-

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Ringo vem aí!!!



Richard Starkey, mais conhecido mundialmente por Ringo Starr, vem ao Brasil em novembro, para vários shows com sua All Starr Band, que ele vem montando bissextamente ao longo de sua carreira solo, com convidados ilustres do Rock'n Roll.

Ringo contribuiu decisivamente para o sucesso dos Beatles, se não por uma excepcional qualidade musical, mas muito pelo seu carisma. Houve épocas em que era o Beatle que mais recebia cartas dos fãs. E a participação dele nos filmes era a mais festejada, sendo o mais histriônico dos quatro. Era o meu favorito, aos 7 anos de idade, e usei muito aquele anel vermelho que ele usava no filme HELP.

Na época beatle, sua contribuição como compositor restringiu-se a duas canções, mas sua presença no vocais foi marcante, cantando várias canções de Lennon/McCrtney, entre elas 'Yellow Submarine' e 'With a Little Help From My Friends' e outros covers notáveis, como 'Boys' e 'Honey Don't'. Além de ser um baterista correto, com um estilo próprio, nada fenomenal, mas bastante competente!!

Aos 71 anos de idade, Ringo continua ativo, e ao lado de sua mulher há 30 anos, Barbara Bach, uma fenomenal Bond Girl, que atuou em  'O Espião que Me Amava'.


Meu conhecimento sobre Beatles é considerável, você sabe... não sabe? Então leia este post:
 http://blogdohomerix.blogspot.com/2011/01/isso-e-que-e-universidade.html

Mas meu conhecimento sobre a carreira solo de Ringo é pífio. Centralizei meu interesse em Paul e John, e muito pouquinho de George. Mas, de Ringo, quase nada...

Então, uso as palavras de meu guru no assunto, para apresentar a carreira solo de Ringo Starr pra vocês. Renato Quaresma é aquele meu amigo que tem 5 mil discos dos Beatles, que esteve comigo no Morumbi, em 2010. Se não sabe do que falo, leia aqui, o relato da aventura:


Vejam as palavras do mestre!!!
__________________________
Considerado pela crítica como o beatle que menos sucesso fez na sua carreira solo, Ringo Starr tem uma discografia relativamente extensa se comparada aos outros beatles, perdendo em quantidade produzida apenas para Paul McCartney, e superando John Lennon e George Harrison.

O baterista dos Beatles continua em plena atividade, tendo lançado até o momento, na sua carreira individual, 16 álbuns de estúdio, sendo o último em 2010.

Em complemento aos 16 álbuns, a discografia do Ringo contém ainda:

Ø      4 coletâneas de seus maiores sucessos;

Ø      8 álbuns de shows ao vivo (com as várias formações da All Starr Band, sendo um deles no modelo Storytellers, onde o artista antes de tocar a música, faz uma apresentação da mesma);

Ø      4 “singles” de músicas inéditas (foram lançados vários outros “singles” com músicas extraídas dos álbuns) e;

Ø      1 álbum inacabado (não lançado e pré-elaborado em 1987, disponível apenas em bootlegs).

Além dos seus discos próprios, Ringo também participou de discos de vários artistas (normalmente tocando bateria); de discos atrelados a projetos beneficentes; e de discos com motivações temáticas, com destaque para o álbum infantil produzido em 1977, intitulado “Scouse the Mouse” (Ringo interpreta várias músicas do álbum).

Deve ser ressaltado que uma grande parte da discografia do Ringo ainda é inédita no Brasil (talvez nunca seja lançada por aqui). Na verdade, vários discos do Ringo são muito difíceis de serem encontrados nos dias de hoje, até mesmo os lançados apenas no exterior, já que a maior parte deles se encontra fora de catálogo.

Creio que isto se deve ao fato de, ao contrário dos outros beatles, o Ringo ter trocado várias vezes de gravadora. Ao todo foram 8 gravadoras diferentes responsáveis pelos lançamentos dos seus 16 álbuns de estúdio, além de uma saída e de um retorno, após mais de 30 anos, para uma delas.

Das músicas gravadas em estúdio e lançadas oficialmente nos álbuns e nos “singles”, 106 têm o Ringo como autor ou co-autor (1 em parceria com o George Harrison) e 11 foram compostas por seus companheiros, sem a sua participação (3 do John, 4 do Paul e 4 do George). As demais músicas que ele gravou foram compostas por terceiros (normalmente amigos próximos), incluindo alguns “remakes” feitos por ele.

A análise da discografia, apresentada a seguir tem ordem cronológica, e engloba os 16 álbuns de estúdio e os 4 “singles” de músicas inéditas, que serão a fonte das músicas a serem selecionadas para a disputa da “Etapa Ringo”.

A Análise da Discografia, acima mencionada, é muito extensa, e posso passar, a pedidos!!! A Etapa Ringo, também mencionada, á a fase que estamos, em nossas análises semanais, no tradicional almoço beatle das quarta-feiras...

Então é isso!! 

Grande Abraço.

Homerix Ressuscitando Ringo Ventura


4 comentários:

  1. Amigo Homero

    Em primeiro lugar quero agradecer a referência que você fez a mim neste post, no blog que já virou leitura rotineira para muita gente.

    Em segundo lugar, gostaria de dizer aos leitores do blog, que ainda estão indecisos, que vale muita a pena assistir ao show que ele com a All Star Band fará aqui no Rio no dia 15/11. É a primeira, e talvez única vez, que ele se apresentará no Brasil.

    A banda dele é excelente, o repertório é muito legal, o show é superdivertido, e além de tudo, Ringo é um beatle.

    ResponderExcluir
  2. Justo sendo 56.384º não tenho nada a dizer.... apenas os conhecimentos que vocês me passaram. Espero conhecer o Renato Quaresma na noite de autógrafos da Renata.
    Paulus

    ResponderExcluir
  3. "Histriônico!" Acho que nunca conseguirei usar essa paralavra!

    ResponderExcluir
  4. Achei ótima a análise do Renato sobre o Ringo.
    Gostaria de saber como entrar em contato com ele para ter a análise da discografia do Ringo que ele mencionou poder passar a pedidos!!
    Please please help me....

    ResponderExcluir