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Rock Parceria e Poesia
Uma conversa sobre a Parceria Lennon/McCartney
Parte 2 de 4

Quando se tem um pouco mais de familiaridade com as músicas dos Beatles, logo se percebe quem fez qual música:
1.
· O primeiro sinal é o cantor: geralmente quem compôs, canta a voz principal na gravação. E, com um pouco de treino auditivo, você distingue a voz mais ácida de John da voz mais suave de Paul... uma ótima exceção é Eight Days a Week, que é mais de Paul do que John, mas é este quem canta o vocal principal;
Entra Eight Days A Week
2.
· Se, ainda assim está difícil, vá pelo estilo: Paul é mais baladeiro, John mais roqueiro. Claro que há exceções memoráveis. Algumas das mais bonitas baladas dos Beatles, como In My Life, Good Night, Girl, Norwegian Wood, são de John
Entra Norewgian Wood
e sem esquecer de Because, uma linda harmonia tripla, obra-prima, de John Lennon
Entra Because
e alguns dos rocks mais dançantes, como I’m Down, Birthday, Can’t Buy Me Love, Back In The USSR, Helter Skelter (este, pra lá de pesado!), são de Paul;
Entra Helter Skelter
Interessante que eu falo do estilo de um e mostro o exemplo do que é mais o estilo do outro... esssa é a riqueza de Lennon / McCartney
3.
· Se o estilo musical não foi suficiente pra definir, em canções românticas, vá pela letra: Paul é mais up beat, otimista, como em Another Girl, All Together Now, Getting Better, Hello Good Bye, Penny Lane, Good Day Sunshine;
Entra Good Day Sunshine
John é mais down, pessimista, como em Run For Your Life, I Don’t Want to Spoil the Party, No Reply, I’m So Tired e ainda passando por crises existenciais como em I’m a Loser, ou Help, e até Nowhere Man, e Yer Blues ;
Entra Yer Blues
4.
· Se a canção não é romântica, aqui vai uma dica: Paul adora contar histórias, repare em Obladi Oblada, Rocky Raccoon (com aquele inesquecível honky tonky piano), Maxwell’s Silver Hammer, Paperback Writer, She’s Leaving Home, (esta, uma verdadeira obra-prima!); e jamais se esquecer de Eleanor Rigby, uma obra-prima de Paul McCartney
Entra Eleanor Rigby
John tinha algumas mensagens a dar, como em All You Need is Love e The Word , Revolution
Entra Revolution
e ainda viajava junto com as drogas em canções como em Lucy In The Sky Wiith The Diamonds, I Am The Walrus, Rain e Tomorrow Never Knows.
Entra Tomorrow Never Knows
Além disso, adorava se inspirar em posters de propaganda como em For The Benefit Of Mr. Kite ou em notícias ou anúncios de jornal como em A Day In The Life (cuja idéia central era dele, com participação de Paul, ao final - Woke up, got out the bed ...) e Happiness Is A Warm Gun;
Entra Happiness Is A Warm Gun
5.
· Se nada disso funcionou, vá ao detalhe da poesia:
John adorava os jogos de palavras como em ….
“It won’t be long, till I belong to you”,
de It Won´t Be Long misturando a expressão "Be Long" que quer dizer "Não se demore" com o verbo "belong" que é pertencer ou seja Não se demore até eu pertencer a você,
E também em Please Please Me
“Please, please me oooh yeah like I please you”,
de Please Please Me
Entra Please Please Me
... misturando dois verbos com a mesma escrita e significados diferentes: o 1º Please ... Por favor... o 2º é ... Me agrade, com muita conotação sexual
E tem It´s Only Love... olhe só a quantidade de rimas em "Ai"
“I get high when I see you go by, my oh my
When you sigh, my, my inside just dies, butterflies
Why am I so shy when I’m beside you”, de It´s Only Love
Entra It's Only Love
Nas próximas edições, mais sobre a Parceria Lennon/McCartney
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