-

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O Haver: Pinturas e Músicas para Vinicius de Moraes

A Petrobras apresenta

O Programa Petrobras Cultural abre as comemorações pelos 100 anos de nascimento do poeta e compositor Vinicius de Moraes, nascido em 1913, com o projeto 'O Haver: Pinturas e Músicas para Vinicius de Moraes'. A homenagem é uma iniciativa do artista plástico Elifas Andreato, que reuniu 15 músicos da MPB para compor canções inéditas - instrumentais ou letradas - inspiradas no poema 'O Haver', que para Elifas é o que melhor representa a vida de Vinicius de Moraes. Depois, com a ajuda do artista plástico, os músicos desenharam o poeta. O material foi transformado em DVD, livro e exposição, que está em cartaz até 10 de outubro na Galeria de Artes do BNDES, no centro do Rio de Janeiro. A entrada é gratuita.

Entre os compositores convidados estão Paulinho da Viola, Toquinho, Martinho da Vila, Zeca Baleiro, Carlinhos Vergueiro, Teresa Cristina, Edvaldo Santana, Badi Assadi, Celso Viafora, Marcelo Camelo, Antonio Nóbrega, Chico Cesar, Gabriel O'Pensador e Renato Teixeira. Chico Buarque também participou do projeto, declamando o poema 'O Haver'.
A amizade de Elifas Andreato e Vinicius de Moraes começou em 1975 quando o artista gráfico foi convidado pelo poeta para pintar a capa do disco 'Vinicius e Toquinho'. O encontro transformou a vida de Elifas. Graças à música 'O Filho que Eu Quero Ter', de Vinicius, o artista plástico decidiu ser pai. "Em 1975, eu já era casado, mas não queria ter filhos. Para realizar a capa do disco, ouvi a música 'O Filho que Eu Quero Ter'. Fiquei estupefato com a canção. Na primeira audição, já emocionado, descobri o quão importante seria ter filhos. Não tive como não agradecer pessoalmente a Vinicius por essa descoberta." Hoje, além de ser pai de Bento, de 36 anos, e Laura, de 34, Elifas é avô de Nuno, de sete meses, filho de Laura.

Sobre o porquê de ter escolhido o poema 'O Haver' como tema da exposição, Elifas justifica na carta escrita para Vinicius na abertura do livro que reúne a obra. "Sempre me pergunto por que escolhi O Haver. Poderia ser, por exemplo, 'Operário em Construção', ou 'O Amor dos Homens', ou o 'Soneto da Separação'. Mas não. Escolhi as 14 estrofes do inventário da sua vida porque sei que foi também o inventário da minha."
 
Sobre Elifas Andreato
Com quase 50 anos de carreira, o artista gráfico, cenógrafo e jornalista Elifas Andreato é considerado o mais importante capista e um dos nomes mais importantes das artes gráficas do país. Ele produziu capas de disco para quase todos os grandes nomes da música popular: de Chico Buarque a Paulinho da Viola; de Adoniran Barbosa a Elis Regina.
 
Ainda jovem, deixou o ofício de aprendiz de torneiro mecânico no final dos anos 1960 para tornar-se estagiário e logo diretor de arte do núcleo de fascículos femininos da editora Abril. Em 1970, participou da criação da revista Placar e da coleção História da Música Popular Brasileira. Ainda na década de 1970, colaborou com jornais e revistas de contestação à ditadura militar, como Opinião, Movimento e Argumento. Boa parte dessas obras engajadas foi mostrada na exposição 'Elifas Andreato - As Cores da Resistência', na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 2010. Também trabalhou como programador visual para peças teatrais, com destaque para 'Ricardo III', de Shakespeare, 'Mortos Sem Sepultura', de Jean-Paul Sartre, 'Murro em Ponta de Faca', de Augusto Boal.
 
Hoje, entre muitas outras atividades, é diretor editorial da revista Almanaque Brasil, uma das mais importantes publicações sobre cultura brasileira.

Serviço
O Haver - Pinturas e Músicas para Vinicius - Elifas Andreato 
 
Local: BNDES - Galeria de Artes*
Endereço: Republica do Chile, 100 - Centro - Rio de Janeiro (RJ)
Data: 12/09 a 11/10 - de segunda a sexta-feira
Horário: Das 10h às 19h
Classificação: Livre
Entrada Franca
 
Oficinas educativas de desenho: de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h
 
*Acesso para pessoas com deficiência e cadeirantes
Informações no site: www.bndes.gov.br
 

Um comentário:

  1. Olá,
    Achei essa postagem enquanto procurava conteúdos sobre Vinicius de Moraes. Muito interessante!
    Abraços,
    Lu Oliveira
    www.luoliveiraoficial.com.br

    ResponderExcluir