-

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Aplica-se Pareto?


Muitos já ouviram alguma expressão envolvendo o nome Pareto.... "é que nem Pareto", "aplica-se Pareto", "Lá vem o Bom e Velho Pareto" ou algo parecido!

É um princípio segundo o qual, a maioria dos fatos relevantes de qualquer evento acontece em uma pequena parte da amostra responsável pelos fatos!

Eu sempre associo Pareto ao binômio 20-80. Usando a definição oficial, 80% dos fenômenos advém de 20% das causas! A figura ao lado traz uma definição legal, relacionando inputs e outputs.

Então, 20% de qualquer grupo de indivíduos (cidade, estado, país....) concentra 80% da renda desse grupo; ou 80% do investimento de um plano de negócios está concentrado em 20% dos projetos desse plano, e por aí vai... Claro que não é sempre 80-20, mas com certeza, é Grande-Pequeno.

Meu time, o Santos, me lembra Pareto, mas por uma razão que não tem nada a ver com o Principio de Pareto, mas tem a ver com o 80-20...

Quando Neymar joga, o Santos tem um aproveitamento de 80%
Quando Neymar não joga, cai a 20%.... 
Ou algo assim...

E como tem sido esse Caampeonato Brasileiro? O Neymar tem sido convocado pra qual-quer tipo de torneio, oficial ou não: se tivesse competição entre casados e solteiros, pais e filhos, bandidos e mocinhos, ele seria chamado. Daí se vê a razão pela colocação do Santos na tabela....

Bem, hoje foi dia de 80%!!  Fomos Campeões da Recopa, 2x0 sobre Universidad de Chile, no Pacaembu.. com um golaço de quem? 

O Santos tem me dado boas alegrias.... 
Em 2010 - Paulista e Copa do Brasil
Em 2011 - Paulista e Libertadores
Em 2012 - Paulista e Recopa

Tá bom, né...

3 comentários:

  1. E eu estarei lá. Com o frio e chuva de São Paulo, se o Santos Dumont reabrir.

    ResponderExcluir
  2. Homerix,

    Sou torcedor exigente, notadamente pelo histórico que disponho por ter visto e vivido o Santos como verdadeira e extraordinária equipe de futebol. Lamento, mas esse jogo de hoje tem o "requinte" de ser só mais um amistoso. Sobrevida para a diretoria. Não me convence que seja de importância. Preferia estar na lierança do Brasileirão, com chances de chegar ao título, mas não temos equipe. Lembrando que nos tempos de Pelé, além de Ele, havia uma equipe. E não havia a necessidade de Pareto para explicar.

    ResponderExcluir