-

domingo, 15 de agosto de 2010

Asterix et Nicolas

Que têm os dois nomes acima em comum?

Ambos têm o mesmo pai!

O primeiro, com seus amigos Obelix, Panoramix, e o cão Ideiafix, lutava contra os romanos em 'Asterix, o gaulês'. Uma obra dos quadrinhos.

Nicolas é o menino personagem principal do filme Le Petit Nicolas, que passa aqui no Brasil como 'O Pequeno Nicolau' (boa tradução, eu diria!). Uma obra do cinema.

O pai desses dois filhos é o francês René Gosciny.

Que outra coisa as obras têm em comum? Além de filhas do mesmo pai, ambas são primas!! Calma, não se trata de incesto! Elas são obras-primas.

Asterix, sempre é tempo de conhecer. 

Nicolau e seus amiguinhos de 8 anos, suas travessuras, suas personalidades, suas confusões, seus planos e fracassos e suas vitórias, já estão há mais de um mês em cartaz, e agora só no circuito alternativo.

Vale cada minuto!

Abraço

Homerix Ventura

16 comentários:

  1. Homero V:
    Nicolas não conheço, mas Asterix, em quadrinhos especialmente e também no cinema é uma obra prima.
    Colecionei os quadrinhos em francês mesmo e são realmente obra de gênio, inclusive da ironia. Os nomes são geniais e as histórias mais ainda.
    Viva Asterix! Viva Obelix! Viva Panoramix! Viva Idée Fix!
    Abraço,

    ResponderExcluir
  2. Asterix eu não vi, mas...


    ...O Pequeno Nicolau, tô contigo, vale cada minuto!


    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Homerix, la criativité est toute votre!!
    J'adore la manière de vos ecrits!
    Flavix

    ResponderExcluir
  4. Eu e a Vivian vimos na sexta! Não achamos aqueeeeele filmaço mas gostamos bastante! Destaque para as cenas do almoço com o chefe (que a esposa troca o jantar etc) e do reitor/diretor da escola se apresentando aos alunos! (a expressao de alivio da professora qdo o clotário acerta o "rio sena" é demais!!!)

    Não deixe de sugerir filmes!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela sugestão, Homero. Só pode ser um ótimo filme mesmo !
    abs
    Amaury

    ResponderExcluir
  6. Oi Homero

    Aí vai meu feedback: vi o Nicolas e adorei, sabia que iria adorar, já tinha lido o livro por conta dos estudos de francês. Fiquei muito feliz pelo Bonequinho ter colocado este filme no lugar certo (aplaudido de pé), porque das últimas vezes, achei que o Bonequinho fosse um crítico burocrático, que só gostava de filme dramalhão ou sem graça.

    Bj

    ResponderExcluir
  7. Assisti a "O Pequeno Nicolau" nesse fim de semana e fiquei encantado. Um daqueles filmes pra você sair feliz do cinema.


    Abraço e até quinta.

    ResponderExcluir
  8. Assisti ontem. Realmente muito bom ver o mundo pelos olhos das crianças! E divertido também.

    Nesta linha, tem também um muito bom: A culpa é do Fidel, que passou uns dois anos atrás.

    um abraço

    ResponderExcluir
  9. Homero

    Desconhecia eesse Nicolas -mas vou procurar assiti-lo quando tenha oportunidade. Afinal Santa Cruz nao é Houston e as opcoes sao bem limitadas

    Aproveito para recomendá-lo Meu Vilao Favorito - ë um espetaculo de animacao e diversao

    sds

    ResponderExcluir
  10. Oi Homero

    Eu sou umas das que nunca responde, mas aceita os seus conselhos.

    Ronaldo me chamou para ver Bastardos Inglórios e eu não fui, porque não aguento ver mais filme sobre 2a. guerra, holocausto, etc. Saio do cinema deprimida, com a capacidade que o ser humano tem de ser mau, quando a ele é dada a oportunidade. Acabei indo ver depois que li seu email e acabei gostando muito, porque no final era a violência caricata e talvez eu consiga suportar melhor.

    Me alienei, gosto de ver comédia romântica e filmes como o Pequeno Nicolau que já tinha assistido e gostado muito. Saio do cinema, leve, vendo o céu azul no dia nublado.

    Tenho dificuldade de superar essa " repulsa" que criei contra filmes muito violentos, principalmente quando a história por trás é real. Levei anos para assistir O pianista no DVD. Não consegui assistir o Caçador de Pipas (li o livro aos prantos) e por aí vai.

    O único filme que assisti, em DVD, que fala sobre esse aspecto da natureza humana e que eu gostei (talvez por ser uma ficção) e recomendo para todo mundo é Dogville, com a Nicole Kindman. Não posso crer que você não tenha visto, mas se por remoto acaso não tenha assistido, procure nas locadoras.

    Sds,

    ResponderExcluir
  11. Homero,

    O filme realmente é lindo, eu conhecia o livro 'Le Petit Nicolas' apesar de nunca ter lido ( principalmente em francês hehehe...), o filme não tem efeitos especiais, não tema atores famosos, mas uma boa estória muito bem contada basta para uma obra prima!

    abçs

    ResponderExcluir
  12. Já que você reclama da falta de feedback, vou te dar um: estou agora me versando no léxico de Victor Hugo, e meu professor de francês me recomendou fortemente o filme do Nicolau. O problema é que a recomendação veio meio tarde, de forma que, como vc. menciona, só passa hoje em circuito alternativo, então, acho que vou guardar minha ansiedade e esperar mesmo sair em blu-ray, para que possa desfrutar de cada imagem e cada som em alucinante alta definição. E de quebra, me ajudar a aprimorar o conhecimento do idioma. De tempos para cá só tenho visto cinema francês, até como parte do programa, pois meu professor me passa isso como dever de casa. Assistir James Bond em francês é uma nova experiência!

    Nesse fim-de-semana fui assistir ao novo filme de Christopher Nolan, que aos poucos ocupa a posição dos favoritos no meu ranking, que é A ORIGEM (The Inception), com Leonardo DiCabra e a sempre excelente francesa Marion Cottilard, oscarizada pela protagonização de LA MÔME no ano passado. Vale muito a pena ver um filme como esse, que sobretudo é intrigante e cumpre seu papel com perfeição, que é o de ser um desafio ao espectador. Gosto muito de filmes assim, que saem dos padrões blockbusters hollywoodianos, apesar de adorá-los também, como cinéfilo, mas chega uma hora em que satura, e nós, cinéfilos ávidos pelo bom cinema, queremos e merecemos filmes desse calibre. Vou até ver se assisto novamente, de tão bom que é. Taí a recomendação: A ORIGEM.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Caríssimo Homerix,

    Como fã do Asterix e detentor de sua coleção completa (não vendo, não alugo e não empresto a menos que para ler na minha casa), pelo menos eu acho que era completa lá nos idos de 2000 quando eu tinha todos os cadernos na época, aplaudo a sugestão.


    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Copiado, vou assistir no fim de semana o Petit Nicolau e na segunda te relato minhas impressões.

    ps. a propósito já foi ver "O segredo dos seus olhos? " só está passando no Laura Alvim, Estação Botafogo 2 e um lá na Barra, entre no ingresso.com que você vai ter direitinho o endereço de todos.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  15. Adorei a dica... até porque acabei meu livro!!!!!!!!!!!!!!!!!!! (
    claro que há algumas sugestões do editor. Faz parte...) mas tô super
    feliz e me dei uma semana de lazer. Hoje fui à ópera. Show!!!!!!!!!!!
    Em plena segunda-feira ( acredite: o cinema estava quase lotado...)
    Vou ver sua indicação...

    ResponderExcluir
  16. Prezado Homero,

    Eu tive a oportunidade de assistir "O Pequeno Nicolau" e concordo contigo. É um filme encantador e vale cada momento.

    Sds,

    ResponderExcluir