)

A maioria dos capítulos tinha situações incríveis, tanto no núcleo sério como no cômico. E ria-se também no núcleo sério, mas acima de tudo, eletrizava-se e emocionava-se. 

Foi uma novela em que muitos atores tiveram personagens que foram ápices de carreira, em todos os níveis de importância na trama. Vi uma entrevista com José de Abreu, o barbudo Nilo do lixão, em que ele chorou várias vezes, de emoção por receber um papel desses já quase em final de carreira. Foram notáveis os personagens que começaram pequenos e cresceram, como Adauto e as duas empregadas da mansão.

O Brasil literalmente parou pra ver o último capítulo. Muitos esperavam pra ver o clichezíssimo 'Quem matou quem' recurso de muitas novelas, mas eu queria mesmo saber que desfecho o brilhante João Emanuel Carneiro daria para Carminha, a vilã mais sensacional de todos os tempos.

E foi, como não poderia deixar de ser, emocionante!! E, como se esperava, para um roteiro com tantas emoções, surpreendente! 

Deixo aqui a declaração de uma Facebook friend chamada Ingrid, que expressa bem a surpresa que foi!
Não lembro de qualquer outra obra dramatúrgica na televisão brasileira que haja reabilitado moralmente um vilão, com tanta habilidade e coerência no enredo. Eu que não assisti a novela com o mesmo entusiasmo e frequencia da maioria, me rendo à genialidade do autor para o desfecho tão revolucionário e socialmente positivo, que remete à ideia de que qualquer indivíduo tem lá seus motivos para ser como é, e que é passível de "conserto" se dada uma chance real. Gostei do foco na vitória do AMOR e dos valores da FAMÍLIA.
E a cena final, em que há o perdão mútuo entre Nina e Carminha foi perfeita, com desempenhos perfeitos de Débora e Adriana. De chorar, nas duas vezes em que vi, na sexta e na reprise do sábado!!


E agora, vamos aguardar pra ver o que Glória Peres nos reserva com 
"Salve Jorge"

Homerix Com Saudades de Carminha Ventura

4 comentários:

  1. Vc sabe como eu gosto, sem açucar, só o que me faltava é engordar.

    ResponderExcluir
  2. Não mais por pena, mas pela pena de um escritor, o Brasil amou a periferia.

    ResponderExcluir
  3. Sim, a reabilitação é possível e a vilã teve tempo para isto durante o seu período na cadeia. O que não é possível e que acontece frequentemente nas novelas com enredos flexíveis, é a mudança de personalidade dos personagens em intervalos de tempo tão curtos. Isto aconteceu com a vilã da novela, que resolveu ficar boazinha praticamente de uma hora para outra, apenas durante o tempo em que esteve com o seu pai (e, aparentemente, apenas por perceber que ele tinha um caráter pior do que o dela).

    ResponderExcluir
  4. Bem Está escrito assim Melhor é o pouco havendo justiça, do que os grandes rendimentos com injustiça Provérbios 16:8 Bjkas Flavia Leal

    ResponderExcluir