-

segunda-feira, 4 de março de 2019

No Bloco do Sargento Pimenta



Hoje tem Sargento Pimenta. 
Aqui, minha experiência com a iniciativa, 8 anos atrás, 
quando ficava num humilde cruzamento de Botafogo, 
para 3000 fanáticos. 
Hoje, requer uma extensa porção do Aterro, para 50 mil deles!!!
O poder dos Beatles é eterno!
_______________________________________________


Até o Carnaval 2011, eu tinha um dito padrão: se você me vir acompanhando um bloco, póchamá a ambulância que eu fiquei louco.

Não tinha a menor chance de me encontrar num aglomerado de pessoas grudadas, suadas, bêbadas, mijonas, a acompanhar um trio elétrico tocando marchinhas de carnaval. Quer dizer, marchinhas até que tudo bem, mas nos últimos anos, outros ritmos vem invadindo o repertório, que eu simplesmente, dispenso.

Neste ano, uma abertura surgiu, e eu saí num bloco.

E não é que eu tenha ficado louco.

Eu, em verdade, sou louco!


            Louco por Beatles!

O repertório seria puro Beatles, em ritmo de maracatu, funk e até samba, do bom! O Felipe havia ido ao show deles, no Teatro Rival, e aprovado os arranjos. Então, era a oportunidade pra me enlouquecer com dignidade. Vesti meu abadá, e fomos à luta (eu, Neusa e Renata). A última vez em que o havia vestido, na verdade uma camiseta com a estampa da capa do disco Let It Be, foi no insuperável show de um deles, em São Paulo, sobre o qual dei meu dePAULimento (ver link). Felipe, namorada e amigos também pimentaram, mas não os encontramos. Era muita gente. Foi apertado, mas foi bom. O som valeu o esforço.

O nome do Bloco deriva de um dos melhores discos dos Beatles, o revolucionário Sergeant Peppers' Lonely Hearts Club Band, de 1967. Meu Deus, lá se vão 44 anos. E ainda o disco é cultuado.

Grande idéia!

O som estava bom, a banda de dezenas de componentes, estava muito bem, era uma galera boa. Tinha guitarras, tinha metais, tinha bateria (com mestre, apito e tudo o que tem direito), as adaptações estavam ótimas. E o povo respondeu muito bem. Cantaram todas as músicas, o que mostra que a influência dos Beatles segue firme e forte. Teve até um hino do Sargento Pimenta, muito legal: colocaram uma letra apropriada sobre a música de 'Obladi Oblada'. Se tiver curiosidade, o video e a transcrição da letra estão neste link. O trecho que mais gostei foi este, por sobre a letra do refrão

In a couple of years they have built a home sweet home  ... 
With a couple of kids running in the yard of Desmond and Molly Jones.

que no hino ficou como 

Quem no Rio já ouviu carnaval com esse som?  ...
O Sargento tá aqui, vamos exaltar Paul, Ringo, George e John!

A banda ficou estacionada o tempo todo, como era planejado. E foi um sucesso! Mais de 5.000 foliões se aglomeraram no cruzamento das ruas Visconde Caravelas e Capitão Salomão, em Botafogo, Rio de Janeiro. Veja aí na figura: tudo o que estava em vermelho estava cheio de gente. Como disse um amigo, acho que os organizadores subestimaram a força beatle. No ano que vem, merece um lugar mais amplo. De repente, está disputando lugar com a Banda de Ipanema, HeHeHe...




Presenças ilustres, Bruno Mazzeo e Carlos Minc, que eu tenha sabido!

Eu? Como deu pra ver no video, eu estava feliz, que nem pinto no lixo (ainda não captei bem o significado da expressão), tanto que esqueci de tirar uma simples foto minha. Mas fiz o video. Pena que a camerazinha do celular não capta o som da bateria, interessante. O Felipe já havia notado isso no show do Rival. Mas eu garanto que tinha bateria, e mandaram muito bem. E estava contagiante.

E perdoe a movimentação desenfreada da câmera. 

Era o contágio beatle...

Homerix Na Folia Ventura




15 comentários:

  1. Só você pra encontrar um bloco q faça som dos Beatles!!!!! Adorei!!!!

    ResponderExcluir
  2. Fabulous (Four)!!!
    Ano que vem vou passar o Carnaval aí!!
    Teria lugar para "a fool on the hill" nesse bloco ???

    ResponderExcluir
  3. Olá Homero, eu tbm estava empolgada, mas não dei sorte: quando cheguei na Visc. de Caravelas (lá no inicio com a R.Grandeza) todas as 5 mil divertidas figuras carnavalescas não permitiram que eu conseguisse ouvir nadinha. Uma pena! Deve ter sido otimo! Nas próximas chegarei cedo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Homero!

    Pena que acabei dormindo e assim não fomos. O Gabriel foi e adorou. Deve ter sido maravilhoso , dá próxima vez vamos se Deus quiser!
    Márcia Figueiredo

    ResponderExcluir
  5. Homero, eu e a Lulu comparecemos e nos divertimos muito. De fato, não tinha dúvidas que você estaria por lá, pena não nos encontrarmos. Cheguei até a desconfiar que você tinha alguma parcela de responsabilidade pelo bloco (rs). Em 2012, este bloco merece sim um lugar mais amplo. É isto.

    ResponderExcluir
  6. Amazing realmente. Só com fotos para provar... Para dizer a verdade fiquei com inveja saudável. Acho que nunca farei com que minha esposa entre numa dessas apesar de que eu gosto muito.

    ResponderExcluir
  7. É Homero!! rsrsrsrrs...
    'Nunca' é uma palavra que deixa de ter o seu significado quando a gente menos espera! rsrsrsrs...
    Que bom que você saiu no bloco! Quando eu vi a reportagem na TV eu me lembrei de você! Legal!

    ResponderExcluir
  8. Na realidade, o que deu pra ver é que você estava possuído! Vixe!
    Segue a galeria de fotos do Globo...
    http://oglobo.globo.com/carnaval2011/rio/fotogaleria/2011/14005/

    Abraço,

    ResponderExcluir
  9. Ouvi dizer que eles foram chamados para tocar no Circo Voador... Será bem melhor que ir no bloco!

    ResponderExcluir
  10. Ai Homerix... vamos que vamos que é carnaval!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Homerix,

    À distância, acompanhei pelo que foi publicado na Internet. Que sacada genial. Tropicalizar as canções dos Beatles para a festa do Carnaval brasileiro. A nossa criatividade não tem limites.

    ResponderExcluir
  12. Ola Homero,

    Estivemos lá esse ano, mas estava impossível, parecia que todo mundo teve a mesma ideia. O pouco que ouvimos gostamos muito.

    ResponderExcluir
  13. O bloco foi muito bom ontem também. Cheguei cedo e fiquei na frente do carro de som. Mas nunca imaginei que iria tanta gente, o Aterro estava completamente tomado! Muito interessantes os arranjos que fizeram para as músicas.

    ResponderExcluir
  14. Minha filha também foi lá e disse que não estava legal. Não houve continuidade. Os caras subestimaram a quantidade de pessoas e a segurança. O caminhão ficou praticamente parado porque algumas pessoas ameaçavam subir e, toda vez que isto acontecia, eles paravam a música para pedir para que não fizessem isso. Em seguida, recomeçavam com a mesma música. A idéia é boa e o bloco tem um futuro brilhante. No entanto, por mais improvisada que uma boa diversão deve ser, um pouco de profissionalismo e organização é sempre importante.

    ResponderExcluir
  15. Deve ser muito bom mesmo!!
    tudo que nos remete a lembrança
    beatles....é maravilhoso!!!
    gostaria de ter visto!!!


    abraços
    pra vc
    Homerix
    lady dell



    ResponderExcluir