-

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Mineiros no fundo, Presidente no topo

Hoje, no Centro do Rio, notei que o sinal de pedestres
da Almirante Barroso mostra um bonequinho andando.
Esperei pra ver se adotaram a solução chilena...
Não adotaram! Pena.... É muito divertido
________________________________
5º Breve Relato sobre uma Breve Viagem


Ùltimas horas de luz do sol em Santiago, aproveitamos para dar uma passada no Centro da cidade. Objetivo: conhecer o Palácio de La Moneda, a casa presidencial.

Nela reside o Sr. Piñera, industrial rico que ganhou a última eleição, em 2010, da oposição, mas que fez campanha elogiando a Pesidente anterior, Michele Bachelet, que gozava de grande popularidade. Deu certo lá...

No caminho para o centro, confirmamos a grande quantidade de edifícios altos e envidraçados que víamos ao redor do escritório, avenidas bem-cuidadas, tráfego rápido, frota de veículos bem moderna, um enorme túnel, que passa por debaixo de um grande rio que corta a cidade, que dá enorme vazão ao tráfego, com entradas e saídas intermediárias, brilhante engenharia. Quando se vai chegando ao Centro, a coisa vai ficando menos moderna, nem por isso menos limpa. Excelente impressão!

Quase chegando, notamos ao longe uma enooorme bandeira do Chile, ao que informa o motorista que sua área é igual à de uma quadra de tênis, em jogo de duplas, fez questão de acrescentar. Pena que a foto não mostra direito a enormidade que ela é, também, haja vento para desfraldá-la por completo. A bandeira, claro, fica em frente à residência oficial do Presidente.

Interessante notar o quadro de popularidade de Piñera ao longo de seus meses no cargo. Note o pico, em outubro de 2010. Dou-lhe uma pra você adivinhar o motivo, dou-lhe duas, dou-lhe três!  O episódio dos mineiros soterrados, claro!

Contam-nos que a coisa foi um motivo de comoção nacional. O dia em que se descobriu que eles estavam vivos, todos vivos, foi de festa nas ruas, equivalente à que ocorreria caso o Chile ganhasse uma Copa do Mundo. As pessoas estavam eletrizadas pelas ruas, tanto que o carro de um colega foi abalroado por um pedreiro em êxtase empurrando seu carrinho de mão, que não viu o sinal fechado.

E Piñera capturou muito bem o momento. Tomou à frente do processo, enviando seu Ministro de Minas, em princípio, pois estava fora do país, mas logo em seguida foi ao local, desobedecendo a todos as recomendações de seus estrategistas políticos, que indicavam ser muito perigoso para sua imagem, apostando no desastre. Deu uma gerencial firme na mineradora responsável para que assumisse todo o controle do resgate, e foi várias vezes ao ‘site’ em todos os momentos. Chegou a cogitar em descer pela cabine que iria trazer os mineiros de volta!!! Claro que isso não era razoável. Depois do salvamento, em uma viagem à Inglaterra, ao ser recebido pelo 1º Ministro inglês na famosa 10, Downing Street, teve sua entrada aplaudida de pé, ao passar pelo corredor polonês de funcionários que se formou.

Claro que passado o tempo, vida que segue, Piñera voltou aos níveis de popularidade regulares. Não será um presidente popular, mas é quase certo que fará seu sucessor, justamente aquele ministro das Minas que deu as caras imediatamente.

Bem, o passeio seguiu a pé pelo centro da cidade, observamos lindos prédios públicos, bibliotecas e igrejas, todos imponentes, no estilo clássico. Entre um passeio e outro notávamos que os cachorros chilenos eram completamente neuróticos, atacando seus inimigos de aço, os carros e motos, com dentes e latidos. 

E, finalmente, aproveitamos o comércio de rua para salvar o pouco que restava de nossas orelhas: compramos este belo ‘guerro’ (na linha da cueca cuela e do duela a quién duela de tempos passados) aquecendo aquela extremidade que sofre tanto em tempo frio. Impressionante como apenas seu uso transformou-nos, de imediato, em habitantes típicos dos Andes.

Ao atravessar ruas, destaque absoluto para o sinalizador de tempo, que fiz questão de filmar e postar no YouTube. Divirta-se!!!



Meus dois colegas me disseram que o mais divertido foi ver as pessoas parando para ver o que é que aquele turista ridículo, de ‘guerro’, estava vendo naquele mero sinalizador, e gritando “Corre, desgraçado!”. Está no YouTube! Mande para casa se sua firewall não permite!

Juntaram umas 15 pessoas!!! 

Aqui, todos os relatos:

2 comentários:

  1. HAHAHAHAHA!!!
    GENIAL essa sinalização!

    ResponderExcluir
  2. 30.010... Olha a popularidade.... já pode concorrer a um pleito eletivo... para iniciar o reverso da coisa política e implantar de cara o sinalizador de tempo.
    Paulus

    ResponderExcluir