-

domingo, 23 de setembro de 2012

Excrescência Cancelada

Ontem, João Ubaldo Ribeiro me chamou a atenção para sua coluna colocando Paralimpíadas no título. Como eu nunca me conformara com essa mudança, do tradicional paraolimpíada para sua excrescente variação, fui ler, e ele usa a excrescência (e usa exatamente esse termo) para criticar nossa subserviência ao que vem de fora. Nós mudamos porque lá fora se fala Paralympics. E pronto

Toda vez que eu ouvia o termo, eu me irritava! 

Ontem mesmo, entretanto, veio uma boa nova, nesse nosso mundo de Reformas Otográficas desnecessárias... A Presidência da República soltou o seguinte comunicado

ABRASPAS
A presidente Dilma Rousseff decidiu vetar o uso do termo “paralímpico” em documentos oficiais. Em lugar dele, será usado a expressão paraolímpico, mais correta do ponto de vista gramatical. Apesar de não previsto no léxico, o termo “paralímpico” foi usado na última edição dos jogos por exigência do Comitê Paralímpico Internacional. Por determinação de Dilma, a expressão errada ficará restrita a nomes próprios, como o do próprio comitê.
FECHASPAS

Com esse Veto, dou un Voto de louvor para a pra PresidentE!!!

Bem que ela podia baixar outro decreto acabando com outras excrescências vergonhosas, como a reforma ortográfica que elminou tremas, e acentos fundamentais. Bem, essa é mais difícil mas poderia muito bem vetar os nomes candidatos para o mascote da Copa!!!
Fuleco - Zuzeco - Amijubi
Juro que eu pensei que nós brasileiros fôssemos mais criativos que isso!!!


Veta, PresidentE, Veta!!!!

-----------------------------------

Falando em 
subserviência, claro que me vem imediatamente à cabeça a Monografia de Renata sobre o tema, primeiro aos franceses depois aos americanos, em suma, a quem manda!.... Se ainda não leu, veja aqui em 3 links.



Homero Querendo Vetos Ventura

9 comentários:

  1. a presidente se preocupando com correção gramatical???!!!!

    ResponderExcluir
  2. Homerix,

    Só porque a PIFA resolveu impor um mascrote & nomes aberrantes para cima da gente, o abuso tomou conta. Acertou em cheia o João Ubaldo Ribeiro nas crônicas publicadas na edição de ontem, em O Globo. Quanto à atitude da Presidente Dilma, vetar o escrescente vocábulo paralimpíada (SIC) é muito lovável, um ponto positivo, mas eu queria ver mesmo é o cancelamento do decreto sobre a "reforma ortográfica", que, também, é excrescente. A motivação original da "reforma" é, pasme, a unificação objetivando a universalização do idioma. Uma verdadeira agressão à inteligência das pessoas. Os idealizadores, no âmbito dos PALOPs, certamente deveriam ter assuntos de maior prioridade e importância, mas, infelizmente, passaram a idéia de que não teriam mais o que fazer, por gastar tempo com esse tipo de coisa. Conforme já afirmei outra vezes, a “reforma” é um engodo. A extinção do trema chega a ser um crime de leso-idioma, pois nos surrupia a característica de se falar o que se escreve e vice versa. Trata-se de um desserviço à língua, além do mau exemplo, pelo não cumprimento dos rituais democráticos para a sua aprovação. Logo, seria de bom alvitre, o cancelamento do respectivo decreto.

    ResponderExcluir
  3. Homero V:
    Pelo menos diminui um pouco a irritação. Espero que a Globo faça sua adesão ás papaOlimpíadas...
    Abraço,
    Brandão

    ResponderExcluir
  4. Homerix... como seu encabrestado te acompanho no voto!!!
    Paulus

    ResponderExcluir
  5. Eu estava mais interessado em saber porque a Dilma vetou um projeto de lei que já estava aprovado pelos deputados e pelos senadores que determinada impostos federais zero para todos os produtos da cesta básica. Dilma alegou que faltou os tributos estaduais. Será que o veto se deu por conta da eleições? Ah, pequeno detalhe, o projeto de lei foi proposto por deputado tucano. Ficou o anuncio para o final do ano, mas o da redução da energia elétrica não pôde esperar o próximo ano. Isso tudo faz parte da política, até aí tudo bem, só queria saber como o Freixo pretende governar tento toda a máquina contra. Sds,

    ResponderExcluir
  6. O veto da presidente merece encômios, assim como o seu post e a crônica do Ubaldo. Abs, Camargo

    ResponderExcluir
  7. Homerix,

    Esse negócio de desconto em conta de energia, tem que ser feito em dois momentos:

    1) devolução do dinheiro que tem sido cobrado a maior; e

    2) aplicação efetiva do desconto.

    Para que seja desconto mesmo, só vale depois que houver a devolução do que foi cobrado a maior. De outra maneira, é só uma compensação, que estaria a ser vendida como desconto. Pode?

    ResponderExcluir
  8. Chamar de paralimpíada é uma estupidez. Olimpíada vem do Monte Olimpo, não do monte Limpo, oras! Mania de anglicizar tudo!

    ResponderExcluir
  9. Fuleco parece o mais fuleiro de todos. Zuzeco lembra uma amigo em comum. Não posso crer que sejam fruto da criatividade brasileira. Parece mais coisa da Fifa.

    ResponderExcluir