-

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Calendário das Virtudes

Renata procura divulgar suas idéias (vou continuar usando acento até ser proibido) com as ferramentas disponíveis na rede. A mais bem sucedida delas, que foi criada no final do ano passado, é chamada 'Calendário das Virtudes', e incentiva o desenvolvimento de valores morais.


Dentre os primeiros assinantes, estava uma jornalista da Revista Profissão Mestre, que entrou em contato com a Renata e fez uma entrevista (se tiver interesse, está aí embaixo). A revista Profissão Mestre é editada em Curitiba e distribuída nacionalmente.


Ela não é vendida em bancas, mas tem assinatura e é enviada para instituições ligadas à área de educação.


A reportagem saiu nesta edição de abril, que a jornalista nos enviou pelo correio. Ainda não saiu a edição digital, então não posso anexar a reportagem em si.


Ela não ficou tão grande como a jornalista queria, mas dividiu um simpático espaço entre duas outras iniciativas, de sala de aula, numa reportagem de duas páginas com o título 'Ensinando a Viver'. Chique, não?


Se quiser conhecer, e quem sabe, juntar-se ao grupo, eis o link!
(o site está fora do ar, para Renata dedicar-se a seu primeiro livro)


Abraço


Homero Sem O Que Dizer Ventura
___________________________



E qual é a sua profissão?
Sou formada em jornalismo. Atualmente, sou escritora. Vou terminar o último capítulo do meu primeiro livro hoje (já terminou!!).! Ele é de ficção, num universo mágico, mas tem tudo a ver com a formação de uma pessoa de bem. Fala das dificuldades que temos em dominar as nossas tendências para o mal.


A idéia para o Calendário surgiu alguns meses atrás, como um projeto individual meu. Eu sempre quis evoluir como pessoa, e via que tinha muitos defeitos para corrigir. Mas chegava o fim do dia, e eu percebia que não tinha corrigido nenhum deles; que, inclusive, havia esquecido do meu compromisso durante o dia.
Daí veio a idéia do jogo. Inicialmente, era um jogo para mim mesma. Eu criei um calendário no Excell e, nele, comecei a anotar todos os meus erros e os meus acertos durante o dia. Para cada um deles, eu passei a atribuir uma pontuação. Pontos positivos para acertos; pontos negativos para erros.
Logo percebi que o jogo funcionava. Por causa do jogo, comecei a prestar mais atenção em todas as minhas ações e meus pensamentos, porque precisaria pontuá-los no final do dia. Me tornei uma pessoa mais vigilante.
Então pensei: Por que não abrir este jogo para quem, como eu, quisesse evoluir como pessoa? Foi daí que surgiu a idéia para o site.
 
2. Qual a função do calendário? Como é que ele funciona?
O Calendário das Virtudes é um jogo pessoal e coletivo ao mesmo tempo. Pessoal porque o jogador joga contra si mesmo. Não é uma competição entre participantes. O grande adversário é a própria pessoa. O jogador precisa vencer de si mesmo para vencer no jogo – e na vida.
É também um jogo coletivo porque, pelo site, no espaço reservado para o Blog pessoal de cada um, os participantes podem compartilhar suas experiências, suas frustrações, suas vitórias e derrotas durante o dia. E assim receber apoio, conselhos, dicas dos outros participantes.
  
3. Como tem sido o acesso?  
Em poucas semanas, o site já se tornou uma verdadeira comunidade, de pessoas querendo se ajudar, para evoluirem juntas. Somos já mais de 100 participantes (agora já tem 200). Tem sido uma troca verdadeiramente edificante para nós.
Muitos participantes já me escreveram dizendo que estão conseguindo se controlar mais durante o dia, estão se sentindo mais felizes, mais seguros. Outros usam o site para compartilhar seus problemas e dúvidas, e recebem conselhos e dicas de seus novos amigos virtuais, que os fazem ter vontade de perseverar.

4. Você sabe se tem professores que já aderiram ao calendário?

Não tenho certeza… mas o site está apenas no começo. Criei o Calendário no final de Dezembro. Tem pouco mais de um mês de vida. (agora já tem, vários, e bem dedicados)


5. Você acha que o calendário pode ser utilizado como uma ferramenta para formar pessoas de bem em sala de aula? Sugestões?
Com certeza. O aspecto lúdico é muito importante na formação de uma criança, e tenho certeza que, se criassem um jogo desse tipo nas séries menos avançadas, os alunos adeririam. Principalmente se os professores jogassem também. Poderia ser um fator de união entre os alunos e os professores, se fosse tratado de forma correta: sem competição. O jogador deve jogar contra si mesmo. Não acredito que colocar um aluno contra o outro seja a solução em qualquer jogo. Muito menos neste, que depende da sinceridade do aluno para que os pontos sejam contados corretamente.
Eu sugeriria que a pontuação fosse mantida em segredo, e que os alunos fossem incentivados a escreverem um diário pessoal, onde anotariam seus pensamentos, suas dificuldades, suas vitórias. No final do mês, os alunos seriam incentivados a submeter um pensamento, ou uma experiência, em formato de redação (anônima) para ser discutido em sala de aula, pelos alunos. Seria a oportunidade para o professor conversar com os alunos sobre ética, moral, cidadania, respeito, tolerância, paciência, humildade e tantas outras qualidades que uma pessoa de bem deve ter. 
Quando se trata de reformar a educação, sempre enfatizam a falta de professores, ou a qualidade do ensino de matemática, ou de como o brasileiro não sabe escrever direito. NUNCA pensam no aspecto moral. De que adianta termos brasileiros intelectualmente brilhantes, se não temos brasileiros de bem? Os políticos corruptos todos tiveram educação, e nem por isso, ela os impediu de se tornarem criminosos.
Nós assistimos ao noticiário, aos crimes, às falcatruas, e nos perguntamos: O que está errado no Brasil? Eu respondo: a educação. O brasileiro se acostumou à malandragem, a dar um jeitinho, a passar a perna nos outros. Isso tem que mudar, mas só mudará com uma educação voltada para a formação de uma pessoa de bem. Quando o BEM for uma qualidade exaltada desde a infância. Quando estudarmos mais sobre heróis do bem, como Gandhi e Martin Luther King, do que sobre conquistadores, como César e Napoleão.
 
6. Não sei se você tem filhos, se eles estão na escola, se tem alguma informação sobre o assunto, mas queria saber de ti se você acha que a educação de valores deve ser mais uma responsabilidade da família mesmo ou a escola também deve cumprir esse papel.
A formação de uma pessoa de bem deve ser um dever tanto da família, quanto da escola. No entanto, nos tempos em que vivemos, para começarmos realmente uma revolução na educação da pessoa de bem, a escola precisa tomar a dianteira. Não adianta impormos aos pais a responsabilidade de educar uma criança moralmente se eles mesmos não tiveram este tipo de educação. Como estamos agora, os pais precisam ser educados pelos filhos.
O Calendário das Virtudes pode funcionar em casa também, como um jogo de família. Funcionaria como uma maneira de unir pais e filhos em um objetivo comum. Cada um manteria seu calendário particular, com sua contagem de pontos pessoal e secreta. No fim da noite, pais e filhos se reuniriam após o jantar para discutirem as vitórias e derrotas do dia. Seria uma maneira lúdica de fazer as crianças começarem a ter o prazer de compartilhar suas dúvidas, dificuldades e frustrações com os pais. Acho que as escolas poderiam incentivar este tipo de jogo em família.
(Não tenho filhos ainda. Mas estudo muito sobre educação. O assunto me interessa sobremaneira. Sempre tive o sonho de escrever um livro sobre isso.)


7. Qual a virtude que é mais difícil de alcançar? Não só na sua vida pessoal, mas também em relação aos usuários, não sei se você já percebeu isso pelos usuários, se tem alguma virtude que é mais complicada.
Pelo que pude perceber, a virtude mais difícil de alcançar tem sido a paciência. E o vicio mais difícil de combater, a maledicência. Estamos acostumados a falarmos mal uns dos outros. É a cultura da fofoca, basicamente. Extremamente difícil se livrar deste vício. Falar mal da vizinha, do amigo, do chefe... como se nós mesmos não tivéssemos defeitos, às vezes ainda piores do que os que criticamos nos outros.
8. Diz pra gente como acessar, dá o link direitinho, que aí eu ponho na matéria.
Para entrar no jogo, é só acessar o site http://www.calendariodasvirtudes.ning.com/  e fazer o login. Assim, você se torna um membro, ganha uma página pessoal, como no Orkut, e pode escrever seu próprio blog, enviar vídeos, fotos, musicas, criar grupos específicos, mandar mensagens para os outros membros e comentar no blog dos outros!

11 comentários:

  1. Homero,
    Dê meus parabéns para a Renata pela entrevista e pelo jogo (lógico que não abri) mas pelo que li sobre a idéia.
    abs.

    ResponderExcluir
  2. QUE INICIATIVA ESPLÊNDIDA!!!

    Em casa vou entrar e já me tornar membro. Vivo questionando o porquê de meus atos quando estes não agragam nada à situação... Achei o máximo a idéia, a entrevista, as respostas firmes e eloquentes da Renata...

    Att,

    ResponderExcluir
  3. Uau, Homero, achei legal demais! Só pela entrevista, porque o link não abriu aqui, mas vou ver de casa depois.

    Bom dia!

    ResponderExcluir
  4. Nossa primo, que coisa mais legal!!!!
    Mostrei aqui em casa e resolvemos fazer o jogo entre nós aqui de casa.
    Essas Vasques são demais mesmo!!!!!!!!!!!rsrsrsrs
    Um beijão em todos e parabéns pela Renata. Se tiver uma foto dos primos, mande para mim. Eu não conheço seus filhos.
    Valéria

    ResponderExcluir
  5. Homero.
    Pelo o que eu li na entrevista, a ideia de sua filha é ótima! Aliás, ela está sempre pensando em algo para melhorar o mundo em que vivemos, e acho que não poderia ser diferente, sendo ela filha sua. Parabéns. Aos dois.

    ResponderExcluir
  6. Achei super !! Vou usar com o Gui. A idéia de um "joguinho" para desenvolver valores é muito boa.

    ResponderExcluir
  7. Caro amigo,

    A Renata é filha de peixe (s) e como dizia minha vó "quem sai aos seus não degenera".
    Abraços,

    ResponderExcluir
  8. Vi o site e concordo que a nova geração tem muito que ensinar a "velha" geração. Ou pelo menos a velha geração poderia ajudar um pouco pedindo para que a nova não perca a pureza da inocência juvenil.

    Vou ser sincero, tenho receio de participar de sites de adolescentes e jovens por medo de "repressão". Meus filhos não me adicionam no facebook deles... vê se pode? Mas pode ser coisa que o tempo resolve... sabe aquela fase em que o filho tem vergonha que vc o leve na festa e por isto para um pouco antes para parecer que ele está indo sozinho...

    Quando ao site de sua filha, dê os meus parabéns para ela.

    ResponderExcluir
  9. Passei 3 anos como Secretário de Turismo de Campos do Jordão. Saí em 2007 sem que nenuuma acusação de ilicitos de qualquer jaez me fosse imputada. Em 2008 sai candidato a prefeito, com plano de governo e sem acordos eleitoreiros de nehum nivel.Eu e o povo. Resultado: 5º lugar entre 5 candidatos. Dois dos outros candidatos tinham e tem processos às mancheias no STF.
    Então, acho que a luta é ingloria minha querida sobrinha.
    O povo sofre da Sindsrome de Estocolmo, claramente

    Tio Flavio Ventura

    ResponderExcluir
  10. 26.123....
    É Homerix, entrar num caminho de virtudes, não é fácil. Transcrevo aqui,o que li recentemente no livro "comentários sobre o viver)compilados de palestras de KRISHNAMURTI,nascido na Índia em 1897, sem nenhuma ligação com organização filosófica... num tópico sobre VIRTUDE... é citado o pensamento dele que:
    A virtude pertence ao coração, não à mente.
    Pensemos nisto...
    Paulus

    ResponderExcluir
  11. Homerix,

    Tampouco deixarei de usar a regra culta ao escrever e falar, pois a reforma ortográfica é muito boçal e jamais a respeitarei, sobretudo porque a implantação não respeitou caminhos democráticos. Foi imposta no modo ditatorial.

    É muito importante termos brasileiros intelectualmente brilhantes e do bem. Felizmente, os do mal não são maioria, mas têm uma imensa capacidade de articulação, de conexão, de penetração, de enrrolação, de enganação. No meu círculo de amizades não há pessoas do mal e estou certo que no seu, idem. Se olharmos no nosso entorno en relação aos nossos amigos, idem. Logo, é possível isolar os do mal. Basta querer, penso eu. O problema é que, por vezes, o pessoal do bem faz vistas grossas para o pessoal do mal e estes seguem triunfantes nulidades, como dizia Ruy Barbosa...

    ResponderExcluir