-

sábado, 15 de outubro de 2011

Outubro é Rosa

Ontem, 14 de outuro, terminou a novela global 'Morde & Assopra', na Globo, que entre robôs e dinossauros,  consagrou de uma vez por todas a atriz Cassia Kiss, com um desempenho espetacular, como Dulce,  a faxineira-vendedora-de-coco-na-praça que sustenta o filho sacana. Suas cenas eram sempre esperadas, tocantes, marcantes, emocionantes. Nesta última semana, além do próprio e costumeiro show, deu oportunidade a seus companheiros de mostrarem seus dotes artísticos. Dentre eles,  o jovem Kleber Toledo, no papel de seu filho Guilherme, na cena da despedida. Mas dou destaque absoluto para Adriana Esteves, no papel da paleontóloga Júlia, na quarta-feira, dia 12, em cena que merecia um Emmy, que faço questão de descrever, e compartilhar: 
Dulce é submetida a uma laparatomia exploratória, em que se descobre que está com câncer terminal, mas nada se conta a ela. Ela, no entanto, percebe a verdade pela reação de todos, e depois foge pra sua casa. Júlia, sua grande amiga, vai a seu encontro, Dulce pede apenas para que não minta pra ela, e Júlia se debulha em lágrimas, num choro compulsivo, confirmando a suspeita. Dulce também chora levemente e apenas pede que Júlia segure sua mão quando for a hora.
Quem quiser se emocionar clique aqui! 
Eu chorei de novo, ao assistir de novo, quando encontrei o video para anexá-lo aqui.

Bem, tudo isso, para notar que estamos em outubro. O mês de outubro tem a cor rosa desde 1920, e em vários países no mundo. A prevenção ao câncer de mama centra no décimo mês do ano, e em nível mundial, a campanha de conscientização para o diagnóstico precoce da doença, que é possível e pode salvar.

E por que a ligação entre as duas coisas?

É porque há 22 anos, justamente Cássia Kiss, ainda no viço de seus 30 anos, fez uma campanha histórica aparecendo com seios desnudos, ensinando as mulheres a fazerem o auto-exame da mama. A propaganda é um marco definitivo e é considerada como um divisor de águas na prevenção do câncer de mama. Foram 30 segundos que salvaram muitas vidas, principalmente de mulheres humildes, que jamais foram a um médico, jamais foram orientadas, e que viram ali, na TV, uma aula de como se identificar os pequenos caroços que poderiam ser fatais.




E porque estamos em outubro, é hora de lembrar que é possível prever, diagnosticar, e curar a doença. A sociedade se mobiliza. Caminhadas, eventos, iluminação de monumentos acontecem por todo o país. Um laço rosa é o símbolo da campanha!!






Em Santos, minha querida cidade natal, a caminhada é neste domingo, amanhã, 16 de outubro.

No Rio, minha querida cidade adotada, é no próximo domingo, dia 23 de outubro, como sempre, em Copacabana.

Então, esteja onde estiver, vista-se de rosa você também, quando for a hora!!!


Homerix Arroseado Ventura

6 comentários:

  1. Nada a dizer. Compartilhei porque vale a pena!

    ResponderExcluir
  2. Em sendo o54.042º leitor desta colunablog... que nos abre espaço ao compartilhamento, fico muitíssimo satisfeito e feliz, como meu gêmeo também, com as lúcidas e inteligentes colocações deste colunista.
    Paulus e Paulo Roberto

    ResponderExcluir
  3. Na foto de perfil coloquei minha família com pétala de rora para tentar homenagear essas guerreiras! Prá DEUS nada é tudo e tudo é nada!

    ResponderExcluir
  4. Li recentemente um excelente livro sobre cancer, The Emperor of All Maladies, de Siddartha Mukherie. Recomendo. Abs, Camargo

    ResponderExcluir
  5. Caramba nao tinha visto a cena da novela.Excelente atuacao das duas.Tb chorei.....
    Abs
    Tere

    ResponderExcluir
  6. Com certeza,essa noticia trara mais tranquilidade a quem necessita da medicação
    http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/sus-fornecer%C3%A1-medicamento-contra-c%C3%A2ncer-de-mama?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

    Vamos continuar,não só no outubro rosa...mas em todos os anos ...afinal sempre melhor prevenir!!!
    Lady Dell

    ResponderExcluir