-

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Alguns dePAULimentos

Alguns me cobraram um artigo sobre o show de Paul McCartney no Brasil. Eu estava aguardando, ansiosamente, a chegada do meu preciosos ingresso, que comprei pela Internet. Finalmente, ele chegou, hoje. Iupiiii!



Estarei no Morumbi, no dia 22 de novembro, junto a outros 59.999 enlouquecidos fãs do compositor de maior sucesso de todos os tempos. Agora sim, poderia festejar o evento. Mas vou fazê-lo pelas palavras de outros, afinal, ainda não assisti ao show. Estive sim, em 1990, no Maracanã, junto a outros ensandecidos 183.000 fãs, ajudando o cantor a ter mais um verbete, dentre muitos, no Guinness Book of Records. E estive em Houston, no Compaq Center, desta vez com toda a família, em 2002, naquele que foi, até hoje, o melhor show de minha vida. Mas nesta Up and Coming Tour, ainda não.


A exatidão numérica dos 59.999 fãs é porque o estádio estará lotado. Todos os 50.000 ingressos para o show de PortoAlegre se esgotaram em 12 horas, os 60.000 do primeiro show em SP, em 24 horas, e os 60.000 do segundo show, em 36 horas. Tem sido sempre assim. Todos os shows de Paul lotam os estádios, ginásios, ou qualquer lugar em que se apresenta, nos últimos 25 anos.


Bem, vou tentar situar você sobre o que representa essa oportunidade através de um discurso,  duas declarações  e um artigo, os tais dePAULimentos de que falei no título.As declarações são de dois felizardos amigos, que já assistiram ao primeiro showl de Paul no Brasil, em Porto Alegre, no último domingo. Aliás, os dois primeiros irão comigo também no Morumbi. no dia 22.

DePAULimento 1: Flávio, 32 anos, jornalista, 8 de novembro de 2010
Amigos,
Não foram poucos os sacrifícios para ver o show do Paul McCartney no esquema mais adolescente dos últimos vinte anos. Não tinha hotel, apenas onde passar a noite de sábado em que, obviamente, não dormi, pois procurei uma boate que tocasse bastante rock. Não me decepcionei, foram mais de quinze músicas dos Beatles ao longo da noite, juntamente com dois litros de cerveja. Mas tive apenas três horas de sono leve e ansioso, antes de passar na minha nova base, o hotel onde meu primo estava hospedado, para tomar um banho e trocar de roupa para o show.
Confesso que meu irmão foi mais guerreiro do que eu: chegou no dia do show e não levou sequer uma mochila. Fui encontrá-lo no Beira-Rio para um almoço numa churrascaria rodízio por volta de uma da tarde, já que estávamos em Porto Alegre. Encontrei um número enorme de conhecidos, dentre eles, os integrantes da Black Bird e afins. Entramos na fila para entrar por volta das 16h. Às 17h30 foram abertos os portões e conseguimos um bom, não excepcional, lugar na frente do gramado. Os melhores lugares ficaram com aqueles que havia três dias estavam acampados na fila. À essa altura, já éramos umas oito pessoas e ocupamos o maior espaço possível até o show começar. Cachorros-quente, águas, red bulls e muito sol na cara foram o combustível para as três horas e quarenta minutos que esperamos até o início do espetáculo.
Quando as luzes se apagaram e Macca surgiu no palco com Venus and Mars/Rockshow, meus olhos se encheram d'água. Vinte anos depois, lá estávamos novamente, frente a frente, eu e o velho Macca com a mesma energia (ele; eu não). Depois de toda a espera, Paul emendou uma sequência fantástica de músicas, interagiu com o público como nenhum outro artista consegue. Como há quarenta e cinco anos, ele ainda sabe exatamente o que fazer para arrancar as reações que deseja de seus espectadores. E o que vi foi um espetáculo de beatlemania: as mulheres todas – eu disse TODAS – a minha volta, cedo ou tarde, choraram. Uma fã histérica arrancava seus cabelos e gritava até perder a voz na minha frente. Sua idade? Não devia chegar aos vinte.
Três horas. Dois bis. Trinta e cinco músicas no total. Minha garganta, a essa altura, já não funcionava. As pernas doíam depois de passar horas pulando, culminando em Helter Skelter (ai meus joelhos) e Sgt. Pepper's (Reprise) emendado com The End. É impossível descrever o que senti. Era irreal. Guardei bem o momento: na memória e na minha câmera. Macca estava ali, na minha frente, cantando para mim – e mais 49.999 pessoas. Mas para mim.


DePAULimento 2: Renato, 55 anos, engenheiro, 8 de novembro de 2010
Eu não tenho a capacidade que o Flávio teve de contar para vocês por escrito toda a aventura que passamos para assistir ao mega show do Macca.
Vou apenas dizer que nunca havia presenciado na minha vida um delírio coletivo como eu presenciei. Um verdadeiro êxtase com o Beira Rio lotado, desde a entrada do Paul no palco até o final do show.
Impressionou-me a faixa etária do público, muito jovem, e como todos conheciam, cantavam e vibravam com as músicas, tanto as dos Beatles como as da carreira solo.
Concordo com a percepção do Flávio da emoção vivida pela garotada, e eu pude ver pelo meu filho, que tem um temperamento bem frio, mas que ao ver o Paul entrar no palco vibrou e gritou de tal maneira que eu nem o reconheci, era como se estivesse frente a frente com algo que parecia apenas existir na ficção.
Como o Flávio menciona, o Paul sabe do que ele representa para aquele público, e cada vez ele se esmera mais em atender aos anseios da platéia.
Quando o show acabou (ninguém queria ir embora, pois as pessoas estavam atônitas), me deu vontade de ficar batendo palmas o resto da noite para este ser humano (será?), que pelo que eu pude ver nos três dias que eu passei em Porto Alegre, já deixou de ser um ídolo e se tornou uma verdadeira lenda.
DePAULimento 3: Cíntia, jornalista, 50 anos, falando sobre os depoimentos de Flávio e Renato:
Assino embaixo dos dePAULimentos.  Tive o privilégio de assistir ao show na área VIP, com Paul a poucos metros de mim e de minha filha, e só o que eu e ela fazíamos era chorar, cantar e dançar. 
Não havia distinção de faixa etária: crianças, adolescentes, jovens ciquentões e cinquentonas(como eu), sessentões, setentões... todos à Beira-Rio de um ataque de nervos, aguardando impacientes e ansiosos os primeiros acordes.  Após 3 horas de êxtase musical e espiritual, a multidão retornou à vida real into the light of that cold dark night com a sensação de que nunca mais seria a mesma.  Não é exagero.  Foi o show da minha vida.
Sua benção, Sir Paul McCartney!




DePAULimento 4: Pedro, administrador, 24 anos, falando para sua mãe, minha amiga Raquel, sobre os depoimentos que leu:
Simplesmente sensacional, mãe.
Lendo os depoimentos das pessoas relembrei cada momento
descrito, cada música cantada... muito bom.
No meu caso, pelo esquema que viajei, poderia contar ainda mais
perrengues... mas apesar de estar cansado até hoje e sem grana, tenho
a certeza que tudo valeu a pena. Afinal, eu era um daqueles jovens
enlouquecidos que foram citados.
O único problema de ter lido esses textos é que fiquei com ainda mais
vontade de assistir ao show de SP.

32 comentários:

  1. Eu Tambéééééémmmm!!!!!
    Abraçao!

    ResponderExcluir
  2. Homero,
    Primeiro sentimento despertado foi a vontade de estar la no Morumbi tambem. Segundo a satisfacao de ver este , eu diria, Imortal da musica, ser reconhecido , homenageado e sobretudo aplaudido !

    ResponderExcluir
  3. Não assisti ao de 90 no Maracanã (tenho todos os DVD dos Beatles e alguns de Paul, inclusive GET BACK, com algumas cenas do show no Rio), nem fui ao Beira Rio em 2010. Mas pelos relatos abaixo, imagino a emoção e a grandiosidade do que foi o show. Só posso desejar um excelente espetáculo a você (desnecessário, tratando-se de Macca).

    Boa contagem regressiva!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por compartilhar o sentimento. Quisera eu ter elgo assim em minha vida! ^-^

    ResponderExcluir
  5. Homero, estaremos juntos no show do dia 22. Já estou curioso para ler o seu futuro texto com o que nós achamos do show. Aquele abraço

    ResponderExcluir
  6. Eu tô cheia de inveja (branca, claro) de você ir ao show e eu não... :(((((
    Mas como vai passar no Multishow, vou me contentar em ver Sir Paul assim, à distância!

    Vou esperar o texto de depois do show...

    ResponderExcluir
  7. Legal! Mas imagino que você tenha pedido autorização para o Flávio e para o Renato para repassar o depoimento deles...
    Marcelo.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia!

    Como foi esse o show de 2002, que foi O melhor da sua vida?

    ResponderExcluir
  9. Me conta de suas emoções... se resistir!!!!!!!!!!!
    Paulus

    ResponderExcluir
  10. Delicioso, Homero.
    Encaminhei para meu filho

    ResponderExcluir
  11. Prezado Homero

    Sensacional a sua idéia de compilar estes depoimentos.

    Confesso que estou esperando ansiosamente pelo seu depoimento (certamente você será o que melhor descreverá o que todos nós vamos assistir e sentir no dia 22) após o show que assistiremos juntos no dia 22.

    Abraço

    ResponderExcluir
  12. Homero......li o relato das pessoas que assistiram ao show...impressionante!!!! Imagino como vc deve estar ansioso p/ o dia 22 chegar!!rsrsrs....Calma...falta pouco....Hj toda vez que vejo algo relacionado aos Beatles lembro de vc!!! Não tem como não lembrar...né??? Bjinhos....e fico aguardando tb o seu relato completo sobre o dia "D".

    ResponderExcluir
  13. olá Homero

    eu tb vou ao show do dia 22... foi uma epopéia conseguir os convites...vou com uma amiga que mora em SP

    comprei de arquibancada mesmo e vc?

    a Neusa virá tb não?
    poderíamos combinar para nos encontrarmos... vc está pensando em chegar muito cedo ao estádio?

    abraço

    ResponderExcluir
  14. Homero,

    Parabéns pelo evento em São Paulo. Divirta-se e solte os pulmões cantando bem alto.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  15. O relato do Flávio foi bastante pujante. O do Renato, mais comedido. Só tenho uma expressão para isto: QUE INVEJA (No bom sentido, é claro).

    ResponderExcluir
  16. Denise,
    É no gramado!

    Neusa não vai pois não aguenta ficar em pé tanto tempo.

    Vou no dia o show, dito pro Morumbi,durmo em um primo, se conseguir, e volto na manhã seguinte.

    Parabéns pela decisão de ir ao show....

    ResponderExcluir
  17. Homero,

    Boa viagem, bom show, espero receber por escrito toda sua emoção, a esse evento tão aguardado.


    Sds,

    ResponderExcluir
  18. Ei Homero! Também vou no show do dia 22!!

    Você vai em que setor?

    Abraço,

    ResponderExcluir
  19. Homero,

    Acho que encontrei um fã dos Beatles mais fanático que voce : PEDRO - namorado da Natália ele foi a Porto Alegre assistir ao show e vai a São Paulo assistir novamente, alem do preço do ingresso, gastou com passagens aéreas e estadia nos dois lugares hehehe....

    abçs

    ResponderExcluir
  20. Como comentamos, o show do Paul em 2000 - The World Tour- no Wembley Arena foi o melhor que já vimos de qualquer artista ou genero (e olhe que já fomos a muita coisa boa neste mundo afora). Paul fez questão de anunciar que aquele, na terra dele, tinha que ser o melhor do Tour daqueles dois anos. Aproveite. treine antes pois nao vale levar cola para cantar junto

    ResponderExcluir
  21. Cecília,

    Pista.... vou passar pelos apuros e cansaço do Flávio, mas vale a pena.

    See you there!!!

    ResponderExcluir
  22. Jorge,

    Hahahahah, o texto com o que nós achamos....

    Em que setor vai? Laura, filhos, tb?

    Abraço

    ResponderExcluir
  23. Ah já sei!
    vc quer ser filmado não?

    em 1993 eu fui tb de arquibancada, no Pacaembu, achando que não aguentaria ficar em pé - e olha que eu era bem mais nova...
    tb fiquei preocupada com tumulto, que não houve... aliás o clima do show foi excelente... Paul ainda com Wings e com Linda!!!

    até mais

    ResponderExcluir
  24. Denise,
    É, de repente apareço na TV!

    Correção: em 1993 ele estava realmente com Linda, todavia no con los Wings, que se acabáran en 1980. A partir de então, ele se apresenta como Paul McCartney, com bandas diferentes a cada grupo de discos. Por exemplo, em 1993, ele tinha a mesma banda de 1990, quando esteve no Maracanã. Daquela banda ele ainda mantém o grande tecladista Paul Wix Wikens.

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  25. Vou com a minha filha Aninha. A Laura,passou o ingresso para a irmã Fernanda. Não sei bem o setor, depois lhe conto. Abs

    ResponderExcluir
  26. quem sabe, sabe...


    abraço

    ResponderExcluir
  27. Homero,

    O que me dá mmais raiva ao ler este email é minha total burrice devido a minha letargia em decidir ir ao show o que resultou na minha não ida. A saída da Petrobras me baratinou e eu perdi o senso da oportunidade de ver uma lenda viva. Acho que meu poder de decisão pifou e ficarei a ver navios.

    Mas aguardo seu depoimento, pelo menos poderei vibrar e sei que será um momento grandioso e que o o Homero em McCartney Ventura irá registra mui apropriadamente em palavras e sentimentos.

    SDS

    ResponderExcluir
  28. César,

    Se quiser, há ingressos disponíveis na minha comunidade.

    Para o dia 22, tem duas cadeiras cativas, a 720 cada, e duas Pistas comuns, a 360 cada, tudo preço de custo, ou seja, preçco deface mais 20% de conveniência que foi paga!!!

    Ainda dá!!!

    Dou todo meu apoio

    ResponderExcluir
  29. Ahhh se fosse tão simples assim Homero! Fiquei tentado e matutando todo o dia ontem. Como havia desistido de ir ao show prometi a minha mãe que estaria presente , após faltar tantos, no seu aniversário de 85 anos. Estarei viajando para o Sul na semana do show.... É a velha lei de Murphy.

    Agradeço a oferta mas não vai dar!
    Fale para o Paul que eu não posso ir e peça a ele para voltar no próximo ano!

    SDS,

    ResponderExcluir
  30. Foste pra Porto Alegre no domingo errado ....

    ResponderExcluir
  31. feed-back para o sr. renato, engenheiro,

    não tenha dúvidas, ele não é deste planeta.

    ele e mais quatro caras que o acompanharam desde 1962 (o sr.martin também "tá nessa")
    vieram juntos na mesma nave de um planeta, planeta este que certamente é maravilhoso
    pois de lá também vieram pelé, mick & keith, marylin e mais meia dúzia de seres divinos.

    vieram para iluminar nossas vidas e tornar nossos caminhos menos acidentados.


    pré-scriptum: 1. fui um daqueles 183.000 ensandecidos e chorões na agradável companhia do sr.homero sem que nós soubessemos.

    ResponderExcluir
  32. Que coisa linda essa dedicação, esse amor´explícito ao deuses do
    rock!!!!!!!!!!! Só podia vir de vc mesmo, Homero, essa paixão
    explicável e incondicional... Isso se chama amor pela vida,
    parabéns!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir