-

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Big Mike - 54 anos

Em 2000, estávamos em Houston. O cinema era nossa distração semanal. Naquele ano, dois filmes despertaram nossa atenção: 'The Sixth Sense' e 'The Green Mile'. O primeiro teve tradução perfeita aqui, 'O Sexto Sentido'. Já o segundo ... bem, tenho que admitir que seria difícil um filme chamar a atenção com o título 'A Milha Verde'... escolheram 'À Espera de um Milagre'. 


A tal milha verde é como os guardas da prisão chamavam o caminho dos condenados à morte até a cadeira elétrica (The Last Mile, na tradição americana). No filme, o sempre ótimo Tom Hanks era o chefe da guarda. Mas nem era ele o principal personagem do filme. O grande (mesmo) ator Michael Clarke Duncan fazia o papel de John Coffey, um condenado pelo assassinato de uma menininha. O ator era realmente grande, 1,96 m, mas no filme fizeram-no parecer ainda mais alto, pra mais de 2,20 metros. E com suas dimensões laterais parecidas com um armário, ele era assustador. Mas no filme, via-se logo que John era um doce de pessoa, que não faria mal a ninguém!! E ainda era sensitivo e tinha o dom de curar!! Impossível esquecer suas falas, logo após fazer um de seus milagres:

Awful tired, boss!!
Dog tired!!
.. para logo depois aninhar-se na cama de sua cela, todo encolhido, em posição fetal, e mesmo assim quase sobrando...


Bom, John Coffey foi o ponto alto da carreira de Big Mike, como chamavam o ator.  Ele concorreu ao Oscar de Ator Coadjuvante, juntamente com o menino de 'O Sexto Sentido'.  E o filme, em si, era o meu grande favorito ao Oscar. Diferente, denso, encantador. Fiquei doido quando 'American Beauty' levou!! E triste porque nosso Big Mike, também ficou pelo caminho.E na cerimônia do Oscar, graças ao apresentador Billy Cristal, foi destaque na fala de abertura, em que Billy 'coloca' pensamentos em cima da imagem dos astros presentes. Quando apareceu Michael, Billy disse: 'I see white people!'. Uma pérola genial!! Misturava uma das mais famosas frases do cinema, justamente naquele mesmo ano, 'I see dead people!' (*) com a constatação de que aquela cerimônia era mais uma demonstração de que aquele não era um mundo comum para pessoas para ele, um gigante de ébano!! Ele perdeu o Oscar para Michael Caine!

Pois é... o coração do grandão não aquentou aquela armarice toda e apagou, no último dia 3!!! Fica a imagem bondosa de seu melhor personagem!! Ele tinha a minha idade!

Hora de ver 'The Green Mile' de novo!!!!


(*) Em 'O Sexto Sentido', o menino interpretado por Haley Joel Osment é atormentado por imagens que ele vê, de gente que já se foi, e conta sua angústia para o personagem de Bruce Willys, no momento mais famoso do filme.

4 comentários:

  1. Homerix... Realmente muito boa a sua descrição do ator Michael Clarke Duncan, vi este filme que muito me sensibilizou..
    Paulus

    ResponderExcluir
  2. puxa, você tem memória de "elefante"!!!! Suas lembranças são minuciosas! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Odiei o filme "À espera de um milagre". Racista, no mínimo, disfarçado de drama.

    ResponderExcluir
  4. Não achei injusto o Oscar de Michael Caine, ele esteve excelente em The Cider House Rules...

    ResponderExcluir