-

domingo, 29 de agosto de 2010

BIONIKA - O Esperanto e Cony

Carlos Heitor Cony, em um depoimento na CBN, em 2004, deu uma declaração que, no mínimo, demonstrava falta de conhecimento sobre o Esperanto.

Eclodiu imediatamente um movimento entre os esperantistas, que chegou a nível mundial.

Cony retratou-se publicamente.

Em 2006, Renata escolheu esse episódio como tema para o documentário que dirigiu, como parte do currículo de sua faculdade de Comunicação.

Na minha parcial opinião, ele ficou muito bom, descontando-se o fato de ter sido feito com uma handy cam, e as limitações de luz e som inerentes à sua condição não-profissional.

Somente agora ela decidiu colocá-lo na grande rede, pena que teve que dividir em duas partes.

Ela não aparece em nenhuma imagem, posto que está atrás da câmera, colhendo imagens e depoimentos (inclusive do próprio Cony). Mas sua vozinha está lá, na divertida, e infelizmente rapidinha, aula básica que produziu sobre o ididoma, o momento lúdico do documentário, em sua primeira parte!

No final, aparece o nome deste vosso amigo na lista de agradecimentos, por motivos simples:
 
  1. É minha a voz da narração da retratação pública de Cony, ao final da segunda parte, portanto, se quiserem ouvir minha voz, cheguem até lá (HeHeHe);
  2. Fui eu quem a levou para as primeiras aulas de Esperanto, dadas por um americano (pois é, americanos podem aprender outra língua!), numa locação remota de Houston, quando lá vivemos, que foram a semente para essa paixão qua ainda hoje a encanta, propiciando contatos com gente do mundo todo.

Se tiver um tempinho, dê uma passeada por lá.

Abraço

Homero Se Não É O Filho É A Filha Ventura

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Desculpe

Perdão por privá-los durante seis longos meses do desfile de categoria, de objetividade, de personalidade do craque, do destaque, do astro do primeiro semestre no futebol brasileiro, natural e óbvio substituto de um Kaká bichado, que só os olhos daquele anão mudo não quiseram ver.
 
Paulo Henrique Ganso sofreu uma lesão no joelho esquerdo, e sofrerá uma cirurgia para reconstrução dos ligamentos.
 
Eu que previa que o risco do Santos em manter seus espetaculares craques era que tivessem as valiosas canelas quebradas por um brucutu tupiniquim qualquer, nem imaginava que um deles fosse se contundir sozinho, dando uma torcida fatal no joelho, ao participar da jogada do primeiro pênalti do Santos, no jogo contra o Grêmio, brilhantemente vencido, de virada na casa do adversário.

 
Que pena!
 
Agora vemos nossa caminhada ao terceiro título de Campeão Brasileiro no milênio seriamente prejudicada .... mas jamais desistida. Neymar, os outros meninos e outros nem tanto terão que se desdobrar para suprir a ausência do craque.
 
Aguardamos sua volta para o início da Libertadores da América em 2011.
 
Mil desculpas.
 
Homero Arrasado Mas Firme Ventura

terça-feira, 24 de agosto de 2010

New York nunca mais será a mesma, mesmo!

Vai terminar mais um daqueles dias! Infelizmente o último dia de Jack Bauer entre nós, e para sempre. A série termina hoje ... e nunca mais se verá Jack Bauer na TV!

Que pena!!

Se tiver interesse em saber do que estou falando, leia 
Última cena: Chloe dá adeus a Jack Bauer
que enviei em março, para ter feedback de apenas 5 pessoas... Mas esta é minha sina!!!!

Falo antes de assistir à última hora de 24 Horas, hoje, às 23 Horas, na FOX, mas posso garantir que Jack realmente barbarizou. Às vezes até mesmo exagerou!

Mas esse era o clima, ninguém pode reclamar, e punto basta!

Abraço
 

Homero Entristecido Ventura

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Números do Esporte Bretão

1.000.000: número potencial de torcedores que ficaram doidos com as pixotadas de Felipe e Zé Roberto, que deram o gol de empate de presente ao Fluminense;
 
100.000: número de reais que o Fluminense pagou a Deco pra ele dar aquele chutão pro alto (veja bem, se são de 7 a 8 jogos por mês, say 7.5 on average, e ele ganha 750.000 no mesmo período, então, por baixo, afinal podem ser menos jogos, no barato sai 100 mil por jogo);
 
80.000:número de pessoas ontem no Maracanã, que não será superado até a Copa do Mundo (se houver), pois o Maraca entra em reforma;
 
55.000: número de Libras Esterlinas que Neymar vai embolsar por semana (not bad for a teenager), ou seu equivalente em Reais, por decidir ser feliz no Santos;
 
100:número da camisa de Madson e de jogos que completou no Santos, quando entrou em campo ontem, com a seguinte instrução do técnico Dorival Jr. "Entra lá e barbariza!";
 
80: número da camisa de Paulo Baier, em homengem à quantidade de gols que ele marcou em Campeonatos Brasileiros, que o leva a ser o maior artilheiro da competição desde que ela entrou no esquema de pontos corridos. Ora, Ora, Ora.... Se é Baier, É Bom!
 
36: número de anos que o Flamengo não vence o Atlético PR, no Paraná.
 
10: número de jogadas espetaculares que Neymar fez ontem, contra o Atlético, dribles espetaculares e OBJETIVOS, ou passes milimétricos para os companheiros, duas dessas acontecendo no segundo gol. Não estivesse Tadeu Schmidt de férias, e o público teria sido brindado com um pout-pourri dessas jogadas no Fantástico;
 
3: número de Diegos que o Atlético Mineiro levou a campo, ontem (Tardelli, Souza e Macedo);
 
3: número de gols que o Corinthians fez no São Paulo;
 
3: número de títulos brasileiros que o Murici deu ao São Paulo, para depois ser miseravelmente demitido pela diretoria, fato lamentado até hoje pela torcida;
 
2:nota que o Globo deu ao técnico (?) do Flamengo por suas substituições no jogo de ontem;

2
: número de pontos que o Santos diminuiu ontem, rumo ao título brasileiro de 2010 (HeHeHe!!).
 
Homero Sonhando Alto Ventura

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Inception-to-date

Quando virei gerente financeiro, sem saber lá muito de contabilidade e finanças, foi logo em inglês que tive que aprender. E me lembro de certos termos que me marcaram. Um deles, 'aging', claro que conhecia a aplicação coloquial, como envelhecimento, mas não sua aplicação contábil, à idade das contas a receber que minha empresa tinha. Um outro veio dos relatórios contábeis, que apresentavam o resultado de algumas contas em três níveis: o do mês em questão, o year-to-date, que mostrava o seu resultado acumulado do ano, de janeiro até aquele mês, e finalmente, o inception-to-date, que mostrava a mesma conta numa visão também acumulada, mas desde o início da companhia, desde o primórdio de sua existência, desde o começo de tudo, desde o seu Big-Bang. A palavra 'inception' sempre me intrigou, semprei o achei muito sonoro. Comparava-o com 'conception', pensava na concepção de um ser, onde começa a vida.

Pois bem, 'Inception' é o nome do filme do momento, desde já, um dos candidatos certos ao Oscar. No Brasil, está nos cinemas como 'A Origem', uma boa tradução. Melhor ainda foi a variância que os legendadores em português utilizaram para a 'inserção' do termo nos diálogos. Você perceberá quando assisti-lo. Sim, porque você TEM que assistir.

Antes de falar sobre o filme, teço merecidas loas a seu diretor e roteirista Christopher Nolan, um jovem (hoje tem 40 anos) que chegou ao estrelato dentre os admiradores do cinema inovador com o espetacular 'Memento' (2000), no Brasil, 'Amnésia', que descreve um dia de um sujeito com short term memory loss, de uma maneira inusitada e BRILHANTE. Teve outros grandes  filmes aclamados na década, entre eles 'O Grande Truque' e 'Insônia', mas ele deve ser mais conhecido pelo grande público como o diretor que ressuscitou a carreira de Batman no cinema, com o ótimo 'Batman Begins' e o incrível 'Batman - O Cavaleiro das Trevas'.

Logo que lançou 'Memento', sempre intrigado com as coisas da mente, Nolan começou a pensar na idéia de 'Inception', entrando a fundo no mistério dos sonhos, e desenvolvendo uma teoria fantástica. A coisa era tão complicada que levou quase 10 anos pra sair do papel. A idéia de Nolan parte da possibilidade de se descobrir segredos da mente de uma pessoa através da invasão de seus sonhos. Isso já daria argumento para várias histórias mas ele vai além, e investiga a possibilidade de inserir uma semente de pensamento na mente da pessoa. Como se pudesse influir no começo, na origem, na 'inception' de uma idéia. 

Genial!

Pronto! Falei tudo o que eu podia! Acho mesmo que falei muito! Não conto mais nada.

Só um conselho: preste muita atenção. Do começo ao fim.

E tente perceber uma ligação entre uma atriz do filme e uma música que toca de vez em quando. Essa é só pra cinéfilos.

Abraço

Homero Ainda Pensando Ventura

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Sem entender...

Um amigo mandou a mensagem lá embaixo, pedindo análise....
 
Pois é ...
 
Como é que uma coisa dessas tem quase 500.000 views?
 
Uma banda tocando mal, acho até que de propósito, publica um video de 6 minutos, fazendo cover, e tem meio milhão de acessos.....
 
E os 'nossos' meninos com um video-clipe sério, irreverente mas sério, feito com poucos recursos mas competente, uma composição própria, direção, roteiro, fotografia, e até mesmo desempenho, sendo divulgado no boca a boca de amigos (e pais, HeHeHe) batalhando pra chegar a 10.000 acessos e olhe lá!!! Se ainda não viu, veja  http://www.youtube.com/watch?v=mIza-BSlKQg e contribua para chegar ao menos aos 10.000!!!
 
É grande a luta.....
 
Se alguém puder me explicar, agradeço...
 
Abraço
 
Homero Sem Entender Ventura

 
 
Em 17 de agosto de 2010 23:30, um amigo escreveu:
Avalie a qualidade desse novo grupo...
O som é de qualidade futurística... 

http://www.youtube.com/watch?v=e6eMW0cEXY0

domingo, 15 de agosto de 2010

Asterix et Nicolas

Que têm os dois nomes acima em comum?

Ambos têm o mesmo pai!

O primeiro, com seus amigos Obelix, Panoramix, e o cão Ideiafix, lutava contra os romanos em 'Asterix, o gaulês'. Uma obra dos quadrinhos.

Nicolas é o menino personagem principal do filme Le Petit Nicolas, que passa aqui no Brasil como 'O Pequeno Nicolau' (boa tradução, eu diria!). Uma obra do cinema.

O pai desses dois filhos é o francês René Gosciny.

Que outra coisa as obras têm em comum? Além de filhas do mesmo pai, ambas são primas!! Calma, não se trata de incesto! Elas são obras-primas.

Asterix, sempre é tempo de conhecer. 

Nicolau e seus amiguinhos de 8 anos, suas travessuras, suas personalidades, suas confusões, seus planos e fracassos e suas vitórias, já estão há mais de um mês em cartaz, e agora só no circuito alternativo.

Vale cada minuto!

Abraço

Homerix Ventura

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Frases Assassinas


  1. Os meninos são novos
  2. A camisa vai pesar
  3. Eles podem amarelar
  4. Nunca estiveram no grupo
  5. Não foram testados
  6. O grupo está fechado
  7. Aposto na coerência

Sete frases assassinas do talento!!

Tudo isso foi argumento para não levá-los à Copa
Deu no que deu!!!
Vocês viram ontem como a camisa pesou em Ganso e Neymar na estréia da Seleção de Mano?
Robinho era o decano do grupo, o mais velho da linha. Capitão!!!
'Dunga Burro' foi 'trending topic' mundial no Twitter.
É isso aí!!!
Esses próximos anos vão ser interessantes!!!
Abraço
Homero Disse Isso Tudo Ventura

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Entrevistas Isentas?

Enquanto voltava para casa, o congestionamento e as seguidas paradas permitiram-me colocar algumas questões sobre as entrevistas que seriam dadas pelos candidatos à Presidência no Jornal Nacional da Globo. De hoje a quinta-feira, os quatro melhores colocados nas pesquisas responderiam a perguntas feitas pelo Casal Telejornal Bonner Bernardes.
 
Todos eles estão de olho na audiência de 40 milhões de almas que diariamente prestigiam o programa. E também, como efeito colateral, na audiência, não tão expressiva assim, do Jornal das 10, no GNT, mas que atinge um público formador de opinião.
 
Preocupava-me método e a condução das entrevistas. Como fazer com que a coisa fosse feita de maneira isenta?
 
Pensei nas seguintes questões:
  1. Como se decidiu a ordem dos entrevistados? Teria sido a ordem das pesquisas? Teria sido aleatoriamente?
  2. Como se escolherim as perguntas? Afinal, não repetir-se-iam as mesmas para todos, dando desvantagem ao primeiro;
  3. Em não se repetindo perguntas, como seria garantido o mesmo nível de relevância para todos?
  4. Como seria garantido que os candidatos, afora o primeiro, não jogassem pedra nos que o antecederam?
Coisas simples assim...
 
Tudo isso foi no futuro do pretérito pois, como demorei para colocar as questões em tela, já houve a primeira entrevista, e ficou evidente que isenção não era uma preocupação dos editores....
 
Tendo ou não preferência por este ou aquele candidato, preferia que a imparcialidade fosse a tônica de uma proposta como essa, do veículo de maior audiência do país.
 
Acho difícil repetir-se com qualquer outro candidado o que ocorreu hoje.
 
Enfim,
 
Abraço
 
Homero Ventura

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Mico Fenomenal

Em meu tempo americano, ouvia religiosamente uma rádio de Classic Rock, especialmente um programa matinal comandado por dois eméritos gozadores chamados Dean & Rog. Entrei em contato com eles algumas vezes, participando de concursos, ganhei alguns ingressos para shows, camisetas, enfim, coisas do rádio.

E teve uma ocasião em que paguei um tremendo mico: cantei 'Garota de Ipanema' ao vivo na programação.

Quando recebi o video (neste link), com uma espetacular performance dessa canção, executada por um grupo vocal brasileiro, lembrei-me do fato, e enviei-o ao par de apresentadores, que foram gentis em me dar um feedback.

Compartilho com vocês, o video, e a historinha, que resumi a eles, para ver se lembravam de mim.

Um abraço
 
Homero Só Eu Mesmo Ventura




___________________________________

From: deanandrog@1075theeagle.com
Sent: Wednesday, August 04, 2010 10:56 AM
To: Ventura, Homero Ventura [mailto:venturahomeroventura@gmail.com]
Subject: The Girl From Ipanema with no instruments


Dear Homero

That’s a cool video.  Of course we remember you.  Thanks for taking time to write.

D and R





From: Ventura, Homero Ventura [mailto:venturahomeroventura@gmail.com]
Sent: Tuesday, August 03, 2010 7:29 PM
To: Dean and Rog

Subject: The Girl From Ipanema with no instruments
 
 
Hi Dean, Hi Rog
 
Here is your Brazilian friend, who heard you on 93.7 The Arrow, every single morning from 1999 to 2004, when I lived in Houston. And I have actually talked to you sometimes, and have won some lousy show tickets & tee-shirts, and even have sung LIVE. Remember me?
 
What I sang was'The Girl From Ipanema', in Portuguese, after you used Sinatra´s version on the background of a phone count, when you selected the 'Caller Number 7', to earn one your prizes. Then, I immediately called to thank you for the Bossa Nova sound, unusual for a Classic Rock station, and you asked me to sing it, in Portuguese, and I did it!
 
Well, please be aware that I miss you so much. There is not such a thing like classic rock stations here in Brazil, as far as I know. And in case there is one, they will never be so funny like you....
 
When I received, yesterday, this amazing link that you can find attached to this message, I could not help remembering that good times.
 
I hope you enjoy it: it's a group of Brazilian singers performing the song, both in Portuguese AND in English, using only their VOICES, even the percussion, that is provided by the guy in blue, to the right.
 
See you, guys!
 
Homero Missing That Time Ventura

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Aborto, hoje, de novo!

Heloísa, que reportagem ultrajante a do Fantástico hoje, mais um serviço à população, com a denúncia do descaramento dos profissionais da morte disfarçados de médicos, que praticam aqueles assassinatos. Sobre ela, tenho duas dúvidas:
 
Sobre esse tipo de reportagem denúncia, com gravação de imagens, o Fantástico ou o JN seguem monitorando os acontecimentos? Há prisões, processos? Há diminuição das ilegalidades explícitas? Lembro-me especificamente de uma sobre manipulação de remédios encomendada por 'médicos' mancomunados com os 'farmacêuticos, até incluí um elogio numa das minhas 'reportagens'. Está nos planos de vocês dar um follow-up?
   
Bem, vou aproveitar para reviver meu papel de crítico global. Felizmente não para criticar, quer dizer, apenas levemente, afinal vou usar uma coisa que achei no mínimo imprópria, para tentar melhorá-la. Explico.
 
Tenho assistido 'Passione' capítulo sim, três capítulos não, mas o suficiente para acompanhar a trama, como sempre ocorre em novelas. Vi que a coisa ia se encaminhando para um aborto, e torci para que não ocorresse. No fim, aconteceu, então espero que tudo seja bem colocado para que se entenda o absurdo que é tomar uma decisão como essa. Não pode ficar só no 'quase morreu, tadinha...'.
 
Nas nossas leituras dominicais, escolhe-se aleatoriamente um entre vários livros, e uma entre inúmeras páginas daquele livro, e o tema que saiu hoje foi justamente a interpretação que o Espiritismo dá a esse trágico episódio que tão tristemente se repete.
 
Aí veio em minha mente 'Escrito nas Estrelas', que felizmente está fazendo muito sucesso. Pena que posso ver muito menos, mas também dá pra acompanhar. Sei que estão passando uma mensagem muito boa, de muita paz, que está sempre associada a essa nossa crença. Acho que se pode aproveitar o que aconteceu na novela das 8 e criar alguma cena na novela das 6 para explicar o que acontece com aquele pobre espírito que não teve o direito de nascer (ih, nome de novela!) e ter a oportunidade de aprender na existência que lhe foi brutalmente interrompida. De repente, pode até haver uma menção cruzada, já que as duas novelas são contemporâneas, quem sabe?
 
Bem, era isso!!!
 
Grande abraço e beijinho nas crianças.

domingo, 1 de agosto de 2010

Encontro Explosivo

Tentei ver 'Uma Noite em 67' (não vejo a hora de relembrar o grande momento de meus 9 aninhos), entretanto, me atrasei, só sobrou ingresso na fila do gargarejo, e acabei vendo o filme assuntado!
 

Título original: Knight and Day.

Ele já está na quarta semana, o bonequinho d'O Globo está dormindo, nenhum amigo me recomendou, e eu quase perco essa preciosidade.

Povoada de mentiras e personagens intiráveis, ou seja, que não levam tiro, mas tudo é perdoável.

Agente do FBI é acusado de tentar vender alto segredo de Estado a traficante espanhol com cara de mau, enquanto lida com uma garota atrapalhada que não tem nada a ver com a coisa.

Tudo bem, não é aquele primor de originalidade, mas vale.

O agente é Tom Cruise, a garota é Cameron Diaz, os diálogos e situações são engraçadíssimos.

Não percam esta excelente oportunidade de diversão explícita!

Ah, antes que me esqueça,  quero que o bonequinho d'O Globo vá à ¥εζλψξљﻻﻯﻉﻷﻖﻗ!!!!!

Acho que ele deve ter tomado lexotan .. só assim pra dormir num filme desses!!!!

Com louvor!!!!!
 

Homero Pouco Educado Ventura