-

sexta-feira, 4 de março de 2011

Mulher comemora seu dia na 3ª feira gorda!

Eis uma oportunidade de se atestar o poder de uma vírgula. Duas, então...

No título acima, coloque uma vírgula logo após 'Mulher' e uma outra logo antes de 'gorda' e você terá problemas em casa, amigo!

Na verdade, o título desvirgulado apenas atesta que o Dia Internacional da Mulher em 2011,  no próximo dia 8 de março, é também a terça-feira de Carnaval, também conhecida por terça-feira gorda. Nada mais que isso!!!

E em sendo Carnaval, é um ótimo momento para se comemorar.

E com razão, neste ano, afinal, mulheres vem ocupando cada vez mais lugares de destaque

A década começou com uma mulher presidente, seis seguranças-fêmea se ensopando ao lado dela, 12 ministras de Estado, delegadas responsáveis por inquéritos polêmicos e capitãs de PM dando as caras, como a que comandou a noite do reveillon em Copacabana.

Ainda na primeira semana do ano, o Globo deu destaque, com reportagem de página e meia sobre, a Mariza Leão, produtora 'De Pernas Pro Ar', a comédia que estava bombando então, e dizendo que o filme é um 'de produtor', no caso, produtora, fiquei até com pena do diretor, que geralmente leva a fama de responsável pela criação. (leia minha crítica sobre o filme em Comédia Nacional).

E Oprah Winfrey, na mesma época lançava seu PRÓPRIO canal de TV, que tem o sugestivo nome de OWN - Oprah Winfrey Network - genial. Ela, que é considerada a mulher mais influente de seu país..

E, mais recentemente, temos agora UMA chefe de polícia civil a comandar trocentos homens na calmíssima Rio de Janeiro. Né pra qualquer um não!

Infelizmente, há também surpreendentes casos de um-sete-uma, o 171 feminino, que a gente nunca espera, como o da repórter policial de Florianópolis a incitar seus 'amigos' gente boa a praticarem crimes, inclusive fatais, e avisarem a ela, pois "a coisa anda meio sem graça esses dias..."; como a médica do caso Joana, do ano passado, mas que só agora se soube que comandava um esquema de contratação de alunos de medicina recebendo uma propina mensal; e isso fora, as mães (mães?) que se descartam de filhos recém-nascidos jogando-sos da ponte ou por sobre o muro; e a amante que mata a filha do amante por causa de 2.000 reais ...

Mas esqueçamos o Lado Negro da Força Feminina! 

Acabo de ler que 53% dos empreendedores no centro-sul do país vão ao ginecologista  regularmente (ou devriam ir), e comemorarão seu dia na próxima terça-feira.

Vida longa a elas! (E que as nossas nunca fiquem viúvas!)
 
E torçamos pra que cada vez mais ocupem seu espaço, que esse espaço seja  mais valorizado, e que cada vez menos haja motivo para se evocar a Lei Maria da Penha.

Homero Saudando a Mulher Ventura

3 comentários:

  1. Aqui na Dinamarca, ou pelo menos na ilha principal, Sjælland, existe uma enorme influência do movimento de liberação feminina. Há poucos setores da indústria, negócios ou serviços onde seja exclusiva a presença de um dos sexos. Na creche onde está meu guri mais novo por exemplo, trabalham mais homens que mulheres. Na cidade de onde eu venho (Porto Alegre), uma creche onde há homens cuidando de crianças iria à bancarrota rapidinho...

    ResponderExcluir
  2. Por que essa adjetivação de "gorda" para essa terça-feira de folia? Das aulas que tive de catecismo, não me refiro ao do Carlos Zéfiro, mas o da Primeira Comunhão, essa terça-feira era o último dia em que os cristãos comiam carne previamente ao jejum da quaresma, restrição que incluia mas que não se limitava ao sentido figurado do sacrifício. Hoje, isso tudo foi para o espaço, não há conexão com o significado original, pois a galera dança e come carne, todos os dias, em todos os sentidos, do porcão ao podrão da esquina, inclusive na sexta-feira santa, que só é santa por que cai numa sexta e permite o fim-de-semana prolongado. Da quarta de cinzas, de cinzas mesmo só as do carvão do churrasco e das queimadas na Amazônia, entre outras cinzas. Por que, então, chamar de gorda só a terça-feira?

    Gorda ou não, terça de Carnaval ou não, salve o Dia Internacional da Mulher.

    ResponderExcluir
  3. É meu preclaro Homerix... os tempos mudam e com eles, as regras, as citações, os adjetivos, e muitas metáforas, mudam de interpretações. As reinvenções se fazem necessárias...
    Mas filosofia à parte, as mulheres, sim elas mulheres... sou um homem feminista, que sempre valorizei demais a atuação de mulher em todos os setores, vemos hoje, na economia, e diversas formas de gestões, em lideranças ( a ONU é uma delas), não importa se minoria, o fato é que está crescendo cada vez mais. As mulheres em certas e muitas funções são muito melhores do que os homens, por diversas razões, por exemplo elas tem a visão periférica, que falta ao opostos e isto em muitas situações lhes dá vantagens.
    E paro por aqui... enaltecendo sempre ELAS.
    Paulus

    ResponderExcluir